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quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Planejamento Estratégico de Endomarketing


O primeiro passo para elaboração do plano estratégico de endomarketing é definir o posicionamento único para todas as campanhas.

·       Documentar significa colocar a informação dentro de um canal ou instrumento de comunicação interna.

·       Formalizar significa assinar com marca e slogan internos.

·       Veicular significa tornar disponível visualmente para que todos os colaboradores tenham acesso à informação.

·       Assim, como uma empresa deve posicionar-se para fora, no que diz respeito ao mercado, também deve posicionar-se para dentro, em relação ao seu público interno.

·       Al Ries e Jack Trout: “posicionamento não é o que se faz para uma empresa, mas o que se faz para a mente do consumidor”.

·       Depois de estabelecido o posicionamento, é necessário trabalhar conteúdos conceituais que tenham coerência com ele.

·       Nenhum trabalho de marketing interno bem feito e perene pode ser planejado sem que haja a determinação inicial de um bom e consistente conceito, ou seja, uma idéia principal que seja pensada e elaborada.

·       Encontrar um bom conceito é o que vai fazer a diferença entre um programa criativo e inovador e um programa sem vida.

·       Canais/veículos: Revista Interna; Boletim Interno Quinzenal; Jornal Mural; Intranet.

·       Slogan Interno: o slogan é a frase que representa o posicionamento interno e que pode estar associada à assinatura do processo ou identificando os canais oficiais de comunicação interna.

·       Marca Interna: a recomendação é não usar personagens ou guimics para campanhas internas, evitando-os na assinatura de um processo mais consistente.

·       Em campanhas educativas, os personagens são bem aceitos.

·       A linguagem gráfica utilizada na marca interna deve levar em consideração, também, o segmento de atuação da empresa.

·       Planejamento de Conteúdo: em endomarketing, vive-se em curto prazo. Isso acontece porque a informação é decorrente de decisões e de fatos cotidianos, o que permite o planejamento conceitual, estrutural e criativo, mas impede o planejamento de conteúdo.

·       A partir dos grupos de conteúdo é que devem ser determinados os espaços dentro dos canais de comunicação interna. Um jornal interno ou um jornal de parede, por exemplo, precisam de espaços específicos para informações de Recursos Humanos.

·       Planejamento estrutural e de processos: 1) Comunicação Interna Local (da unidade para o seu público interno); 2) Comunicação Face a Face (da liderança para a sua equipe).

·       A proposta da comunicação face a face é estabelecer um padrão mínimo de reuniões de informação a serem realizadas pelas lideranças.

·       Os canais de integração são aqueles que permitem a convivência e a troca de experiências entre pessoas, áreas e unidades.



Planejamento Estratégico de Endomarketing

·       O primeiro passo para elaboração do plano estratégico de endomarketing é definir o posicionamento único para todas as campanhas.

·       Documentar significa colocar a informação dentro de um canal ou instrumento de comunicação interna.

·       Formalizar significa assinar com marca e slogan internos.

·       Veicular significa tornar disponível visualmente para que todos os colaboradores tenham acesso à informação.

·       Assim, como uma empresa deve posicionar-se para fora, no que diz respeito ao mercado, também deve posicionar-se para dentro, em relação ao seu público interno.

·       Al Ries e Jack Trout: “posicionamento não é o que se faz para uma empresa, mas o que se faz para a mente do consumidor”.

·       Depois de estabelecido o posicionamento, é necessário trabalhar conteúdos conceituais que tenham coerência com ele.

·       Nenhum trabalho de marketing interno bem feito e perene pode ser planejado sem que haja a determinação inicial de um bom e consistente conceito, ou seja, uma idéia principal que seja pensada e elaborada.

·       Encontrar um bom conceito é o que vai fazer a diferença entre um programa criativo e inovador e um programa sem vida.

·       Canais/veículos: Revista Interna; Boletim Interno Quinzenal; Jornal Mural; Intranet.

·       Slogan Interno: o slogan é a frase que representa o posicionamento interno e que pode estar associada à assinatura do processo ou identificando os canais oficiais de comunicação interna.

·       Marca Interna: a recomendação é não usar personagens ou guimics para campanhas internas, evitando-os na assinatura de um processo mais consistente.

·       Em campanhas educativas, os personagens são bem aceitos.

·       A linguagem gráfica utilizada na marca interna deve levar em consideração, também, o segmento de atuação da empresa.

·       Planejamento de Conteúdo: em endomarketing, vive-se em curto prazo. Isso acontece porque a informação é decorrente de decisões e de fatos cotidianos, o que permite o planejamento conceitual, estrutural e criativo, mas impede o planejamento de conteúdo.

·       A partir dos grupos de conteúdo é que devem ser determinados os espaços dentro dos canais de comunicação interna. Um jornal interno ou um jornal de parede, por exemplo, precisam de espaços específicos para informações de Recursos Humanos.

·       Planejamento estrutural e de processos: 1) Comunicação Interna Local (da unidade para o seu público interno); 2) Comunicação Face a Face (da liderança para a sua equipe).

·       A proposta da comunicação face a face é estabelecer um padrão mínimo de reuniões de informação a serem realizadas pelas lideranças.

·       Os canais de integração são aqueles que permitem a convivência e a troca de experiências entre pessoas, áreas e unidades.

·       Canais Informativos: 1) e-mail; 2) jornal eletrônico; 3) revista interna; 4) encartes no jornal/revista interna; 5) jornal de parede; 6) painel de gestão à vista;7) boletins informativos; 8) mala-direta; 9) display de mesa; 10) intranet; 11) TV interna; 12) rádio interna; 13) mídias eletrônicas; 14) outras mídias internas.

·       Canais Informativos: 1) e-mail; 2) jornal eletrônico; 3) revista interna; 4) encartes no jornal/revista interna; 5) jornal de parede; 6) painel de gestão à vista;7) boletins informativos; 8) mala-direta; 9) display de mesa; 10) intranet; 11) TV interna; 12) rádio interna; 13) mídias eletrônicas; 14) outras mídias internas.

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