Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Morre no Recife diretor-presidente do Hospital Albert Sabin

Alberto Vilar Trigueiro (meu irmão) de 75 anos foi vítima de falência múltipla dos órgãos. Velório acontece na unidade de saúde das 8h às 12h e o enterro será às 17h.
Morreu na madrugada desta terça-feira (31) o médico Alberto Vilar Trigueiro, 75 anos, atual diretor-presidente do Hospital Albert Sabin, localizado no bairro da Ilha do Leite, área central do Recife. De acordo com informações do irmão do médico, George Trigueiro, ele foi vítima de falência múltipla dos órgãos, devido a uma infecção respiratória. Ele faleceu na própria unidade de saúde por volta das 2h.

 “O corpo vai ser velado no Albert Sabin das 8h às 12h. Depois, o velório será no Cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista, no Grande Recife. O enterro está marcado para acontecer às 17h”, afirmou George Trigueiro.

Alberto Vilar Trigueiro foi um dos pioneiros do Polo Médico do Recife, sendo um dos fundadores do Hospital Albert Sabin, que funciona há 37 anos. Trigueiro era diretor do Alberto Sabin há mais de dez anos. Ele também foi diretor do Hospital Professor Bandeira Filho, em Afogados, bairro da Zona Sul do Recife, além do Hospital Barão de Lucena, localizado no Cordeiro, na Zona Oeste da capital pernambucana.

Fonte: G1 de Pernambuco

Excesso de Comunicação

A explosão de novas formas de mídia, assim como o surgimento das redes sociais vêm afetando, substancialmente, a maneira como as pessoas recebem ou ignoram as informações no seu dia-a-dia, principalmente, nos campos político e dos negócios.

Vejamos algumas estatísticas sobre a dimensão do problema extraída do livro “Reposicionamento” dos autores Jack Trout e Steve Rivkin:

  • “Mais informações foram produzidas nos últimos trinta anos do que nos 5 mil anos anteriores.
  • O total de todo conhecimento impresso dobra a cada quatro ou cinco anos.
  • Uma vez por semana a edição do The New York Times contém mais informação que uma pessoa no século XVII, na Inglaterra, provavelmente veria em toda a sua vida.
  • Mais de 4 mil livros são publicados no mundo diariamente.
  • Em média, um funcionário de escritório usa setenta quilos de papel para impressão por ano – duas vezes a quantidade consumida dez anos atrás”.

Mais de 4 milhões pessoas tuitaram sobre o bordão “menos Luiza que se encontra no Canadá”.

A World Wide Web acrescenta um milhão de páginas eletrônicas, todos os dias, além das centenas de milhões de páginas que já estão on-line. Onze países na Europa transmitem mais de 6 milhões de comerciais de TV por ano. Portanto, é impressionante o volume de informações que as pessoas têm para posicionar ou reposicionar suas mentes.

Moral da história: A sua ideia de comunicar as pessoas deve ser a mais simples e visível possível e, fundamentalmente, repetida em toda a mídia.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Linduarte Noronha

Academia Paraibana de Cinema (APC) lamenta profundamente o falecimento do acadêmico LINDUARTE NORONHA, ocupante da Cadeira Nº 01, cujo patrono é Nicola Maria Parente, ocorrido hoje. O Velório está sendo realizado no Parque das Acácias e o seu sepultamente será às 17h00.

Linduarte Noronha tornou-se referência cinematográfica em 1960 com o sucesso de seu documentário “ARUANDA”. È considerado um dos mais destacados nomes do moderno cinema brasileiro.

Além de “Aruanda”, Linduarte Noronha realizou o documentário “Cajueiro Nordestino” e a ficção, longa-metragem, “O Salário da Morte”. Atualmente dedicava-se a escrever suas memórias.

Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais. Sua vida e obra têm sido objetos de estudos acadêmicos e edições de obras as mais diversas. O Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, já na sua 7ª edição, evento de cunho nacional e internacional, é uma homenagem a este grande intelectual e cineasta paraibano.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A “história” do caminhão

“Existe uma história a respeito de um caminhão enorme que ao tentar passar por um viaduto ficou entalado na entrada. Engenheiros e outros especialistas discutiram horas o melhor jeito de remover o caminhão sem causar maiores danos. Depois de observar a situação da janela de um carro próximo, uma garotinha disse então para um dos engenheiros: ´Ei, senhor, porque não esvazia os pneus´”.

Moral da história: a simplicidade é o máximo da sofisticação.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Indústria turística americana gera emprego para jovens brasileiros

A indústria turística americana está à procura de quem fale português, de olho nos turistas brasileiros cada vez mais numerosos e gastadores que chegam aos Estados Unidos.

