Análise foi feita a partir do levantamento de 89 equipes
que disputam as quatro principais ligas de esportes coletivos do país: Futebol,
Futsal, Voleibol e Basquetebol
O mercado de patrocínio esportivo brasileiro encerrou 2013 movimentando
R$ 665 milhões. Um estudo da Brunoro Sport and Business (BSB), analisou 89
equipes que disputam as quatro principais ligas de esportes coletivos do país:
futebol, futsal, voleibol e basquetebol. O resultado indica que o mercado
nacional segue uma tendência mundial onde o esporte desponta como principal
segmento a atrair investimentos em patrocínio. Estima-se que aproximadamente
US$ 115 bilhões sejam gastos anualmente com esta ferramenta e 70% deste valor é
direcionado aos esportes.
No
Brasil, o futebol é a principal modalidade, recebendo 68% do orçamento. Em
seguida aparecem o vôlei, com 16%, basquete com 9%, e Futsal com 7%. Entre os
anunciantes com os maiores valores investidos no esporte, o setor público
aparece em primeiro, seguido por empresas de comunicação e de saúde. Companhias
de construção civil e entidades bancárias ocupam a quarta e a quinta posição,
respectivamente. Em modalidades como futsal, basquete e vôlei, a pesquisa
também aponta um maior aporte das prefeituras e governos estudais em equipes
locais.
Fonte:
Mundo Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário