O primeiro passo para elaboração do plano estratégico
de endomarketing é definir o posicionamento único para todas as campanhas.
· Documentar significa colocar a informação dentro de um
canal ou instrumento de comunicação interna.
· Formalizar significa assinar com marca e slogan
internos.
· Veicular significa tornar disponível visualmente para
que todos os colaboradores tenham acesso à informação.
· Assim, como uma empresa deve posicionar-se para fora,
no que diz respeito ao mercado, também deve posicionar-se para dentro, em
relação ao seu público interno.
· Al Ries e Jack Trout:
“posicionamento não é o que se faz para uma empresa, mas o que se faz para a
mente do consumidor”.
· Depois de estabelecido o posicionamento, é necessário
trabalhar conteúdos conceituais que tenham coerência com ele.
· Nenhum trabalho de marketing interno bem feito e
perene pode ser planejado sem que haja a determinação inicial de um bom e
consistente conceito, ou seja, uma idéia principal que seja pensada e
elaborada.
· Encontrar um bom conceito é o que vai fazer a
diferença entre um programa criativo e inovador e um programa sem vida.
· Canais/veículos: Revista Interna; Boletim Interno Quinzenal; Jornal
Mural; Intranet.
· Slogan
Interno: o slogan é a frase que
representa o posicionamento interno e que pode estar associada à assinatura do
processo ou identificando os canais oficiais de comunicação interna.
· Marca
Interna: a recomendação é não usar
personagens ou guimics para campanhas
internas, evitando-os na assinatura de um processo mais consistente.
· Em campanhas educativas, os personagens são bem
aceitos.
· A linguagem gráfica utilizada na marca interna deve
levar em consideração, também, o segmento de atuação da empresa.
· Planejamento
de Conteúdo: em endomarketing,
vive-se em curto prazo. Isso acontece porque a informação é decorrente de
decisões e de fatos cotidianos, o que permite o planejamento conceitual,
estrutural e criativo, mas impede o planejamento de conteúdo.
· A partir dos grupos de conteúdo é que devem ser
determinados os espaços dentro dos canais de comunicação interna. Um jornal
interno ou um jornal de parede, por exemplo, precisam de espaços específicos
para informações de Recursos Humanos.
· Planejamento
estrutural e de processos: 1) Comunicação
Interna Local (da unidade para o seu público interno); 2) Comunicação Face a
Face (da liderança para a sua equipe).
· A proposta da comunicação face a face é estabelecer um
padrão mínimo de reuniões de informação a serem realizadas pelas lideranças.
· Os canais de integração são aqueles que permitem a
convivência e a troca de experiências entre pessoas, áreas e unidades.
Planejamento Estratégico de Endomarketing
· O primeiro passo para elaboração do plano estratégico
de endomarketing é definir o posicionamento único para todas as campanhas.
· Documentar significa colocar a informação dentro de um
canal ou instrumento de comunicação interna.
· Formalizar significa assinar com marca e slogan
internos.
· Veicular significa tornar disponível visualmente para
que todos os colaboradores tenham acesso à informação.
· Assim, como uma empresa deve posicionar-se para fora,
no que diz respeito ao mercado, também deve posicionar-se para dentro, em
relação ao seu público interno.
· Al Ries e Jack Trout:
“posicionamento não é o que se faz para uma empresa, mas o que se faz para a
mente do consumidor”.
· Depois de estabelecido o posicionamento, é necessário
trabalhar conteúdos conceituais que tenham coerência com ele.
· Nenhum trabalho de marketing interno bem feito e
perene pode ser planejado sem que haja a determinação inicial de um bom e
consistente conceito, ou seja, uma idéia principal que seja pensada e
elaborada.
· Encontrar um bom conceito é o que vai fazer a
diferença entre um programa criativo e inovador e um programa sem vida.
· Canais/veículos: Revista Interna; Boletim Interno Quinzenal; Jornal
Mural; Intranet.
· Slogan
Interno: o slogan é a frase que
representa o posicionamento interno e que pode estar associada à assinatura do
processo ou identificando os canais oficiais de comunicação interna.
· Marca
Interna: a recomendação é não usar
personagens ou guimics para campanhas
internas, evitando-os na assinatura de um processo mais consistente.
· Em campanhas educativas, os personagens são bem
aceitos.
· A linguagem gráfica utilizada na marca interna deve
levar em consideração, também, o segmento de atuação da empresa.
· Planejamento
de Conteúdo: em endomarketing,
vive-se em curto prazo. Isso acontece porque a informação é decorrente de
decisões e de fatos cotidianos, o que permite o planejamento conceitual,
estrutural e criativo, mas impede o planejamento de conteúdo.
· A partir dos grupos de conteúdo é que devem ser
determinados os espaços dentro dos canais de comunicação interna. Um jornal
interno ou um jornal de parede, por exemplo, precisam de espaços específicos
para informações de Recursos Humanos.
· Planejamento
estrutural e de processos: 1) Comunicação
Interna Local (da unidade para o seu público interno); 2) Comunicação Face a
Face (da liderança para a sua equipe).
· A proposta da comunicação face a face é estabelecer um
padrão mínimo de reuniões de informação a serem realizadas pelas lideranças.
· Os canais de integração são aqueles que permitem a
convivência e a troca de experiências entre pessoas, áreas e unidades.
· Canais
Informativos: 1) e-mail; 2) jornal
eletrônico; 3) revista interna; 4) encartes no jornal/revista interna; 5)
jornal de parede; 6) painel de gestão à vista;7) boletins informativos; 8)
mala-direta; 9) display de mesa; 10) intranet; 11) TV interna; 12) rádio
interna; 13) mídias eletrônicas; 14) outras mídias internas.
· Canais
Informativos: 1) e-mail; 2) jornal
eletrônico; 3) revista interna; 4) encartes no jornal/revista interna; 5)
jornal de parede; 6) painel de gestão à vista;7) boletins informativos; 8)
mala-direta; 9) display de mesa; 10) intranet; 11) TV interna; 12) rádio
interna; 13) mídias eletrônicas; 14) outras mídias internas.
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