A informação partiu da secretária-assistente para as Américas, Roberta Jacobson, durante encontro com Hillary Clinton com quarenta e cinco estudantes da rede pública brasileira no programa Jovens Embaixadores, que promove intercâmbio cultural.

"A indústria turística está desesperada por quem fala português. Estão buscando mais informações sobre o Brasil", afirmou ela aos adolescentes, que têm entre 15 e 18 anos, ao falar da importância do programa para estreitar laços e das portas abertas por ele.

Durante o encontro, a secretária de Estado, Hillary, cumprimentou os adolescentes e disse esperar deles sugestões para aperfeiçoar o intercâmbio entre os dois países.

"São tempos animadores para ser um jovem brasileiro. Quando penso nas mudanças ocorridas no tempo de vida de vocês, não há outro país onde mais coisas tenham acontecido no sentido de se criar oportunidades." Disse Hillary Clinton.

Os EUA vêm, nas últimas semanas, redobrando os acenos ao Brasil nas áreas de turismo e educação. Na semana passada, o presidente Barack Obama anunciou a simplificação do programa de vistos para brasileiros, a fim de aumentar o número de documentos emitidos.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Reposionamento de produtos

O mercado está repleto de esforços fracassados para mudar a mente das pessoas. As pessoas não mudam suas percepções e sim, reajustam suas percepções. Ou seja, não adianta mudar as atitudes, traços e decisões de compras dos consumidores.

Em marketing, sempre se acreditou que a propaganda de um novo produto deveria gerar mais interesse que aquela de marcas estabelecidas. O que ocorre na verdade, é que as pessoas ficam mais impressionadas com que já conhecem ou compram do que com o que é “novo”. Portanto, muito cuidado com o lançamento de novos produtos, principalmente, quando se usam personalidades que estão na “moda”. Exemplos no mercado são abundantes, é só pesquisar os “cases” de negócios.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Luíza e pai fecham novos contratos de marketing

A paraibana Luíza Rabello, que ficou famosa no Brasil inteiro depois que o comercial em que é citada pelo pai, o colunista social Gerardo Rabello, virou assunto nas mídias sociais, já estreou sua primeira campanha publicitária.

O filme promove o mesmo empreendimento da construtora Água Azul e foi gravado e editado às pressas, sendo veiculado regionalmente ontem.

Feito com um orçamento aproximado de R$ 15 mil - um valor baixíssimo, se comparado ao que se gasta em uma produção filmada em São Paulo -, o comercial que lançou o bordão "menos Luíza, que está no Canadá" já passa dos 4 milhões de acesso no YouTube.

Já o segundo filme, agora com Luíza no lugar do pai, foi filmada em São Paulo e não saiu tão barato, tanto pela mudança de cidade quanto pelo poder de marketing demonstrado pela garota. 

Até ontem, a febre "Luíza está no Canadá" já havia vendido 8 apartamentos, todos com valores acima de R$ 700 mil. Motivo pelo qual a agora celebridade recebeu entre R$ 20 e R$ 40 mil, aproximadamente o dobro do cachê pago ao pai.

Fonte: Exame.com

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Câncer de Mama no Alvo da Moda vira case de Marketing

Promover uma campanha beneficente que, além de ajudar a prevenção do câncer de mama, também virasse um objeto de desejo de moda. Foi esse o objetivo do estilista Ralph Lauren ao criar em 1994 – junto com outros colegas de profissão membros do Conselho dos Designers de Moda da América (CFDA) – o Fashion Targets Breast Cancer, nos Estados Unidos. No início de 1995, a ação foi trazida para o Brasil com o apoio do Instituto Brasileiro de Controle de Câncer (IBCC). O país foi o segundo do mundo a realizar o projeto que hoje é um case de sucesso de Marketing, mesmo sem contar com nenhuma verba destinada para isso.

Em 15 anos de existência no Brasil, a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda arrecadou cerca de R$ 57,5 milhões com a venda de mais de 15 milhões de produtos licenciados. Os valores recebidos resultaram no aumento na qualidade das instalações do IBCC e na quantidade de atendimentos, que hoje chegam a 1.500 por dia. Para conseguir esse resultado, o projeto conta com parcerias com mais de 100 empresas e a participação voluntária de cerca de 400 artistas.

