A cidade tem, hoje, cerca de 140 mil habitantes e quase o triplo de visitantes, independente de temporadas. São 25.000 leitos a oferta hoteleira. Várias companhias aéreas fazem voos constantes ligando São Paulo e Buenos ao destino turístico – San Carlos de Bariloche. Viajamos pela LATAM e ficamos hospedados no Villa Huinid - Hotel Bustille.
Centrinho de Bariloche
Andar pelas lojas da rua Mitre, comprar chocolates e tirar fotos no Centro Cívico é um passeio bem legal. A cidade pode ser facilmente conhecida a pé!
Não dá para deixar Bariloche sem conhecer suas lojas de chocolates ou parar durante a tarde para tomar um chocolate quente. Elas estão por todos os lados e são várias marcas diferentes!
Visitar também o Bar do Gelo e o Cassino, assim como a Catedral de Bariloche, que homenageia Nossa Senhora Nahuel Huapi, são boas atrações para o visitante.
Cerro Catedral
Uma das principais atrações turística de Bariloche. É a principal área para esqui, o Cerro Bariloche, é uma atração imperdível no inverno, principalmente. Lá se encontra várias estações de esquis para todos os níveis de praticantes desse esporte. A diversão é garantida durante sua estadia no local.
No local existem várias lojinhas, bares, cafeterias e restaurantes que servem um carneiro da patagônia que é uma das atrações gastronômicas da região.
Para chegar ao pico do local utiliza-se um teleférico, com bondinhos fechado. O passeio é deslumbrante, pois permite uma vista da Cordilheira dos Andes e da cidade de Bariloche
Circuito Chico
Esse é o nome do passeio mais conhecido em Bariloche. Nesse tour, que pode ser feito por conta própria ou com empresas de turismo, o visitante percorre cerca de 60 km entre o centro da cidade e o famoso Hotel Llao Llao, construído nos anos 40. Ao longo do caminho o visitante irá passando por diversas atrações, podendo parar em algumas delas e apreciar as mais belas paisagens de San Carlos de Bariloche.
Gastronomia
A gastronomia de Bariloche é famosa pela sua diversidade de comidas e pela boa qualidade dos vinhos. Os principais restaurantes são: El Boliche de Alberto: Bastante famoso na cidade. La Maemite: Tradicional em servir trutas e foudue,é uma boa alternativa para um jantar em família ou casal. El Patacón Conhecido pelos pratos típicos da Argentina e de Bariloche. O restaurante serve pratos com como Truta, salmão e cortes de carnes especiais. Família Weiss: Sua especialidade é a cozinha patagônica e o restaurante serve diversas carnes típicas da região. O ambiente é rústico e aconchegante, ideal para fazer uma refeição entre amigos,
O Cerro Otto
O Cerro Otto, assim como suas serras vizinhas, oferece uma paisagem incrível de Bariloche e da natureza da cidade. O diferencial do local é que em seu topo fica a Confeitaria Giratória, que – literalmente- fica girando e assim proporcionando paisagens diferentes ao longo de uma refeição. Infelizmente, por problemas técnico no teleférico, este local estava fechado (interditado por tempo indeterminado) quando visitamos cidade.
No entanto, tivemos a oportunidade de conhecer o lado Sul do Cerro Otto, quando fomos conhecer o Refúgio ou Caverna. É uma passeio noturno e romântico. Ao chegar no local de embarque é oferecido uma degustação de queijos e vinhos. Em seguida é servido fondue de queijos, pães, carnes e embutidos, acompanhado de vinhos e água.