É ela que primeiro mostra ao cliente/paciente o que
ele pode vir a encontrar no consultório, clínica ou hospital. É aquela
conhecida história de que ‘a primeira impressão é que fica’.
Por isso, é tão importante ter uma equipe na linha
de frente preparada para atender bem. O cliente/paciente chega na sala de
espera com as expectativas alta. Ele quer ser bem tratado pelo médico e espera
encontrar a solução para seus problemas.
Mas, o paciente não ficará satisfeito se for
atendido com desinteresse, antipatia e frieza. Se isso vier da recepcionista ou
atendente, mesmo que inconscientemente, o médico também passará a ser visto
dessa forma.
O cliente/paciente não avalia o serviço em partes,
mas como um todo.
Vejamos um exemplo que acontece várias vezes nas
recepções de consultórios, clínicas e postos de atendimento de hospitais,
públicos ou privados.
“As secretárias de alguns médicos devem crer que são
doutoras.
Algumas perguntam, quando chegamos à uma consulta, a razão da sua
visita e você tem que responder, diante de todos, as perguntas que lhe fazem o
que às vezes é muito desagradável.
Não há nada pior que uma recepcionista que
te pede para dizer o que está se passando contigo numa sala de espera cheia de
pacientes.
Uma vez entrei para uma consulta e me aproximei de uma recepcionista
pouco simpática.
- Bom dia, senhorita!
A recepcionista me disse:- Bom
dia, senhor, o que o senhor está sentindo? Por que quer ver o Doutor?
- Tenho
um problema com meu pinto, respondi. Como alguns dos presentes riram, a
recepcionista se irritou e me disse:
- Você não deveria dizer coisas como estas
diante das pessoas.
- Porque não? ... você me perguntou o que eu estava
sentindo e eu respondi. A recepcionista sem jeito me disse:
- Poderia ter sido
mais dissimulado e dizer, por exemplo, que teria uma irritação no ouvido e
discutir o real problema com o Doutor, mais tarde e em particular. Ao que eu
respondi:
- E você não deveria fazer perguntas diante de estranhos, se a
resposta pode incomodar.
Então sorri, saí e voltei a entrar:
- Bom dia
Senhorita!
A recepcionista sorriu meio sem jeito e perguntou:
- Sim???
- Tenho
problemas com meu ouvido!
A recepcionista assentiu e sorriu, vendo que havia
seguido seu conselho e voltou a me perguntar:
- E... o que acontece com o seu
ouvido, senhor?
- Arde quando eu mijo!”. (Eulalia Lucena).
Preciso muito contratar recepção clínica. Obrigada pelas dicas de recepção clínica!
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