Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Gestão na Saúde



Qualquer organização que vise ou não o lucro, nos dias atuais, precisa utilizar ferramentas e estratégias de Marketing.

“Marketing é manter e conquistar clientes”, diz um dos papas em gestão de negócios, o professor Theodore Levitt.

O Marketing aplicado a Gestão da Saúde busca identificar oportunidades de mercado e ajudar as instituições da  área da saúde a posicionar seus produtos e serviços de maneira que melhor atendam aos seus públicos-alvo.

Na área da Saúde também se aplica o Marketing. Na realidade, muitas clínicas e consultórios, hospitais e médicos trabalham ações de marketing mesmo sem ter consciência disso. Por exemplo, o médico enquanto profissional que lida com a saúde das pessoas, precisa de ações e estratégias que agreguem valor a sua marca e que transmitam confiança e qualidade a quem vai ao seu consultório ou clínica.

O marketing na saúde, portanto, é utilizado para aumentar a credibilidade do médico, do consultório ou de sua clínica e, consequentemente, gerar um diferencial de mercado.

O marketing na gestão da saúde pode atuar em diversas dimensões, como por exemplo: relacionamento com os clientes/pacientes, no layout do consultório o da clínica, nos hospitais, etc., na estrutura e procedimentos dentro das instituições da saúde, no relacionamento com os fornecedores e com os formadores de opinião, na padronização dos serviços e processos de atendimento com qualidade, na segmentação do público-alvo, numa comunicação eficiente, na construção de uma marca forte, entre outras.

O importante que a instituição de saúde ou médico que aplique o marketing tenha em mente que o foco ou objetivo das estratégias de marketing na saúde é desenvolver ações que gerem confiança, credibilidade e, principalmente, valor para o cliente/paciente.

Diz um ditado na área de gestão: “Competência técnica é fundamental, mas não é garantia nem sinônimo de sucesso profissional”. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário