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domingo, 24 de fevereiro de 2013

Saiba o que fazer em caso de perda de passaporte durante viagens no exterior


Passaporte perdido ou roubado no exterior é sinônimo de uma boa dose de dor de cabeça. Os primeiros passam para resolver a situação é ir pessoalmente até o consulado ou embaixada para solicitar um substituto.

Ou seja, se você estiver em uma cidade sem representação brasileira, prepare-se para uma viagem dentro da viagem. E se isso acontecer num final de semana ou feriado prepare-se para ficar mais alguns dias viajando.

No caso de haver uma embaixada e um consulado na mesma cidade, como no caso de Buenos Aires, procure o serviço consular, pois, no caso, eles ficam responsáveis por resolver o problema.

Para tirar o novo passaporte junto à embaixada ou ao consulado, o turista terá de desembolsar cerca de US$ 160 - valor relativo ao passaporte novo, mais taxas.

Outros dois inconvenientes: não existe serviço de urgência para o documento pedido no exterior, e o prazo de validade do novo passaporte poderá ser reduzido, a critério da autoridade consular.

Vale lembrar que os meses de férias (dezembro, janeiro e julho) são os mais movimentados no setor de passaportes das representações consulares, o que aumenta o tempo de espera para a emissão.

Para quem tiver seguro-viagem, a assistência em caso de perda de passaporte é limitada, mas existe.
Há dois tipos de seguro. Dependendo do contrato que você assinou, ele pode: oferecer só a orientação por telefone, ou oferecer uma assistência mais ampla, que realiza um empréstimo.

Neste segundo caso, é disponibilizado um valor pré-combinado para ajudar tanto no pagamento da taxa que deverá ser paga na solicitação do novo documento quanto nos preços das diárias dos dias a mais que a pessoa, provavelmente, terá de ficar no local.

Segundo Danilo Moreira, gerente de marketing da seguradora de viagem Travel Ace, no caso de receber o tal valor, quando o viajante retornar ao Brasil terá de pagar pelo empréstimo com o acréscimo das taxas que tiverem sido gastas com o envio do dinheiro.

Se realmente houver necessidade de ficar no destino e for preciso remarcar as passagens de avião, o custo dependerá da empresa e do bilhete adquirido.

A perda de documento não justifica a isenção de multa para remarcação do bilhete. Isso porque será a chamada "regra tarifária" dele que vai determinar se o turista está ou não sujeito à multa para remarcação.

Fonte: Folha / Turismo.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cartola em Gravatá


Carnaval em Gravatá desfrutando a hospedaria na residência do meu irmão George (Neneca) localizada no Condomínio Colonial Inn. Na terça-feira o casal comemorava 36 anos de casados. Então, fomos todos, inclusive, os amigos mais próximos do casal, almoçar em Gravatá. Escolhemos o restaurante do Canariu´s Hotel (este estabelecimento estar se preparando para receber delegações de futebol para Copa 2014). O almoço deixou muito a desejar: atendimento péssimo, comida regional que não tem nada a ver com as iguarias da nossa gastronomia nordestina.

Mas, tudo bem! Para não perdermos o clima festivo fomos ao Cantinho da Paz. Este sim é um restaurante de qualidade, principalmente, pelo cardápio das sobremesas, em especial, a cartola. A cartola, das melhores que já comi é composta de bananas fatiadas no meio, por cima vem uma generosa fatia de queijo de manteiga e açúcar misturado com canela. Uma delícia!!! Vale a pena visitar o restaurante.

Para encerrar a noite degustamos vinhos (Toro Loyco, La Béliere, Rapariga das Quintas e TT Tantehue) e vários tipos de queijos (Emmental, Cheddar, Gorgonzola, Wdam, Manchego e Moosbacher). O fim da noite ...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Papangus de Bezerros - Pernambuco

Passamos o carnaval na residência de George e Ingrid Trigueiro mo Condomínio Colonial Inn em Gravatá. No domingo fomos conhecer os Pagangus de Bezerro. É um espetáculo bonito, colorido, alegre e, com muita segurança. 

