Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Florença (Firenze) - 2011

Capital da região de Toscana, Florença, está localizada em um vale, em ambos os lados do Rio Arno. Atraída pela sua notável herança histórica e patrimônio artístico e cultura, Florença é visitada anualmente por milhões de turistas de todas as partes do mundo.

Entre as cidades mais prósperas da Itália, Florença tem um dos “centros storico”  (centro histórico) mais bonitos do país. A espetacular arquitetura das suas edificações, com fachadas sóbrias e retilíneas, as ruas são estreitas e abarrotadas de gente, tráfico de carro é intenso e barulhento, mas tudo se torna bonito.

O coração da cidade velha está assentado na margem norte do Rio Arno, dominado pela Basílica di Santa Maria del Fiore (Basílica de Santa Maria da Flor), conhecida como Catedral ou Basílica (Duomo) de Florença, célebre por sua monumental cúpula do arquiteto renascentista Brunelleschi. Na parte sul, fica a Piazza della Signoria (Praça da Senhora), cuja construção principal é o Palazzo Vecchio (Palácio Velho), antiga sede do governo de Florença e que ainda hoje é utilizado pelo município florentino.

Saindo um pouco da praça, situa-se o Palácio Gli Uffizi, obra renascentista e sede do museu Galleria degli Uffizi, que abriga a mais importante coleção renascentista do mundo e considerada por muitos como a mais famosa galeria de arte. Na parte sul do rio, situa-se o robusto Palazzo Pitti, encomendado por Cosme Médici. O complexo abriga cinco museus, os quais têm como fundo os Jardins di Boboli, repletos de maravilhosas passagens entre árvores e arbustos – a topiaria – e de fontes.

Uma das principais atrações turísticas da cidade é a estátua de David, esculpida por Michelangelo, na Galleria dell’Academia. A UNESCO calcula que 30% das obras de arte mais importante domundo estejam em Florença.

Os restaurantes, bares e cafés estão sempre lotados, sem falar nas compras – um dos melhores eventos da Itália. Almoçamos e jantamos em dois restaurantes excelentes: La Campane na Via Pietra Piana e Boca Polde, próximo a estátua de David.































Ficamos hospedados no hotel Brunelleschi, Piazza S Elisabetta 3. Recomendamos o estabelecimento. Fica perto do Centro Histórico e é aconchegante! http://www.florenceby.com/brunelleschi/ 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Veneza - 2011

Os visitantes há séculos são seduzidos por Veneza, graças as suas belezas incomuns. Cercada por um incrível cenário de água e recortada por canais, Veneza encanta o mundo moderno.
Os principais pontos de referência de Veneza, com poucas ruas principais, cortam o labirinto, e o Rialto – coração do antigo centro comercial da cidade, junto com a Piazza San Marco – a praça mais famosa de Veneza, são as principais atrações turísticas. A cidade tem também uma infinidade de igrejas, palácios e museus maravilhosos que encantam os olhos dos visitantes.
Estima-se que existam três mil vielas em Veneza. Ao todo, elas se estendem por 192 km. Veneza tem cerca de 400 pontes e estão instaladas mais de 450 lojas de suvenires. Metade da mão-de-obra local está concentrada na atividade do turismo. 

Principais atrações de Veneza:
Distrito de San Marco: é o centro histórico e comercial de Veneza. Os principais pontos turísticos são: 1) Basílica di San Marco, fundada em 832 para guardar o corpo de São Marcos. A sua arquitetura é soberba e formidável. É um colírio para os olhos! Os destaques da Basílica são a Porta Central; os Mosaicos das Fachadas, o Cavalo de Bronze, a Cruz da Grade que serve a Nave do Altar; o Pavimento em Mosaico, o Pala d’Oro e os mosaicos Interiores. É linda! 


