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quinta-feira, 30 de junho de 2011

Você conhece alguém que teve…

Francisco Madia

Muitas e muitas vezes no passado pessoas saíam pela vida na tentativa de, mediante troca de experiência, atenuar seus males, sofrimentos, doenças. E quase nunca encontravam com quem compartilhar. Essa possibilidade tornou-se possível e viável desde o advento da internet, e mais real e prática, ainda, de 2002, 2003 para cá, com o prevalecimento e crescimento das redes sociais.
Até aquele momento, e com o auxílio do Dr. GOOGLE, pessoas encontravam depoimentos e manifestações pontuais. De lá para cá encontram wikiportais especializados em determinados tipos de doenças, se cadastram, levam e compartilham sua experiência com milhares, dezenas de milhares de outras pessoas que também aportam suas experiências. E assim, e gradativamente, está nascendo a NOVA MEDICINA. Onde o paciente deixa de ser paciente – o que suportava aturava, padecia – e passa a dividir e até mesmo comandar o processo de busca de sua cura.
A primeira consequência desse NOVO PACIENTE da NOVA MEDICINA é a necessidade de uma NOVA ATITUDE e POSTURA por parte dos médicos. Caso contrário, seus consultórios, rapidamente se esvaziarão. Os NOVOS PACIENTES querem falar, perguntar, ser orientados, aconselhados, mas de forma objetiva e consistente, sem enrolação, e posturas arrogantes e impositivas. Querem, no mínimo, dividir o diagnóstico. Em outras palavras, querem atenuar e diminuir, compartilhando, a responsabilidade de seres humanos e mortais passíveis de erros, os médicos.
Numa espécie de “pacientes unidos têm maiores possibilidades de não serem vencidos” – pelas doenças, 27 mil membros compartilham suas experiências sobre 589 enfermidades, e a partir de 20,3 milhões de relatos no portal CURETOGETHER – www.curetogether.com -, reconhecido e premiado pela WIRED, NEW YORK TIMES, CLINICA MAYO, e muitas outras instituições. Em paralelo, cresce e prospera o movimento SAÚDE 2.0, assim explicado por Dave de Bronkart, líder da SPM – Sociedade de Medicina Participativa – “Acreditamos que o paciente deve deixar de ser mero passageiro e se tornar condutor responsável por sua saúde… não substituindo o médico, mas tornando-se seu parceiro”. Muitos poderão pensar que os médicos repudiam o movimento SAÚDE 2.0. E se surpreendem ao constatar que o movimento nasceu por uma iniciativa dos próprios médicos que decidiram se somar com pacientes – 50% a 50%.
Já o PATIENTS LIKE ME – www.patientslikeme.com proporciona que pessoas se encontrem com outras pessoas que não conhecem, mas que tem problemas de saúde comuns. São 104.679 pacientes do mundo inteiro, totalizando mais de 500 tipos diferentes de doenças, compartilhando em tempo real seus tratamentos, experiências, sucessos, fracassos, e muito mais.
Assim, e naturalmente, pelo sagrado movimento das pessoas em busca de uma solução para seus problemas de saúde, nasce a NOVA MEDICINA. Que também tem médicos, mas, com um outro tipo de atitude e comportamento; e que também tem pacientes, mais que convencidos que chegou a hora de dividir a responsabilidade pelas suas vidas com os médicos, e não mais esperar que os médicos sozinhos se responsabilizem pela cura, pela solução, pelo milagre.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Classe C é a que mais se exercita em academias

Os brasileiros da Classe C são os que mais frequentam academias. Segundo um estudo realizado pelo Data Popular, mais das metade (52%) dos alunos dos estabelecimentos pertence à chamada nova classe média. A pesquisa mostra ainda que o país é o segundo maior mercado no mundo deste tipo negócio e o primeiro na América Latina.
Entre os anos de 2001 e 2010, o total de academias cresceu 21 vezes, passando de 797 para 16.952. O estado de São Paulo é o que conta com o maior número de academias, com 6.447, seguido por Santa Catarina (1.788), e pelo Rio Grande do Sul (1.348).
Os consumidores emergentes também representam mais da metade dos brasileiros que praticam uma atividade física pelo menos uma vez por semana (82%), somando 7,7 milhões de pessoas. A classe D e E vem em seguida, com 3 milhões (34%), enquanto o topo da pirâmide conta com 4,6 milhões (18%). O mercado esportivo estima que 79 milhões de brasileiros tenham interesse por atividades neste segmento e que mais da metade deste total pertença à classe C (54,2%).
Entre 2010 e maio de 2011, a classe média é a única do estrato social brasileiro que continuou em expansão, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). No período, 3,6 milhões de pessoas migraram para a chamada classe C, apontou a entidade, que usou como base os dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostras a Domicílio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