Foliões desfilam no Bloco dos Papangus, em Bezerros (PE), a cerca de 100 quilômetros de Recife.Os papangus são personagens carnavalescas célebres por usarem máscaras que cobrem toda a face, com orifícios nos olhos, boca e nariz, chamadas caftas.




quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Livrinho de Convênios

Como disse o guru da Administração Peter Drucker: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-la”.
A cada dia as operadoras de saúde estão abolindo a distribuição dos “livrinhos” que constam os endereços e especialidades dos médicos aos seus usuários. Dois motivos as levaram a tomarem essa atitude.

O primeiro diz respeito à mobilização das pessoas em defesa do meio ambiente, como por exemplo, a conservação das florestas uma das geradoras da fabricação de papel. Cada vez mais o papel será substituído por mensagens eletrônicas. É uma tendência mundial.

O segundo motivo foi a identificação realizada através de pesquisas, onde se constatou a não disposição dos usuários de convênios consultarem o tal o “livrinho”. Em geral, os tais livrinhos são feitos anualmente e suas informações impressas ficam obsoletas, como por exemplo, o endereço do consultório, etc.

A estratégia de marketing que as operadoras de saúde estão, no momento, implementando é através da internet. Já existem sites especializados para fornecer essas informações em tempo real. O DrBusca.com é um deles. O site tem um cadastro de médicos atualizados, endereços também, mapas orientativos de como os pacientes chegarem às consultórios ou clínicas, etc., levando milhares de clientes/pacientes que, busca um especialista próximo a sua residência com o convênio que lhe atenda, entre outras necessidades do cliente/paciente.

Outra estratégia de marketing que algumas clínicas e consultórios estão adotando é o atendimento on-line. Em que consiste este atendimento? Simplesmente é a marcação da consulta pela internet. Em vez de ligar para o consultório ou clínica do médico, o cliente/paciente entra no site que tem a agenda do médico – que é sincronizada com a agenda do consultório ou clínica escolhe seu convênio, e horário e pronto! Basta aparecer no consultório na data marcada.

Outra vantagem desse agendamento on-line é que diminui o tempo de atendimento da equipe de recepção do consultório ou da clínica. Como foi dito anteriormente, o cliente/paciente marca a consulta no site, o médico recebe um e-mail avisando-o e pedindo confirmação (para dar o direito garantido por lei ao médico de não atender um determinado cliente/paciente).
Assim, é o futuro da informação chegando a pratica médica apesar da resistência de alguns poucos médicos. 

Pense nisso!

Artigo publicado na Revista AMPB da Associação Médica da Paraíba. Ed. 02 - Novembro/2012, Ano 01.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Navio Queen Elizabeth 2 será transformado em hotel flutuante


O famoso navio Queen Elizabeth 2 será transformado em um hotel flutuante de 500 quartos e ficará atracado em um porto asiático, anunciaram as autoridades de Dubai em um comunicado.

O navio, que foi um dos cruzeiros mais prestigiosos do mundo, entrou nesta quinta-feira no cais seco de Dubai para ser inspecionado antes de sua transformação em hotel flutuante de luxo, em cooperação com o Ocean Group.

A Dubai World comprou o navio em 2007 por US$ 81 milhões à companhia Cunard Line em um momento em que a economia dos Emirados Árabes Unidos, especialmente a de Dubai, estava em pleno auge.

No entanto, devido à crise que afetou a economia de Dubai em 2008, seu proprietário considerou durante certo tempo utilizá-lo como hotel flutuante na África do Sul, ante de decidir abri-lo para o público.

O Queen Elizabeth 2, ativo desde 1969, tem uma capacidade para transportar 1.778 passageiros e uma tripulação de 1.016 membros.

Fonte: Folha/Turismo