Museu Cívico Correr: é o mais sofisticado museu de Veneza e suas galerias abrigam coleções de obras-primas de pintura, espalhada por três pavimentos, dedicados, respectivamente, para mostras históricas. As salas principais mostram encantadores quadros e gravuras antigas da cidade. Em outras salas especiais estão expostos artigos sobre chapéus, estandartes, armaduras, globos, antigas armas e instrumentos de navegação fora de série. Muito bonito o museu.
Palazzo Ducale: é uma construção de beleza gótica fascinante. Foi a sede do doge. Lá funcionam diversas repartições governamentais de Veneza por quase um milênio. Os principais destaques são: a Ponte dei Sospiri, os Tetrarcas, a Porta della Carpa, a Scala dei Giganti, o Arco Foscari, a Sala dell’Anticollegio, a Sala Del Collegio, a Sala del Maggior Consiglo e o Depósito de Armas e Prisões.
Piazza San Marco e Campanile: são as principais atrações turísticas de Veneza, como disse Napoleão é a “Sala de Visita” da Europa. Lá se encontra vários cafés, a Casa da Moeda, o Procuratie e a Torre Dell’Orologio. O Campanile é um pequeno elevador que leva os visitantes até o alto do Campanário, onde se tem uma das mais belas vistas da cidade.

Santa Maria Formosa: é um local atraente para passeios agradáveis, repleto de energia local, ao lado de cafés e palácios exuberantes. Os destaques são as fachadas dos palácios, a placa que registra as bombas incendiárias de 1916, a Madona de Misericórdia e a Santa Barbara, Palma Il Vecchio.



Santo Stevan: é uma das igrejas venezianas mais famosas pelo seu estilo gótico. Os principais destaques são: estátuas da entrada, Bartolomeo Bom, o teto, o Túmulo de Doge Morosini, a Madona e a Criança com os Santos,Bonifaccio e o Monumento para Giovanni Faliler e Antonio Canona.
Ca’ d’Oro: Palácio A Ca’ d’Oro ou “Casa do Ouro tem este nome por causa da camada de ouro que revestia sua fachada, hoje coberta pelo verniz decorado descalçado pelo vento e pela chuva. A fachada continua sendo uma das obras mais perfeitas da arquitetura veneziano-bizantinos da cidade.
San Giovanni in Bragora: Foi a igreja batismal do compositor veneziano Antonio Vivaldi. Fundada no século VIII é uma das igrejas mais antigas de Veneza. Os destaques são: a Pia Batismal de Vivaldi, a Madona Bizantina, Ressurreição de Cristo, Alvise Vivarivi, a Cabeça do Salvador e a Madona com Menino.





Canal Grande: a mais bela “rua” do mundo oferece um cenário de como era a vida medieval veneziana, com uma vista espetacular dos mais belos palácios da cidade. O canal divide a cidade: três dos seis distritos da cidade, ou sestieri, ficam de um lado, e os outros três do lado do canal. Um passeio ao longo do canal é um prazer por si só. Fizemos este passeio. Foi muito bom!



Gôndolas: andar de gôndolas é encantador e romântico, porém caro, mas vale a pena! É um passeio que deixa muitas lembranças e saudades.
Bares e vinhos: os bares de vinhos em estilo antigo, ou bacari, são um modo da vida veneziana. Todas as tardes e ao anoitecer visitante e nativo freqüentam os inúmeros estabelecimentos para degustar petiscos a base de frutos do mar e cálices de vinhos de ótima qualidade.
Tratorias: Jantar numa das inúmeras tratorias localizadas em Veneza é uma atração a parte. Comidas de excelentes qualidades, principalmente a base de massas, vinhos de ótimas qualidades, garçons e garçonetes atenciosos e festivos tão um tom especial ao ambiente. Jantamos em duas tratorias: Paolin e o A Osteria Al Bacareto. Recomendamos! 
















Ficamos hospedados no Hotel Commercio e Pelegrino, localizado na Castelo, 4551/a a 100m da Praça San Marco.

P.S.: O blog hoje é em homenagem a George Trigueiro que faz aniversário hoje. Parabéns!