Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Case: Azeite de Oliva

Este case foi extraído do livro “Reposicionamento” autores: Jack Trout e Steve Rivkin.

“Poucas pessoas sabem que a Espanha é realmente o  produtor dominante de azeite de olivia. Em geral produz mais da metade do azeite no mundo. A Itália, a produtora número dois, tem apenas a metade da produção da Espanha. De fato, a Espanha produz mais que todos os outros países juntos.

Mas há um grande problema: embora a Espanha lidere a produção de azeite, muitas pessoas percebem a Itália como o rei do azeite. Por causa disso, a Espanha fabrica a maior parte do azeite, enquanto as empresas italianas ganham mais dinheiro com suas marcas de azeite de olivia. Como eles fazem isso? Compram o azeite da Espanha, colocam-no em suas latas e garrafas e o exportam como azeite italiano. O que a Espanha deveria fazer? Esta foi uma pergunta que os produtores espanhóis nos fizeram. Nossa resposta veio em três etapas.

A primeira etapa era reposicionar claramente a Espanha como a ‘produtora número um de azeite de olivia do mundo’.  Esse fato pouco conhecido teve de ser colocado na mente dos clientes existentes e potenciais. A produção da Espanha era uma parte importante da mensagem. Produzir mais que todos os demais concorrentes juntos é um grande feito. Mas a Itália já estava na mente das pessoas, então, era preciso encontrar uma forma de reposicioná-la como produtora que usava o azeite de olivia espanhol.

A segunda dramatizava essa mensagem tomando emprestado um fato histórico. Sugerimos que a Espanha produzisse uma propaganda que afirmasse o seguinte:

“Há dois mil anos, os romanos eram nossos melhores clientes. Hoje, continuam sendo.


Essa mensagem diz que os italianos sempre reconheceram o bom azeite de oliva quando o provavam. Já que a Itália é conhecida por sua culinária, esta é uma ideia bastante significativa. Mas havia outro problema. Era um selo simples que dizia ‘azeite de oliva 100% espanhol’.  Esse selo deveria ser colocado em toda lata e garrafa de puro azeite de oliva espanhol."

Nenhum comentário:

Postar um comentário