domingo, 26 de junho de 2011

Praça “Carlos Trigueiro”

O meu irmão Alberto Trigueiro (Socorro) possui uma fazenda intitulada Capuxu, localizada no município de Bezerros “Serra de Ares” – altitude de 670 m, mais alto do que Gravatá, na BR 232 entrada para o distrito de Sapucarana, no sentido Recife/Caruaru. A área da fazenda é de 430 hectares.

Ele homenageou nosso pai “Carlos Trigueiro” fazendo uma praça na frente da casa grande. Papai foi casado duas vezes: a primeira com Maria Luiza faleceu em decorrência de um parto, teve os seguintes filhos: Neide, Mário (falecido), Ilka, Alberto, Selma, Norma e Sônia. No segundo casamento com a minha mãe (Leonor), também já falecida, teve cinco filhos: Carlos, Fernando, Osvaldo, George e Humberto. Todos nós somos unidos e convivemos familiarmente.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Avon, Bauducco e Yoki investem em festas juninas para aumentar as vendas

Após o Carnaval, a festa de São João é a segunda maior comemoração do calendário cultural brasileiro. No período, as cidades de Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, recebem um grande número de visitantes. Enxergando uma oportunidade para estreitar o relacionamento com os consumidores, Avon, Bauducco e Yoki são algumas das marcas que investem nas comemorações.
As festas juninas fazem crescer a importância do Nordeste nesta época do ano. O mercado, que sempre foi significativo para as empresas durante as festividades, vem ganhando mais destaque nos últimos anos, com o aumento da renda e o crescimento do consumo na região. Buscando fortalecer sua presença entre o público nordestino, a Avon montou seis espaços na festa de Campina Grande

Nos lounges, os consumidores podem conhecer os lançamentos da empresa, que em 2011 também participa do São João de Caruaru pelo terceiro ano consecutivo. Para tornar a interação mais natural e se adequar ao tema, a Avon desenvolveu atividades específicas para cada local. Um deles é o stand Formosura da Pescaria, que divulga a nova linha de fragrâncias “Água de Brisa”.

domingo, 19 de junho de 2011

Cordel Encantado: uma ficção seriada folkcomunicacional


Osvaldo Meira Trigueiro

Professor/pesquisador do PPGC/UFPB.
Rede Folkcom.
Comissão Paraibana de Folclore


Era uma vez, é sempre assim que se inicia uma história contada pelo povo, é sempre assim que começa um conto popular, é sempre assim que são contadas as narrativas maravilhosas do mundo fantástico dos reis, rainhas, príncipes, princesas e heróis do povo, passadas de geração em geração pela tradição oral há milhares de anos e agora, mais uma vez, chega à tela da Globo, pelas tramas criadas pelas novelistas Thelma Guedes e Duca Rachid. O mundo maravilhoso do reinado de Seráfia atravessa o mar e chega a Brogodó, uma cidadezinha imaginária do sertão nordestino localizada na beira do Cânion do Xingó do Rio São Francisco e assim a novela das seis vai encantando a audiência todas as noites com média de 28 a 30 pontos.  Significa dizer que cerca de 50 mil domicílios da área metropolitana da Grande São Paulo estão ligados na TV Globo assistindo a novela.  

Era uma vez, na narrativa oral folkcomunicacional significa um tempo e um espaço imaginários, que pode ser em qualquer lugar ou mesmo em lugares diferentes ao mesmo tempo e espaço, sempre ligado a um passado, pode ser até mesmo um lugar de são nunca, ou mesmo uma localidade hibrida do mundo real, do mundo ficcional e do mundo do lúdico.

