Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Óbidos: Portugal (2015)

Cerca de 80 km de Lisboa está situada uma cidade medieval, cercada de muralhas: Óbidos.

A principal atração da cidade é o Castelo de Óbidos, construção do século XIII, que é uma das Sete Maravilhas de Portugal e hoje funciona como uma pousada, que oferece aos seus hóspedes uma noite de rei. Mas há muito mais para se visitar.

A entrada da cidadela já é uma atração, pois para alcançar o interior das muralhas é preciso atravessar a “Porta da Vila”, datada do século XVII e toda revestida por azulejos brancos e azuis, cujos desenhos têm como temática a paixão de Cristo. Geralmente, há um músico ali e suas baladas já vão ajudando a criar uma atmosfera de viagem ao passado.

Uma vez lá dentro, você pode seguir pela rua Direita, que leva ao Castelo, mas que antes passa por várias igrejas, capelas, lojinhas e todo o casario típico de Óbidos, com seus detalhes em azul e amarelo.

Em algum momento dessa caminhada você encontrará a Igreja de Santa Maria, a matriz da cidade. Foi nessa igreja que, em 1444, casaram-se Afonso V e sua prima Isabel, um com 10 e o outro com 8 anos de idade. Logo ao lado está o Museu Municipal, Aqueduto, Pelourinho, Casa do Arco, entre outras atrações.

Para quem quer ter uma visão panorâmica da cidade, a melhor coisa a se fazer é subir em suas muralhas e percorrer os seus 2 km (ou ao menos uma parte), pois só de lá você consegue admirar essa obra da arquitetura medieval, além de poder visualizar a região do entorno e o grande aqueduto que trazia a água para lá.

Visitar Óbidos não tem segredo, pois basta “perder-se” por suas vielas, porém, não se preocupe, pois se perder ali, de fato, é algo impossível.

É quase obrigatório degustar o licor chamado Ginginha. Enfim, Óbitos é um patrimônio vivo.

Ficamos hospedados no Tivoli Oriente Lisboa. localizado na Av. Dom João II, No. 27 - Parques das Nações.

Contratamos um serviço de taxi de uma brasileira chamada Nilma (969502332 / 963164902).