Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2013

MMS cria campanha para Bazar do Nacc


MMS cria campanha para o novo Bazar do Nacc// A MMS Comunicação Integrada assina a campanha,  de internet e material gráfico, para divulgação do novo Bazar do Núcleo de Apoio à Crianças com Câncer - Nacc, que começa a funcionar a partir de hoje, na sede da entidade, nos Aflitos.

O novo espaço, que foi instalado no andar G da sede do Nacc, irá comercializar todos os produtos do Bazar e da Costura do Nacc, que tem como objetivo angariar fundos para as crianças e adolescentes albergados pela entidade.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Grupo Fleury


Diferenciação e planejamento sistemático são as primordiais ações para manter o valor de uma marca de mais de oito décadas.

Oitenta e cinco anos de história só são factíveis com uma marca consistente e condizente com a estratégia da empresa. Para dar perenidade aos negócios, o Grupo Fleury aposta nas pessoas como alicerce.

Conheci o Laboratório Fleury acompanhado de Fábio Rocha do Laboratório Maurílio Almeida há cerca de dez anos. Fiquei encantado com a gestão e, principalmente, o marketing da Organização. Até os dias de hoje recebo informações sobre as inovações do Grupo Fleury.

“Preparamos as gerações para perpetuar a marca da empresa, que tem um forte poder atrativo”, ressalta o presidente do Grupo Fleury, Omar Hauache.

A sustentabilidade de uma marca foi um dos temas do Intercâmbio de Ideias, do Saúde Business Forum deste ano. Hauache apresentou a experiência do Fleury, voltada para o desenvolvimento de líderes e profissionais comprometidos com os valores da companhia.

Programas de trainee, formação de gestores, enfermeiros, remuneração diferenciada, metas compartilhadas, entre outras ações, fazem parte do desenvolvimento das pessoas. Tudo para inseri-los na missão de prover soluções completas e integradas, que visam resolver o problema ou situação do cliente.

Na opinião do superintendente do Hospital Nove de Julho, Luiz de Luca, marca está ligada à segmentação e diferenciação. “Eu não posso ter a mesma estratégia que o meu concorrente. O setor tem de ser mais agressivo ao tratar os concorrentes”, diz de Luca.

Ainda de acordo com o executivo – também um dos palestrantes do Intercâmbio – quatro caminhos são imprescindíveis para a consolidação de uma marca sustentável. São eles: análises das oportunidades de mercado; seleção dos mercados-alvo e posicionamento competitivo; desenvolvimento do mix de marketing e gerenciamento do esforço de marketing.

Diferenciação é a característica perseguida pelo Fleury que, nos últimos nove anos, adquiriram 26 companhias. A rede de medicina diagnóstica Labs D’Or foi a maior delas, por R$ 1,04 bilhão, no final do ano passado. A rede é líder em exames por imagem no Estado do Rio, com 57 unidades de atendimento.
Ao integrar cerca de três mil funcionários aos seis mil já existentes, o grupo tem um desafio brutal em mãos. “A transição será muito cautelosa. É um desafio sem precedentes. Por isso trabalhamos com auxílio de consultoria, estudando as marcas adquiridas para nos adaptarmos a elas também. Isso não acontece da noite para o dia. Temos o cuidado de não destruir valor”, explica Hauache.

Recentemente, o grupo anunciou a unificação de 13 de suas 16 marcas e criou uma nova bandeira, a “a+ Medicina Diagnóstica”, voltada para o atendimento das classes B e C, que já representam cerca de 30% das atividades do grupo.

A mesa composta por instituições de diferentes portes congregou experiências distintas de sustentabilidade de marca. O laboratório Salomão & Zoppi, por exemplo, é referência de qualidade entre os médicos e não abre mão de sua gestão familiar. “É possível ser pequeno e ser relevante. Exame não pode virar commoditie. Encaro a incorporação como algo perigoso. É mais fácil administrar uma cultura que é sua. Os médicos sabem exatamente como pensamos. Não temos a menor intenção em abrir capital”, afirma Paulo Zoppi, sócio do laboratório.

Apesar dos diferentes players que compõe o segmento, alguns aspectos em comum foram levantados para a construção de um caminho sustentável. Gerar diferenciação, criar propriedade, ser relevante e manter a consistência. Tais diretrizes direcionam o produto ou serviço, independente do setor, a um lugar distinto e valorizado na mente do consumidor-alvo.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Gestão na Saúde



Qualquer organização que vise ou não o lucro, nos dias atuais, precisa utilizar ferramentas e estratégias de Marketing.

“Marketing é manter e conquistar clientes”, diz um dos papas em gestão de negócios, o professor Theodore Levitt.

O Marketing aplicado a Gestão da Saúde busca identificar oportunidades de mercado e ajudar as instituições da  área da saúde a posicionar seus produtos e serviços de maneira que melhor atendam aos seus públicos-alvo.

Na área da Saúde também se aplica o Marketing. Na realidade, muitas clínicas e consultórios, hospitais e médicos trabalham ações de marketing mesmo sem ter consciência disso. Por exemplo, o médico enquanto profissional que lida com a saúde das pessoas, precisa de ações e estratégias que agreguem valor a sua marca e que transmitam confiança e qualidade a quem vai ao seu consultório ou clínica.

O marketing na saúde, portanto, é utilizado para aumentar a credibilidade do médico, do consultório ou de sua clínica e, consequentemente, gerar um diferencial de mercado.

O marketing na gestão da saúde pode atuar em diversas dimensões, como por exemplo: relacionamento com os clientes/pacientes, no layout do consultório o da clínica, nos hospitais, etc., na estrutura e procedimentos dentro das instituições da saúde, no relacionamento com os fornecedores e com os formadores de opinião, na padronização dos serviços e processos de atendimento com qualidade, na segmentação do público-alvo, numa comunicação eficiente, na construção de uma marca forte, entre outras.

O importante que a instituição de saúde ou médico que aplique o marketing tenha em mente que o foco ou objetivo das estratégias de marketing na saúde é desenvolver ações que gerem confiança, credibilidade e, principalmente, valor para o cliente/paciente.

Diz um ditado na área de gestão: “Competência técnica é fundamental, mas não é garantia nem sinônimo de sucesso profissional”. Pense nisso!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A fábula do escorpião e do sapo


O escorpião aproximou-se do sapo que estava à beira do rio. Como não sabia nadar, pediu uma carona para chegar à outra margem.

Desconfiado, o sapo respondeu: “Ora, escorpião, só se eu fosse tolo demais! Você é traiçoeiro, vai me picar, soltar o seu veneno e eu vou morrer.”

Mesmo assim o escorpião insistiu, com o argumento lógico de que se picasse o sapo ambos morreriam. Como promessas de que poderia ficar tranquilo, o sapo cedeu, acomodou o escorpião em suas costas e começou a nadar.

Ao fim da travessia, o escorpião cravou o seu ferrão mortal no sapo e saltou ileso em terra firme.

Atingido pelo veneno e já começando a afundar, o sapo desesperado quis saber o porquê de tamanha crueldade. E o escorpião respondeu friamente:

- Porque essa é a minha natureza!