Qualquer organização que vise ou não o lucro, nos dias
atuais, precisa utilizar ferramentas e estratégias de Marketing.
“Marketing é manter e
conquistar clientes”, diz um dos papas em gestão de negócios, o professor
Theodore Levitt.
O Marketing aplicado a Gestão da Saúde busca identificar
oportunidades de mercado e ajudar as instituições da área da saúde a posicionar
seus produtos e serviços de maneira que melhor atendam aos seus públicos-alvo.
Na área da Saúde também se aplica o Marketing. Na realidade,
muitas clínicas e consultórios, hospitais e médicos trabalham ações de
marketing mesmo sem ter consciência disso. Por exemplo, o médico enquanto
profissional que lida com a saúde das pessoas, precisa de ações e estratégias
que agreguem valor a sua marca e que transmitam confiança e qualidade a quem
vai ao seu consultório ou clínica.
O marketing na saúde, portanto, é utilizado para aumentar a
credibilidade do médico, do consultório ou de sua clínica e, consequentemente,
gerar um diferencial de mercado.
O marketing na gestão da saúde pode atuar em diversas
dimensões, como por exemplo: relacionamento com os clientes/pacientes, no layout do consultório o da clínica, nos
hospitais, etc., na estrutura e procedimentos dentro das instituições da saúde,
no relacionamento com os fornecedores e com os formadores de opinião, na
padronização dos serviços e processos de atendimento com qualidade, na
segmentação do público-alvo, numa comunicação eficiente, na construção de uma
marca forte, entre outras.
O importante que a instituição de saúde ou médico que
aplique o marketing tenha em mente que o foco ou objetivo das estratégias de
marketing na saúde é desenvolver ações que gerem confiança, credibilidade e,
principalmente, valor para o cliente/paciente.
Diz um ditado na área de gestão: “Competência técnica é
fundamental, mas não é garantia nem sinônimo de sucesso profissional”. Pense
nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário