A nossa casa sempre foi uma festa. Carnaval, São João, Festa de Padroeira da Cidade (Nossa Senhora da Guia), o Natal e o Ano Novo, assim como os aniversários do casal e dos filhos. Papai e Nonô gostavam tanto de receber, amigos, como de frequentar suas casas, quando convidados. Nos sábados iamos para a Sorveteria de Souto Maior. Eu e meus irmãos tomavamos guaraná com ovos cozidos. Já Papai, tomava cerveja, sempre acompanhado de vários amigos, entre outros: Dr. Francisco Soares; Dr. Dioníso Costa; os irmãos Bar e Dr. Walter Aires; Dr. Nabor Wanderley; Souto Maior, o proprietário; Dr. Walter Arcoverde; Dr. Neó Tratano; Otávio Xavier; Arnaldo Diniz; Aluízio Bocão; Sr. Severiano Maia; Dr. Pedro Aurélio Brito; Dr. Paulo Gayoso, Dr. Firmino Gayoso e Deputado José Gayoso; os genros Roldão Caroca casado com Neide, Beca Palmeira casado com Ilka, Petrônio Lucena casado com Sônia, e Limdmar Medeiros casado com Judith, também considerado genro. Mário e Alberto meus irmãos maiores também acompanhavam na cervejada.
Destes encontros, surgiu o Bloco Sacarolha, na década de 60. Foi o primeiro bloco de rua da cidade de Patos. Nos domingos e terças-feiras de Carnaval o bloco saía visitando as casas dos amigos, acompanhado de uma orquestra de frevo, cujo maestro era também amigo da turma e se chamava Edson Morais, excelente tocador de trombone de vara. Este bloco por muito tempo foi uma referência para a criação de outros blocos carnavalescos e de escolas de samba na cidade. Surgiu também o Bloco dos Garotos, que era formado pelos filhos dos membros do Bloco Sacarolha.
O bloco tinha cerca de 30 componentes e era acompanhado pelos músicos que formavam a banda municipal, mas paga com recursos próprios. Nada de dinheiro público.
O Bloco Sacarolha saia nos domingos, segundas e terças-feiras do carnaval, a partir das 10h00 e encerrava as atividades do dia por volta das 17h00. Desfilava pelas principais ruas da cidade. Tinha uma programação para cada dia, ou seja, alguns foliões do bloco recebiam seus componentes em suas casas, onde era servida muita bebida, preferencialmente, cervejas geladas e tira-gostos diversos. Era uma verdadeira confraternização entre amigos.
Quantas saudades e lembranças!