A Hering é a principal parceira que ajuda na consolidação da campanha.  A marca de roupas foi a primeira a fazer parte da iniciativa com a produção e comercialização das camisas. Desde a primeira edição, foram vendidas mais de sete milhões de camisetas, que têm R$ 6,50 de seu valor revertido para o IBCC. Em 2010, a expectativa é que sejam comercializadas 50 mil unidades.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Naufrago do Costa Concordia

Já realizamos dois cruzeiros maravilhosos. Um nas Ilhas Gregas e o outro no Alaska. Foram viagens inesquecíveis que já tivemos a oportunidade de postar neste blog. Gostaríamos de fazer outros cruzeiros, mas com o acidente do navio Costa Concordia, ocorrido ultimamente acabamos, pelo menos, no momento adiar.

Como diz uma amigo meu: "Quando são as forças desenfreadas da Natureza conformamo-nos, mas quando se trata de imprevidência humana é muito difícil aceitar..." Principalmente, quando se trata do Comandante Francesco Schettino, irresponsável e incompetente como o do Costa Concordia. Foi um milagre que não morreu muito mais pessoas.

Aos que morreram que Deus os tenham em paz!

Abaixo fotos e vídeo do lamentável acidente.





terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Os Shinkansen – Trens-Bala

A rede ferroviária do Japão é a melhor do mundo em termos de segurança, eficiência e conforto. Os trens que ligam grandes cidades costumam ter anúncios em telas digitais tanto em japonês quanto em inglês. Nas áreas rurais, o nome das estações pode não ser traduzido, mas funcionários da linha e o público em geral tentam ajudar os estrangeiros.

Os shinkansen (trens-bala) é motivo de orgulho nacional. Foi inaugurado durante as Olimpíadas de Tokyo em 1964. É notória a eficiência cronometrada em minutos. Anúncios em inglês e indicações claras fazem dos shinkansen uma forma irristível de transporte para os visitantes. É recomendável reservar o assento, pois os vagões não reservados podem durante a semana ficar lotados.

 Após nosso passeio pelo Monte Fuji e Hakone tomamos o trem-bala em Odawara Sta. às 19h14mim e chegamos em Mishima Sta. As 19h31mim. Em seguida, tomamos outro trem de Mishima Sta. Que saiu as 19h48mim e chegamos em Kyoto Sta. As 21h58mim. É realmente impressionante a precisão dos horários. Esperamos também que isso aconteça durante a Copa do mundo 2014!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Orquestra Villa Lobos neste domingo (15) na Estação Cabo Branco

“Relicário” é o nome do concerto que a Orquestra Villa Lobos de Porto Alegre (RS) fará neste domingo (15), a partir das 19h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. A entrada é totalmente aberta ao público.
O concerto inédito e muito especial. Ele tem esse nome porque traz no seu repertório algumas relíquias musicais que ficaram guardadas há algumas décadas. É nesse espírito que a orquestra trará para o público paraibano algumas relíquias musicais da nossa cultura, religiosidade e da vida dos integrantes, reunindo assim composições de Villa Lobos, Vivaldi, Ivan Lins, Milton Nascimento, Lennon e McCartney, Gilberto Gil, Roberto e Erasmo Carlos, Waldir Azevedo, Ary Barroso, Pixinguinha e outros.
A Orquestra é resultado de um trabalho artístico desenvolvido desde 1991, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos de Porto Alegre, em convênio com o Instituto Cultural São Francisco de Assis, e tem o objetivo de proporcionar as crianças e jovens das comunidades a inclusão social por meio da música. Com um trabalho bastante consolidado no município a orquestra atende mais de 800 pessoas da comunidade de Lomba do Pinheiro, bairro da periferia de Porto Alegre.
O grupo é formado por 42 integrantes, em naipes de flauta doce, cordas (violino e violoncelo), base harmônica (violão, teclado, baixo e cavaquinho) e percussão, sendo acompanhado pelo grupo vocal do projeto. Com dois CD´s gravados e várias premiações a orquestra possui uma intensa agenda artística no município de Porto Alegre e cidades do interior, além de apresentações realizadas em Florianópolis, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Argentina.
CONCERTO DIDÁTICO – No dia 19 de janeiro, quinta-feira, no auditório da Estação Cabo Branco, a Orquestra Villa Lobos estará realizando um concerto didático para alunos do Programa de Erradicação do Trabalho (PETI) e para os estudantes do Lar Fabiano do Cristo. Para este concerto a maestrina Cecília preparou surpresas que irão envolver o público em uma grande interação.
A Orquestra já fez mais de 850 apresentações para público superior a 220 mil pessoas. No currículo da orquestra constam ainda premiações importantes como Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, o Prêmio Líderes & Vencedores2009 concedida pela Federasul e Assembleia Legislativa do RGS como Destaque Comunitário e as certificações pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, pelo Prêmio Itaú Unicef 2011 como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade.
A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto, que entre outros prêmios, recebeu em 2010, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha por sua atuação frente à Orquestra.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Skol invade o carnaval de Pernambuco

Fomos convidados pela assessoria de imprensa da Skol para para participar da coletiva Skol - Carnaval 2012. Eis os principais pontos abordados no evento.
Em um formato totalmente inovador, a Skol, líder no mercado nacional, convida seus consumidores para invadir os melhores Carnavais do Brasil por terra, céu e mar e fazer deste o melhor Carnaval de todos os tempos.

Em Pernambuco, a Skol é patrocinadora oficial do Carnaval do Recife há quase uma década e de Olinda há cinco anos consecutivos, além de ser parceira consolidada do Galo da Madrugada. A marca também traz para os foliões a Casa Skol no Recife Antigo, um quartel general em Olinda e o patrocínio do tradicional Bloco Homem da Meia Noite. Entre as ações estão também,  trios com atrações nacionais no Galo da Madrugada e o Litrão Elétrico da Skol como abre-alas do desfile, além de apoio às principais prévias carnavalescas, como o Olinda Beer, Enquanto Isso na Sala da Justiça, Baile dos Artistas, Guaiamum Treloso, Siri na Lata, Virgens do Bairro Novo, De Bar em Bar, Fura Olho, Baile de Muitos Carnavais, Segura a Seringa, Bloco da Gia, De Olho Naquilo, Bloco Chucalho do Neno, entre outros. Viva a folia do Recife e Olinda. Estaremos lá, se Deus quiser.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Brasileiros batem recorde de viagens e compras nos EUA e Europa

Impulsionados pela força de sua economia e do real, os brasileiros fazem jus à fama de consumistas e viajam e compram como nunca, principalmente, para os países como os Estados Unidos e a França.
A crescente mobilidade social dos brasileiros - quase 30 milhões acenderam à classe média nos últimos 10 anos, o aumento da renda e do crédito e a queda do desemprego (5,2% em novembro), contribuíram para mais viagens e gastos recordes dos brasileiros no exterior.

Seus destinos favoritos: Flórida e Nova York nos Estados Unidos, Buenos Aires e Paris.
Em 2010, 1,1 milhão de brasileiros viajaram para os Estados Unidos, 870.000 para a Argentina e 384.000 para a França. Outros destinos turísticos são: Portugal, Itália e Espanha.

E os brasileiros não apenas viajaram, mas gastaram muito. Cerca de 5,9 bilhões de dólares foram desembolsados nos Estados Unidos em 2010, segundo o departamento de Comércio americano. São os brasileiros que mais gastam per capita no país, quase 5.000 dólares por pessoa.

O Banco Central estima que, em 2011, os brasileiros gastaram mais de 20 bilhões de dólares em viagens internacionais, 22% a mais que em 2010.

Cada brasileiro pode trazer do exterior mercadorias de até 500 dólares sem pagar impostos.

A disparada dos preços dos imóveis no Brasil também levou os brasileiros a comprar apartamentos de luxo em Miami, de acordo com os corretores imobiliários.

Em 2011, a demanda por vistos para viajar para os Estados Unidos aumentou 40%, e Washington anunciou que vai redobrar o número de funcionários no Brasil para agilizar o processo, que hoje leva cerca de 50 dias. O consulado do Rio de Janeiro está organizando um "Super-Sábado de vistos" para conceder 1.500 vistos.

A indústria do comércio e do turismo americano faz lobbie no Congresso para que os brasileiros entrem sem visto.

Febre por Paris - A elite brasileira sempre teve um fraco por Paris, vários brasileiros têm uma segunda residência na capital francesa e quando se anda nas livrarias do Rio de Janeiro se encontra prateleiras inteiras dedicadas à Cidade Luz.

"Paris é a cidade mais vendida quando viajam para a Europa", informou Paulo Resende Torres, da CVC, maior operadora de turismo no Brasil, que oferece uma bem sucedida turnê chamada "Paris para os brasileiros". Os brasileiros são os estrangeiros que mais visitam o museu do Louvre, depois dos americanos, de acordo com números divulgados nesta semana.

“Em Roma, há filas de brasileiros para comprar Louis Vuitton” neste fim de ano, comentou um amigo meu recentemente chegado da Itália.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Tendências globais para 2012 e o papel do Brasil nesse contexto

Sites de recompra coletivo, telas espalhadas por todos os cantos, produtos e serviços que ofereçam conveniência acima de tudo. Essas são algumas das tendências de consumo globais para 2012 traçadas pelo trendwatching.com que já são vistas no Brasil. Foi-se o tempo em que o mercado brasileiro ficava para trás quando comparado ao de economias maduras como Estados Unidos e Europa.

