Páginas

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Varsóvia - Polônia

A cidade de Varsóvia, capital da Polônia, está localizada junto às margens do rio Vístula. Enquanto Cracóvia brilha como um exemplo mundial de conservação, Varsóvia deve ser admirada como uma aula de perseverança: deixada em escombros depois de um histórico levante contra os nazistas em 1944, a cidade, antes uma das mais lindas da Europa Central, teve de ter 75% do território reconstruído no pós-guerra.

O filme O Pianista, de Roman Polanski, que se passa nas ruas do gueto judaico de Varsóvia, dá uma idéia da destruição. Mas quem for para a cidade esperando encontrar apenas edifícios cinzentos e gente triste terá uma agradável surpresa. Tijolo por tijolo, as casas coloridas da Cidade Velha foram reconstruídas exatamente como eram no século 17 e hoje abrigam cafés com mesas na calçada e lindas vitrines. Os parques, palácios e museus são lindos.

As principais atrações turísticas são: The Old Town Square; The Palace of Culture; The University of Warsaw; The Nacional Museum e The buildings on the North side of Theatre Square.

Quem visita a cidade há de concordar com seus moradores:”Varsóvia só tem do que se orgulhar”.











Nenhum comentário:

Postar um comentário