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quarta-feira, 3 de junho de 2015

Marketing não é só propaganda na área da Saúde

Marketing não é só propaganda em mídias, tais como, revistas, rádios, televisões e outdoors. É muito mais. É, acima de tudo, conquistar e, mais que isso, manter clientes.

Tomando, por exemplo, a área da Saúde, as ações de marketing permeiam todas as etapas de prestação do serviço, desde a recepção do cliente/paciente até o seu pós-atendimento.

A recepção, por exemplo, é o cartão de visita do consultório ou clínica do profissional da saúde. É aquela conhecida história de que “a primeira impressão é a que fica”. Daí a importância do consultório ou clínica ter uma equipe na linha de frente bem treinada para atender da melhor maneira possível às necessidades de desejos dos clientes/pacientes.

Quando o cliente/paciente adentra a sala da recepção do consultório ou da clínica, ele quer ser bem tratado e encontrar solução para seus problemas, através de um profissional qualificado e competente. Mas o cliente paciente não ficará satisfeito se for atendido com desinteresse, antipatia e frieza logo na recepção, mesmo que o profissional da área seja competente. Isso é devido pelo simples motivo: o cliente/paciente não avalia o serviço em partes, mas como um todo.


Um bom atendimento na recepção é, portanto, uma das ferramentas de marketing na saúde. Uma ferramenta que está ao alcance, sem a necessidade de contratação de mais pessoas ou de grandes investimentos. Basta somente aplicar a técnica do endomarketing ou marketing interno.

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