Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Igreja do Monte (Funchal)


A igreja do Monte construída no século XVIII, apresenta uma arquitetura setecentista e oitocentista. Na capela lateral esquerda encontra-se o túmulo de Carlos de Habsbourg, último imperador da Áustria.





sábado, 26 de dezembro de 2015

Mercado dos Lavradores: Funchal (Ilha da Madeira)

O Mercado dos Lavradores, com projeto da autoria de Edmundo Tavares (1892-1983), foi inaugurado a 24 de Novembro de 1940. Testemunho da arquitetura do Estado Novo, reflete, pela grandiosidade da sua concepção, a intenção de o tornar no grande polo abastecedor da cidade.

A sua fachada é uma das atrações para os visitante. Na porta principal e na peixaria, existem grandes painéis de azulejos da Faiança Batisttini de Maria de Portugal, datados de 1940 e pintados com temas regionais, por João Rodrigues.


No seu espaço organizado em pequenas "Praças", "Largos", "Ruas" e "Escadinhas", vendem-se produtos de toda a espécie, misturam-se cores, sons, cheiros e gentes diversas. É uma passeio para todo turista.












quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Jardim Tropical Monte Palace: Funchal (Ilha da Madeira)

Em 1897, o Senhor Alfredo Guilherme Rodrigues comprou esta propriedade e transformou em hotel com a denominação “Monte Palece Hotel”.

Nos dias atuais o antigo hotel pertence à Fundação José Berardo,  uma instituição particular. A Fundação Berardo, que tem como um dos seus objetivos, a proteção e a defesa do meio ambiente, recuperou este belo jardim e construiu um Museu, que pode ser visitado todos os dias.


As principais atrações são: a Flora com uma abundante coleção de plantas exóticas, proveniente dos quatro cantos do mundo; o jardim das Laurissilva, que em 2000 foi classificada pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial; os Jardins Orientais uma referência à cultura Chinesa e Japonesa; a Fauna cujo jardim foi enriquecido com a introdução de peixes Koi nas lagoas existentes; a História de Portugal, onde podem ser apreciados um conjunto de 40 painéis sobre a história do país; entre outras atrações.


















domingo, 20 de dezembro de 2015

O Teleférico do Funchal na Ilha da Madeira

Funcionando desde 16 de Novembro de 2000, o Teleférico do Monte tem 39 cabines de 7 lugares cada. Este teleférico liga a Zona Velha da Cidade do Funchal à freguesia do Monte em cerca de 15 minutos. O percurso proporciona espetaculares vistas sobre toda a baía do Funchal. A estação do Funchal situa-se no Campo Almirante Reis, a do Monte no Largo das Babosas.

A viagem oferece magnificas vistas panorâmicas de Funchal até as serras no entorno da localidade do Monte.


No local, poderá aproveitar para conhecer o fantástico Jardim Tropical Monte Palace e a Igreja do Monte, local onde se encontra o túmulo de Carlos de Habsbourg, último imperador da Áustria.