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terça-feira, 14 de maio de 2019

Marketing & Cinema

O marketing e o cinema tem uma ligação bastante forte. O sucesso de um filme dependem de vários fatores, como por exemplo, a direção, os atores e atrizes, a fotografia, o roteiro, as locações, etc., mas depende também de um bom projeto de marketing. O objetivo desse artigo é relacionar as atividades de marketing para a indústria do cinema.

A indústria do cinema fatura bilhões de dólares por ano. Apesar da concorrência de novos meios de comunicação, por exemplo, a Netflix, o cinema ainda continua em primeiro lugar em termos de públicos e arrecadação de recursos financeiros. Hays, o autor do Código de Produção de Hollywood, certa vez afirmou: “o cinema é um dos negócios mais colossais do nosso tempo”.

Em termos de entretenimento os filmes são os que maior geram lucros para as empresas deste ramo de atividade rivalizando com os grandes parques turísticos temáticos. Uma das principais razões do sucesso dos filmes serem bem-sucedidos, inclusive desde seus primórdios, se deve a forma como são vendidos ao público.

Em linhas gerais, define-se marketingcomo sendo a arte e a ciência combinadas objetivando atender as necessidades, anseios e desejos dos consumidores/clientes. O marketing no cinema, aliás, nada mais é do que a arte e a ciência de informar e convencer os consumidores/clientes a comprar ingressos para assistir determinados filmes.

O trabalho dos profissionais de marketing em conjunto com os profissionais de relações públicas que atuam nos grandes estúdios de cinema é, de fato, fascinante e de fundamental importância para o sucesso de bilheteria. Independente do filme quer seja um que recebeu o Oscar ou uma porcaria qualquer, a meta desses profissionais é lotar as salas de cinemas pelo mundo afora e, se possível, obter o lucro esperado, conforme planejado antecipadamente durante o projeto de produção do mesmo.

Dentro do composto de marketing ou marketing-mix, a promoção (promotion), é a principal ferramenta utilizada pelos profissionais de marketing no cinema, simplesmente por ela é decisiva para o sucesso do filme. É a promoção que dá vida aos produtos ou serviços. Como diz o mestre e meu ex-professor de marketing, Francisco Madia: “... mas também é a ferramenta com a qual se acerta na mosca ou erra-se de forma grotesca e escandalosa; ou se acessa com precisão o ‘prospect’que verdadeiramente interessa ou se sensibiliza frustações e decepciona, de maneira perversa, milhares de pessoas que estavam sossegadas em seus cantos”. Por isso, os profissionais de marketing e comunicação do cinema buscam sempre encantar os consumidores/clientes do cinema.

Por exemplo, todo grande estúdio de Hollywoodtem um departamento de marketinge comunicação integrados, muitas vezes associados às grandes distribuidoras de filmes. Este departamento é responsável por projetar e implementar estratégias de marketinge de comunicação eficientes e coesas entre diferentes plataformas de mídias, como por exemplo, trailersde cinema, jornais, outdoor, merchandising, outbus,revistas, canais de televisão abertas e fechadas, rádio, internete críticos de cinemas, entre outras. É uma verdadeira combinação da arte e da ciência para atrair pessoas as salas escuras do cinema.

Como a indústria do cinema é cíclica e sazonal por natureza, nos últimos anos, as estratégias de marketinge comunicação escolhem para lançar os filmes no verão, Natal e feriados prolongados. Nos últimos anos, a tática em geral tem sido “pensar grande”. Ou seja, para os filmes caros, a campanha de marketinge comunicação pode custar até a metade do orçamento de produção como foi dito anteriormente. Os profissionais de marketingtêm em vista que todo o investimento na promoção do filme tenha seu retorno nas vendas brutas do primeiro final de semana do lançamento do filme. As vendas na semana do lançamento são um reflexo direto de quanta expectativa e empolgação foi gerada pela campanha de marketinge comunicação. Em geral, um filme é um produto de um sistema de produção onde o lucro é a única coisa visada.

Vale ressaltar que cada filme tem características diferentes, portanto, os departamentos de marketinge comunicação trabalham tentando posicionar na mente dos consumidores/clientes especificidades diferenciais (algo mais) para cada público-alvo. Assim, descobrir o público-alvo que pretende atingir com aquele filme a ser lançado é o primeiro passo. Com base nessa definição, que é feita através de pesquisas demarketing, define-se o público-alvo e os profissionais de marketingdecidem que mídias irão utilizar para o sucesso do lançamento.

A seguir, apresenta-se um exemplo hipotético,para um lançamento de um filme que pretende atingir um grande número de cinéfilos ou frequentadores comuns às salas de cinema. 

Trailers: é o principal elemento para atrair cinéfilos. São editados e testados um ano antes do lançamento do filme. A ideia é dar aos frequentadores de cinema um sabor de risadas, dos efeitos especiais e surpresas das tramas do filme e, sobretudo, deixar pessoas com vontade de ver mais. 

SiteAo mesmo tempo em que os trailers chegam aos cinemas é lançado também o site oficial do filme. O portal é bastante completo de informações significativas para atrair e conquistar pessoas a assistir ao filme.

Coletiva de imprensa: Com a aproximação do lançamento do filme convoca-se uma coletiva para imprensa – formada de jornalistas, reportes e críticos de cinema, onde são levados para um local devidamente organizado, com a presença de diretores, produtores, roteiristas e, principalmente, atores do filme.

Bombardeio publicitário: a ideia é bombardear o público com imagens e promoções do filme de sorte que o filme acabe se tornando um evento “imperdível”. São anúncios em outdoor, outbus, anúncios em páginas de jornal e revistas, VTs em redes de televisão abertas e fechadas, os atores principais aparecem em talk shows, etc. É um verdadeiro bombardeio promocional.

Internet:vem se tornando uma grande mídia para lançamento de filmes. Além do site oficial, utilizam-se as redes sociais, como por exemplo, Facebook, YouTube, Twitter, Orkut, Linkedin, Blogs, Flickr, MSN, MySpace, entre outras, para promover o lançamento do filme.

Merchandising:utilização de cadeias corporativas como, por exemplo, hotéis, restaurantes onde ocorreram as locações de filmagens; carros utilizados no roteiro do filme e até cidades onde foram rodadas as principais filmagens.

Por fim, sinalizo que esta atividade deve ser realizada por profissionais de marketinge de comunicação altamente competentes e com experiência em eventos de entretenimento. Pense nisso!

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