Páginas

domingo, 18 de maio de 2025

Lançamento do Livro Cenários Litorâneos

Ontem (17/05), participamos do lançamento do livro de Valdir Pessoa em Lucena, na praia de Camaçari. O evento ocorreu na Praça Nova, com apoio da Secretaria de Cultura, e reuniu familiares e autoridades locais.

Nos hospedamos na Pousada e Restaurante Barcaça, cuja propriedade é de Valter Pessoa, irmão do autor.


















quinta-feira, 15 de maio de 2025

Mercados Públicos Internacionais

 


A palavra "Mercado" refere-se a um local público, ao ar livre ou em recinto fechado, onde são vendidas ou compradas mercadorias de diversos tipos.

Nas viagens ao exterior, é comum reservar um tempo para visitar os mercados públicos das cidades visitadas.

Os mercados oferecem uma maneira direta de se aproximar da cultura local. São elementos essenciais na vida de qualquer localidade, fornecendo produtos aos residentes, atraindo turistas e, quando bem administrados, contribuindo para a revitalização de áreas degradadas.

Visitar mercados públicos permite ao viajante experimentar a gastronomia local, conhecer novos temperos, frutas nativas, cortes de carnes, diversas espécies de frutos do mar e peixes, como também experimentar pratos típicos da região.

Muitos desses mercados têm histórias que atravessam gerações, destacando a importância de negociar produtos eficazmente e proporcionando uma experiência satisfatória aos visitantes.

Alguns mercados que anteriormente eram considerados inseguros foram revitalizados e transformados em atrações turísticas e espaços gastronômicos. Esses locais atualmente atraem visitantes com suas lojas, restaurantes, cafeterias e outros estabelecimentos comerciais.




























sexta-feira, 9 de maio de 2025

Socorro Crisanto Trigueiro






 Uma guerreira. Lutou até os últimos pingos da vela “vida”. Socorro, esposa do meu irmão Alberto Trigueiro, faleceu (09/05).

Era uma grande amiga e deixa muitas lembranças e saudades.





quinta-feira, 1 de maio de 2025

Valdir Filgueiras Pessoa


 "Dizem que um pescador, caminhando pela beira-mar, encontrou um grauça jogando cartas com uma estrela-do-mar.

- Mas que estrela inteligente! - disse o pescador.

- Ah, ela não é tão inteligente assim - disse o grauça - De três partidas, ganhei duas!!!"

(História tradicional modificada)

Valdir Pessoa
Valdir, primo legítimo da minha esposa Ângela. Conheci quando ainda era noivo, na Fazenda Camaçari, de propriedade dos seus pais, Edésio e Dona Lourdes. Passamos muitas semanas juntos, nesse paraíso, localizado na praia de Lucena, por muitos anos. Eram dias de muitas histórias cientificas, estórias de praieiros, etc., apesar de áreas diferentes, existia muita musicalidade, banhos de mar, discussões políticas, mas sobretudo a conservação de uma amizade fraternal e, que dura muitas décadas, apesar da distância geográfica. 

Médico cientista com Doutorado e Ph.D na Inglaterra e nos Estados Unidos. Com todo esse tempo de convivência desconhecia esse lado poético de Valdir. Foi uma grande surpresa agradável.

Com uma formação acadêmica com louvor e sempre se expressando através da "vida", conjugando aspectos biológicos com mecanismos adaptativos e reações químicas buscando sempre explicar mitos.




"Igreja da Guia - exibe frutos tropicais, coroas, cetros e caveira".

"É equivocado o pensamento euclidiano - o homem do litoral é antes de tudo um forte.

"Zé Flor - um imenso amor ao mangue".


"Estrela-do-Mar - Animais que são corpo sem centralidade na corporificação de nervosidade".

"Grauça - Guerreiro dourado das dunas".

Recomendo a leitura desse excelente livro com poemas, fotos, versos com valores éticos, preocupação e reflexão com os diferentes ecosistemas e enviando uma mensagem isenta de antropocentrismo, como diz o Professor Emérito da UNB Antonio Teixeira, na apresentação dessa obra.

Boa leitura !