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sábado, 30 de maio de 2015

Sydney: Austrália

Sydney é uma cidade deslumbrante e vibrante, construída à volta de uma das baías mais bonitas do mundo, com praias cintilantes e de fácil acesso ao coração da cidade. Com uma população aproximada de 4,5 milhões de habitantes, Sydney é a maior e a mais antiga cidade da Austrália.

O Sydney Opera House é sem dúvida o principal ícone da arquitetura australiana. Um marco construído no Bennelong Point, onde ópera, balé, teatro e música arrepiam os espectadores pela performance em harmonia com beleza do local.




Assistimos uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Sydney. É um espetáculo imperdível.

Visitamos Sydney em 2009.








quarta-feira, 27 de maio de 2015

Tico, o pescador e o Analista de Wall Street (*)

“ Um empresário americano estava no píer de um vilarejo na Costa Rica quando um pequeno barco com pescador atracou. Dentro havia vários atuns amarelos muito grandes.
O americano cumprimentou o pescador Tico pela qualidade de seu peixe e perguntou quanto tempo ele levou para pescá-los.
Tico respondeu: ‘Só um pouquinho’. Então o americano perguntou por que ele não ficou mais tempo o suficiente para cobrir as necessidades imediatas da família.
Então o americano perguntou: ‘Mas o que você faz no resto do tempo?’
E o pescador respondeu: ‘Durmo tarde, pesco um pouco, brinco com meus filhos, faço a sesta com minha esposa Maria, ando pela vila à noite, onde tomo vinho e toco violão com meus amigos. Tenho uma vida plena e ocupada, senhor’.
O americano disse com ironia: ‘Sou executivo de Wall Street e posso ajudá-lo. Você deveria gastar mais tempo pescando e com os rendimentos compraria um barco maior e teria uma página na web. Um plano para progredir lhe forneceria capital para ter vários barcos novos. Eventualmente, você teria uma frota de barcos pesqueiros. Em vez de vender o que pesca para um intermediário, você venderia diretamente para o processador, e poderia abrir sua própria fábrica para enlatar o peixe. Você controlaria o produto, o processamento e a distribuição. Precisaria sair dessa pequena vila costeira e mudar-se para San José, Costa Rica, então para Los Angeles e eventualmente para a cidade de Nova York, onde terceiraria tarefas a clientes para o ajudarem a dirigir o empreendimento em expansão em um mercado vertical’.
O pescador Tico perguntou: ‘Mas, senhor, quanto tempo tudo isso levaria?’
O americano respondeu: ’15 a 20 anos’.
‘Mas, e então, senhor’?
O americano riu e disse: ‘Esta é a melhor parte. Quando chegar a hora certa, você anunciará uma Oferta Pública Inicial e venderá ações de sua empresa ao público e ficará muito rico. Você ganhará milhões’.
‘Milhões, senhor? E daí?’.

O americano disse: ‘Então voc6e se aposentará, se mudará para um pequeno vilarejo costeiro onde poderá dormir tarde, pescar um pouco, brincar com os filhos, fazer a sesta com sua esposa e andar pela vila à noite, onde tomará vinho e tocará violão com seus amigos’.

(*) Extraído do livro “Reposicionamento”  dos autores Jack Trout e Steve Rivkin.

sábado, 23 de maio de 2015

O papel do marketing na área da Saúde

O mercado de saúde mudou muito nas últimas décadas. Não basta o profissional de saúde possuir competência técnica na sua especialidade. Isso não é mais suficiente para ele atrair e reter clientes/pacientes.

O mercado de saúde, hoje, busca o profissional que, além de dominar técnicas para prevenção e tratamento de doenças, procure também encantar o cliente/paciente.

Uma das ferramentas na gestão dos negócios é o marketing, entendido aqui, como tudo aquilo capaz de resolver um problema para satisfazer as necessidades e desejos dos clientes/pacientes.

Assim, o papel do marketing na área da Saúde é auxiliar o profissional a identificar desejos e necessidades dos clientes/pacientes; avaliar a compatibilidade entre a sua especialidade e a localidade em que está instalado seu consultório ou clínica; potencializar a relação entre a recepção e clientes/pacientes e entre médicos e seus clientes/pacientes; e criar e manter um bom banco de dados dos clientes/pacientes; entre outras atividades.


Em suma, a proposta do marketing na área da Saúde é de aumentar a credibilidade no serviço prestado e a qualidade percebida pelos clientes/pacientes.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Os cenários de mudança

Luís Camões, em 1595, escreveu o seguinte poema, que tem como título dessa postagem:
“Mudar
Mudam-se os tempos
Mudam-se as vontades
Muda-se o ser, muda-se a confiança
Todo mundo é composto de mudanças
Tomando sempre novas qualidades
Continuamente vemos novidades
Diferentes em tudo da esperança
Do mal ficam as mágoas na lembrança

E do “bem – se algum houver, as saudades”.

Organizações que visam ou não lucro mudam rapidamente. Elas nunca estão iguais de um dia para outro. São várias as mudanças, como por exemplo: mudanças de estrutura física, de recursos humanos, de foco, de objetivos, de mercado, de comportamentos, de executivos, entre outras.

A inovação é constante. Os responsáveis pelas estratégias dessas organizações precisam estar preparados para essas revoluções nos dias atuais. A inovação tecnológica é bem verdade que todos estão já estão bem preparados, mas para as inovações mercadológicas, de conceitos de gestão e de informações, essas nem sempre muitos estão preparados.

Assim, precisamos estar “antenados” a essas mudanças, na forma de pensar e de agir nessas organizações, como também em adquirir um novo olhar, tão necessário para aquilo que, hoje, chamamos de inovação.