 Não é por acaso que são cada vez mais frequentes as adaptações de temas da narrativa popular, principalmente o cordel e o conto popular, para a televisão, até por que ambos pertencem ao mundo do real, da ficção e do lúdico.  Portanto, o espetáculo popular com suas estratégias folkcomunicacionais é uma criação muito antes da invenção do espetáculo midiático, tem suas origens na commedia dell’arte, nas apresentações nas ruas, nas feiras e nas praças na Idade Média e que se consolida como espetáculo, já próximo ao que assistimos hoje. O sucesso da ficção seriada televisiva, sem dúvida, está na origem das narrativas populares e essas hibridizações entre narrativas populares tradicionais e as narrativas midiáticas são quase sempre sucesso de audiência por que ambas são fascinantes, estão impregnadas no imaginário do povo brasileiro, uma através da tradição oral e a outra pelas novas tecnologias da comunicação.       

Os espetáculos fazem parte das diferenças culturais e através dos acontecimentos ganham visibilidades em proporções maiores na sociedade midiatizada. Na sociedade globalizada os espetáculos estão infiltrados, são partes integrantes não só da ficção, mas também da nossa vida cotidiana do mundo concreto e do mundo abstrato. A novela Cordel em Encantado é uma mistura da luxúria da corte do Rei Augusto no palácio Real de Brogodó, com Cesária – a Gata Borralheira da cozinha do palácio –, com a vida sofrida dos pobres e injustiçados que moram nos casebres da Vila da Cruz. E para instigar a trama ainda mais, a analogia do bando de Herculano do mundo da ficção, com o bando de Lampião o Rei do Cangaço do mundo do real, com as peripécias do prefeito de Brogodó, com a covardia e o medo que o delegado Batoré tem dos cangaceiros e com a subserviência da elite local ao arbitrário “coronel” Timóteo que desperta na audiência desejos de justiça. Tudo isso misturado é um prato cheio para conquistar, cada vez mais no desenrolar da novela a audiência dessa ficção seriada.

Portanto, esse jogo de interesses, o jeitinho brasileiro, a malandragem, a mentira, as astúcias, os crimes sensacionalistas, as aventuras dos bandoleiros, os milagres dos santos e as aparições do diabo em figura de gente são significações de valores aceitos nos contextos dos espetáculos populares e dos espetáculos midiáticos. Ou seja, Cordel Encanto é uma narrativa folkcomunicacional ao mesmo tempo do mundo da ficção, do mundo do lúdico e do mundo do real, contada por Thelma Guedes e Duca Rachid, do jeito que o povo brasileiro gosta.  

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Safári: África do Sul

Quem vai à África do Sul não pode deixar de fazer um Safári. É evidente que o Safári não é para matar bichos e, sim, observá-los em seu habitat. Visitantes um parque que abriga uma notável variedade de fauna e flora, como também animais, destacando os “Cinco Grandes”: os leões, o rinoceronte-preto, o búfalo, os leopardos e os elefantes.

O parque garante aos animais a vida em seu habitat natural, embora uma cerca que acompanha a maior parte dos limites impede a liberdade total de movimentos dos mesmos.








quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vinhedos: Stellenbosch

Depois da Table Moutain, do Victoria & Alfred Waterfront e de Cape Point, os vinhetos constituem a atração mais popular de Cape Town. Tivemos a oportunidade de conhecer a cidade de Stellenbosch. Passamos um dia visitando alguns vinhedos.

A histórica cidade universitária de Stellenbosch possui avenidas sombreadas por carvalhos plantados em 1685. É o centro de vinicultura e constitui o coração dos vinhedos da África do Sul.

A rota do vinho de Stellenbosch foi criada, em 1971, por vinhateiros de três propriedades importantes: Spier, Simonsig e Delheim.







Próxima postagem: Sáfari na África do Sul.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cabo da Boa Esperança

Denominada cabo das Tormentas por Bartolomeu Dias, em 1488, a península foi rebatizada depois como cabo da Boa Esperança (Cape of Good Hope) por dom João, rei de Portugal, que nisso via um presságio positivo para a nova rota para as Índias.

Pequenos antílopes, como elande, bontebok e grysbok, e a zebra-da-montanha vivem lá.

Para ver o ponto de cima, o visitante pode subir pelo funicular ou pela trilha pavimentada que leva ao topo. Foi a nossa opção para conhecer o pico. De lá, as vistas são belíssimas e o mar se choca contra os rochedos, a cerca de 300m abaixo.



sábado, 11 de junho de 2011

Cape Town e Arredores

Fomos aconselhados conhecer os arredores de Cape Town. Então, alugamos uma van com um guia/motorista e passamos dois dias visitando as seguintes localidades: Green Point; Sea Point; Camps Bay; Hout Bay; Noodhoek; Scarborough; Cabo da Boa Esperança; Simon´s Town e Fish Hoek.

Green Point e Sea Point

É uma área onde estão localizados edifícios residenciais de luxo; restaurantes e bares finos; escritórios modernos e de luxo; um complexo esportivo (campos de hóquei, futebol, rúgbi e críquete; pistas de boliche e quadras de tênis e squash; um estádio e campo de golfe de 18 buracos). Há também um calçadão de 3 km onde as pessoas fazem caminhadas. O calçadão termina com um pavilhão ao lado de um grande estacionamento Sea Point Swimming Pool, piscina de ar livre de água do mar.

Hout Bay

É um importante centro de pesca e uma área residencial bastante valorizada e muito freqüentada nos fins-de-semana.
A atividade pesqueira se concentra na lagosta e inclui fábricas de peixe enlatados e um mercado de peixes frescos.

Em Hout Bay existem muitas haras e estábulos e diversos centros de hipismo. Uma atração importante é Hout Bay Museum que oferece mostras interessantes sobre a história do povo local, desde da época da mineração e da indústria da pesca até os dias modernos atuais.

Noorhoek

A principal atração deste pequeno local litorâneo é sua praia de 6 km de areias brancas. No seu entorno esta o vilarejo, Kommetjie, onde tem uma lagoa que enche com a maré (contrário de Areia Vermalha), na parte interior de Noorhoek Beach.  É uma praia bastante freqüentada por nativos e visitantes.

Scarborough

É uma praia de veraneio que fica na foz do rio Schuster. Tem uma vista muito linda e as casas são projetadas com arquiteturas modernas. Existem muitos restaurantes e bares de boa qualidade.


Camps Bay

É uma excelente praia com uma vista maravilhosa. Pode ser comparada com a nossa Copacabana (RJ). É o lugar preferido pelas pessoas da classe “A”. Na larga curava da praia cheia de coqueiros altos, tendo ao fundo a Lion´s Head e os Twelve Apostles (grande atração do local). Pernoitamos lá hospedados no The Bay (www.thebay.com).Fomos aconselhados conhecer os arredores de Cape Town. Então, alugamos uma van com um guia/motorista e passamos dois dias visitando as seguintes localidades: Green Point; Sea Point; Camps Bay; Hout Bay; Noodhoek; Scarborough; Cabo da Boa Esperança; Simon´s Town e Fish Hoek.

Green Point e Sea Point

É uma área onde estão localizados edifícios residenciais de luxo; restaurantes e bares finos; escritórios modernos e de luxo; um complexo esportivo (campos de hóquei, futebol, rúgbi e críquete; pistas de boliche e quadras de tênis e squash; um estádio e campo de golfe de 18 buracos). Há também um calçadão de 3 km onde as pessoas fazem caminhadas. O calçadão termina com um pavilhão ao lado de um grande estacionamento Sea Point Swimming Pool, piscina de ar livre de água do mar.

Camps Bay

É uma excelente praia com uma vista maravilhosa. Pode ser comparada com a nossa Copacabana (RJ). É o lugar preferido pelas pessoas da classe “A”. Na larga curava da praia cheia de coqueiros altos, tendo ao fundo a Lion´s Head e os Twelve Apostles (grande atração do local). Pernoitamos lá hospedados no The Bay (www.thebay.com).



Simon´s Town

A pitoresca Simon´s Town, em False Bay, abriga a base da marinha sul-africana desde 1957. Uma das atrações da cidade é a sua rua principal formada por lindas casas de arquitetura clássica.

