Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

As estradas na Índia

Na nossa viagem à Índia para conhecer as cidades de Delhi, Jaipur e Agra, alugamos um carro com motorista local que falava muito bem o inglês. O motivo de alugarmos o carro foi devido o trânsito, em especial nas cidades, é caótico, na verdade, é uma loucura.

A Índia tem uma ampla rede de estradas principais e secundárias, alem de muitas rodovias nacionais bem conservadas ligando as principais cidades. Guia-se pela pista da esquerda e os carros têm a direção ao lado direito.

Apesar dos carros andarem no lado esquerdo das ruas, é comum encontrar carroças, elefantes, camelos ou vacas vindos na contramão. Nas rodovias, cuidado com os caminhões, que muitas vezes empurramos outros para fora da pista nas ultrapassagens. Como regra, é recomendável ficar longe de ônibus e caminhões.











sexta-feira, 29 de julho de 2011

Agra – Índia


Agra foi a sede do império mogul nos séculos 16 e 17, antes que a capital se transferisse para Délhi. Estrategicamente localizada à beira do rio Yamuna e ao longo da Grand Trunk Road, a cidade floresceu sob a proteção de vários imperadores. Existem na cidade vários prédios que foram declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, entre eles, destacam-se: o Taj Mahal, o Agra Fort e Fatehpur Sikri.

Taj Mahal: Um dos monumentos mais famosos do mundo. Taj Mahal foi construído pelo imperador mogul Shah Jahan, em memória da esposa favorita Mumtaz Mahal, que morreu em 1631. As proporções perfeitas e a fantástica perícia artesanal têm sido descritas como visão, sonho, poema, maravilha”. Este túmulo-jardim custou quase 41 milhões de rupias e 500 kg de ouro. Cerca de 20 mil operários trabalharam 12 anos para terminá-lo em 1643.


Os pontos altos do Taj Mahal são: Tela de Mármore (a tela filigranada, delicadamente entalhada em um só bloco de mármore, destinava-se a velar a área em volta dos túmulos reais); Câmara Mortuária (o cenotáfio de Mumtaz Mahal, em uma plataforma, fica ao lado do de Shah Jaban. Os túmulos verdadeiros, em uma cripta escura abaixo, não estão abertos a visitação) e Petre Dure (inspirados nos jardins do paraíso, desenhos florais delicadamente marchetados com pedras preciosas embelezam a fria superfície do mármore branco, dando-lhe um aspecto de porta-jóias













quarta-feira, 27 de julho de 2011

35 Anos

Hoje, Kakito, nosso querido filho completaria 35 anos se não tivesse falecido. Faz 15 anos da morte dele. Em geral, os filhos é quem enterram os pais. Conosco foi o contrário. Que pena! Muitas saudades... Que Deus o tenha em paz.

É também hoje, o aniversário de Osvaldinho. Nosso sobrinho e afilhado. Filho do meu irmão Osvaldo e Rosinha. Parabéns! Muitas felicidades, saúde, paz e sucesso profissional.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Jaipur – Índia

Chamada também de “Cidade Rosada” em razão da pintura de seus prédios importantes, Jaipur é um labirinto de bazares, palácios suntuosos e locais históricos.

Construída no século 18 pelo marajá Jai Sing II, suas principais atrações são: Chaugan Stadium, City Palace Museum, Government Central Museum, Hama Maham, Jantar Mantar e Templo Govinda Dev.

City Palace Museum: Localizado no coração da cidade. O complexo amplo e uma sofisticada mistura das arquiteturas raiput e mogul. O acervo inclui pinturas em miniatura, manuscritos, tapetes moguis, instrumentos musicais, trajes reais e armamentos.

Jantar Mantar: Construído entre 1728 e 1734, o observatório foi descrito como a “paisagem de pedra mais realista e lógica”, e seus 16 instrumentos lembram um grupo de esculturas gigantescas. O local está bem conservado e ainda hoje alguns instrumentos são usados para prever o nível de calor dos meses de verão, a data possível da chegada, a duração e a intensidade das monções, e a possibilidade de inundações e a escassez de comida.

Hama Mahal (Palácio de Verão): Erguida em 1799. A fachada rosada e ornamentada se tornou o ícone da cidade. Construída de calcário e argamassa, a estrutura foi projetada para permitir que as senhoras do harém – com véu e sem ser notadas, observassem as cenas da rua abaixo.

Chaugan Stadium: Este local era usado para as procissões de festivais e partidas de luta livre, como também para lutas de leões e elefantes. Atualmente é utilizado para realização de grandes festivais.

Government Central Museum: Também conhecido como Albert Hall é um museu grandioso contem peças raras como um dos maiores tapetes persas do mundo (de 1632), pode ser visto.

Templo Govinda Dev: A divindade que orienta este templo incomum é o Krishna flautista (também chamado Dev). Tem várias lendas sobre o local.





















Próxima postagem: Agra (Índia) - Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Delhi – Índia


Índia Gate e elegante dossel

Terceira maior cidade do país, com mais de 20 milhões de habitantes, a capital da Índia – Delhi é uma cidade diferenciada. Combina o antigo com o moderno, através da Velha Delhi, com monumentos históricos e um trânsito congestionado, mercados e bazares construídos nos séculos 16 e 17, erguidos durante o império mogul. Por outro lado, a Nova Delhi, com avenidas largas, lindas vistas panorâmicas e mansões coloniais, construídas pelos britânicos na década de 1930. Encontramos também muitas favelas e casebres por toda a periferia da cidade.

Todos os contrastes e contradições da Índia estão visíveis na capital. A essa diversidade de Delhi confere a ela uma cidade de migrantes. Praticamente, todos os dias chegam pessoas de todo o país, como também refugiados do Paquistão.

As principais atrações turísticas são:

Jami Masjid
Vijay Chowk (Praça da Vitória – amplo espaço na base de Raisina Hill, foi planejado para o acesso imponente à casa do vice-rei, hoje é a residência do presidente).

 Túmulo de Humayun (construído em 1565 onde está enterrado o segundo imperador mogul – Humayun, é uma obra arquitetônica).

 Jami Masjid (maior mesquita da Índia possui minaretes altos e grandes cúpulas de mármore. Um magnífico lance de degraus de arenito conduz às entradas em arco).

 Red Fort (é o símbolo poderoso da nacionalidade indiana. A bandeira nacional foi hasteada pela primeira vez neste local quando a Índia se tornou independente em 15 de agosto de 1947).

A maior mesquita da Índia
Kinare Bazaar (bazares lendários. Lado a lado, as bancas vendem todos os tipos de enfeites dourados e prateados, além de grinaldas reluzentes e turbantes para casamentos e festividades).

Qutb Minar (Torre isolada mais alta da Índia, Qutb Minar – termo árabe para poste ou eixo, marca o local do primeiro reino muçulmano no Norte da Índia, fundado em 1193).


Túmulo de Gandhi

Passeio de bicicleta


Pátio da Mesquita

Mesquita 

Palácio

O Qutb Minar

Auto-riquixá

A cozinha da Índia mistura diversas tradições e técnicas. Entre as influências principais estão a clássica cozinha mogul, nascida nas cortes do império, e a comida vegetariana da comunidade ortodoxa bania (comerciantes) de Delhi. Toda a culinária é temperada com muita pimentas e raízes perfumadas.

A próxima postagem será Jaipur.