Páginas

sábado, 18 de dezembro de 2010

Auschwitz - Polônia

Quando visitamos o Leste Europeu (Varsóvia, Cracóvia, Praga e Budapeste, em novembro de 2005, fomos aconselhados conhecer Auschwutz, que fica aproximadamente 60 km a oeste da cidade polonesa de Cracóvia, na Alta Silésia.

Auschwitz foi o maior campo de concentração, na verdade era um complexo formado por três campos (I, II e III), onde os prisioneiros eram distribuídos para fazer trabalhos forçados e, um deles funcionava como campo de extermínio, do regime nazista.

O campo de Auschwitz era subordinado ao Quartel General das SS, tendo como finalidade “1) prender os inimigos reais e imaginários do regime nazista, e das autoridades de ocupação alemãs na Polônia, por um período indeterminado; 2) ter à disposição uma grande oferta de trabalhadores forçados para alocar aos empreendimentos das SS e relacionados à construção; e 3) servir como local para a exterminação de grupos pequenos, determinadas populações, conforme determinado pelas SS e autoridades policiais para manter a segurança da Alemanha nazista”. (Enciclopédia do Holocausto).

Visitar o campo de concentração é realmente deprimente, mas, necessário para conhecer um fato real da história da humanidade. Câmaras de gás, crematório, laboratórios para experiências “médicas”, as selas, a parede negra, onde os guardas executavam milhares de prisioneiros, a linha férrea, etc. O campo de Auschwitz foi desativado no final de janeiro de 1945, em pleno inverno, pelas forças soviéticas.


Um comentário:

  1. Nossa deve ser uma sensação realmente arrepiante, poder ver ao vivo um fato que marcou completamente a história do mundo.

    ResponderExcluir