Mais que isso: hoje, os países emergentes começam a ditar as regras e movimentar a dinâmica dos negócios mundiais. A primeira tendência destacada – Red Carpet – é uma prova disso. Os consumidores chineses, principalmente, são cada vez mais paparicados pelas empresas em todo o mundo, que buscam oferecer serviços e regalias feitos sob medida.

É o caso da Harrods, em Londres, que conta com 70 funcionários falando mandarim e instalou 75 caixas específicos para o sistema China UnionPay. Ou da rede Hilton Hotels Worldwide, que criou um serviço que tinha como alvo os viajantes chineses, disponível em 30 hotéis Hilton espalhados pelo mundo, e que oferece assistência personalizada aos hóspedes.

O interesse não é à toa. Residentes da China fizeram mais de 30 milhões de viagens para países estrangeiros apenas no primeiro semestre de 2011, 20% a mais em relação a 2010, de acordo com o Ministério de Segurança Pública da China. Na cola desta tendência, é provável que os indianos e brasileiros também ganhem um papel cada vez maior na estratégia das companhias.

“Há lojas no exterior que já contratam brasileiros para atender os próprios brasileiros, assim como a Harrods fez com os chineses”, destaca Luciana Stein, criadora do Trendroom, braço brasileiro do trendwatching.com no Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Saúde monitorada e produtos em oferta



Uma outra tendência apontada pelo trendwatching.com também é vista por aqui, ainda que de maneira tímida. Diy Health – ou “Saúde: Faça você mesmo” – mostra que é crescente o número de aplicativos e aparelhos que permitem aos consumidores monitar a saúde, com discrição e autonomia.

“Os dispositivos pessoais para controlar sua saúde e das pessoas com quem se importa já são uma realidade dentro do mercado brasileiro. A indústria nacional vem se preparando para lançar esses produtos”, diz Luciana do Mundo do Marketing. Outro  ponto indicado como tendência global também é praticado no Brasil. Dealer-Chic mostra que, para os consumidores, garantir a melhor oferta está se tornando uma fonte de orgulho e status.

“No último fim de semana (dias 10 e 11), alguns clientes ganharam um bônus para comprar uma máquina na loja da Nespresso, no Jardins (em São Paulo), com 50% de desconto. Marcas de Luxo normalmente não fazem ações com cupom. No momento em que a Nespresso deixa pessoas durante quatro horas esperando na frente da loja, nota-se que existe uma mudança de cultura”, acredita a especialista.
Fonte: Marketing do Marketing

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Nacc ganha ações nas redes sociais criadas pela MMS

As mídias digitais e as ações nas redes sociais reinaram em 2011. Nesta primeira coluna do ano, acho pertinente destacar o crescimento e a força desses meios de comunicação, que já fazem parte do planejamento publicitário de muitas agências. Ancorada nesse segmento, a MMS Comunicação desenvolveu várias ações, através do twitter e do facebook, com o objetivo de aproximar o público do Núcleo de Apoio às Crianças com Câncer – Nacc, que rederam bons frutos no ano de 2011 para a entidade.

Ferramenta ágil e de resposta imediata, as ações nas redes sociais são um caminho sem volta para a comunicação de marcas, produtos ou serviços. Um termômetro dessa tendência está no resultado das ações criadas pela MMS para o Nacc. Em menos de cinco meses, o número de seguidores no twitter da instituição cresceu em 700% e no Facebbok, o aumento foi de 750% no número de curtidas.

O pontapé inicial desse crescimento se deu após o engajamento do público em favor Nacc, através do projeto McDia Feliz, a qual foi a instituição beneficiada, em julho e agosto do ano passado. Na ocasião, a movimentação dos internautas nas páginas do Núcleo tornou-se mais constante. 

A mais recente ação da MMS para atrair mais seguidores para o Nacc também alcançou bons resultados. O desafio 24h offline pelo Nacc envolveu a participação das blogueiras Karol Nogueira e Tássia Brandão e do jornalista e twiteiro Bruno Nogueira, os mais acessados da cidade. Eles foram convidados a não estarem logados durante 24h. A proposta incluiu a realização de prendas que adquiriam doações para o Nacc, caso eles não conseguissem cumprir o desafio. O resultado foi a mobilização de internautas para a causa e uma doação, da Vitarella, de 400 lanches para as crianças atendidas na sede do Núcleo.