Uma caminhada pela praia entre Boulders e Seaforth leva a pequenas angras escondidas. Uma atração importante é a colônia protegida de mais 2.300 pinguins.

Almoçamos no famoso restaurante Black Marlin especializado em frutos-do-mar. Tem uma linda vista.

Fish Hoek

A praia de Fish Hoek é também muito bonita. Vale ressaltar que mesmo tendo nascido no interior (Patos – PB) somos fascinados por praias. A larga faixa da praia tem uma fila de cabines para trocar de roupa; cafés e restaurantes; e um Iate Clube. O local é bastante procurado por famílias e velejadores. As regatas de catamarãs e hobie cats são realizadas nesta praia.

Um agradável calçadão, com o piso muito bem conservado, percorre toda a extremidade da baia.

Jantamos no restaurante Bass Bell, espremido entre a estação ferroviária (outra atração turística) e a praia rochosa. Boa comida e uma vista linda.



Próxima postagem será sobre o Cabo da Boa Esperança.




quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cape Town: Kirstenbosch National Botanical Garden

Jardim Botânico com uma área de 5,3 km² destinado a preservar e propagar espécies de plantas nativas e raras. È renomado em todo o mundo.

Os pontos altos do Garden são: Conservaty (É uma grande estufa que mostra toda a flora do país, desde a luxuriante floresta litorânea até espécies de áreas alpinas e áridas); Colonel Bird´s Bath (samambaias arbóreas e azevinhos cercam uma piscina cujo nome homenageia o coronel Bird, vice-secretário colonial no início de 1800); Camphor Avenue (uma grande avenida com canforeiras); Trilha de Braille (uma corda guia visitantes com deficiência visual ao longo da interessante caminhada de 470 m pela área arborizada. Tabuletas com letras garrafais e em Braille descrevem as espécies de plantas). Fantástico! 





terça-feira, 7 de junho de 2011

Cape Town: Victoria & Alfred Watterfront

Fica no cais de Cape Town. É um local excelente para passear. Tem um grande shopping, com butiques de grife e outros ponto-de-venda, que oferece roupas pintadas à mão, salões de beleza, lojas de utilidades domésticas, presente, jóias e de souvenir. Também estão instalados lá bares, restaurantes de diversas especialidades gastronômicas, hotéis de luxo e teatros ao ar livre. Assistir o pôr-do-sol do calçadão do Watterfront é divino!

As principais atrações turísticas do local são: Pavilhão BMW (showroom com os últimos modelos da empresa); Two Oceans Aquarium (tanques de vidro que não estilhaça e túneis estão cheios de peixes de águas rasas, tartarugas e raias de cauda curta com ferrão); Table Bay Hotel e The Cape Grace Hotel (hotéis de luxo com os apartamentos com vista para a Table Mountain).

Do Watterfront parte excursões de todo tipo de passeios de barco pelo porto e pela ilha de Robben (ilha da Foca). Esta ilha testemunhou muito sofrimento humano. Foi ativada até 1991 quando os últimos prisioneiros políticos, inclusive Nelson Mandela, deixaram a prisão. Hoje é um importante patrimônio histórico e ecológico. Fizemos um passeio até a ilha e depois fomos ver o pôr-do-sol em alto mar.








Próxima postagem: Kirstembosch National Botanic Garden (Cidade do Cabo).

domingo, 5 de junho de 2011

Cape Town (Cidade do Cabo)

Cape Town está localizada no extremo sul da África. É a atração turística mais importante e o quarto maior centro urbano da África do Sul. É uma cidade linda!

Visitar a África Sul é obrigatório conhecer a Cidade do Cabo e os seus arredores. A influência holandesa, britânica e nativa lhe garante um ar cosmopolita único.  A principal atração turística da cidade é a Table Moutain (Montanha da Mesa).

Table Mountain

Cadeia de montanhas da península do Cabo é um maciço sedimentar do arenito assentado por cima de xisto antigo, depositado cerca de 700 milhões de anos atrás. Os pontos altos da Montanha da Mesa são: King´s Blockhouse; Kramat; O Platô; Tafelber Road e Platteklip Gorge.





A próxima postagem será "Victoria & Alfred Watterfront. Aguardem!