Além de ser considerado como o
inovador da Administração Moderna, Peter
Drucker também foi referenciado como o “pai” intelectual do conceito da com
visão de “fora para dentro”.
Segundo Peter Drucker “Só há uma
definição válida do propósito das empresas: criar clientes”. Jeffrey A. Krames, autor do livro “A
Cabeça de Peter Drucker”, considera esse princípio gerencial o mais proclamado
e importante desse grande pensador.
O autor do livro acima citado
resumiu em um dos capítulos “os
pensamentos e as constantes do mundo exterior, os fatores que os executivos
devem encarar como premissas, restrições e desafios”, da seguinte forma:
1) os
resultados e recursos se situam fora da empresa (o que a maioria denomina
centro de lucros são, na realidade, centro de custos; 2) os resultados são
alcançados pela exploração de oportunidades, não pela solução de problemas
(para obter resultados, os recursos devem ser alocados para as oportunidades); 3) os
melhores resultados convergem para os líderes do mercado ( a empresa que quer
resultados econômicos precisa ser líder em ´algo´
que tenha valor para o cliente ou para o mercado); 4) a liderança é efêmera
(as empresas tendem a perder a liderança e a se tornar medíocres); 5) O que existe está envelhecendo ( até
os melhores gestores caem na armadilha de se concentrar no passado); 6) O que existe tende a estar mal
distribuído (os primeiros 10% de todos os esforços da empresa produzem 90%
dos resultados); 7) Para alcançar os
melhores resultados econômicos, concentre-se (Drucker argumenta que nenhuma
outra regra de mercado é desrespeitada com tanta freqüência quanto o princípio
da concentração).
Jeffrey sinaliza no livro que Drucker
ampliou a doutrina quando citou no seu livro “O gerente eficaz” a seguinte
expressão: “não há resultados dentro da
organização”. Ele sugeriu que muitas organizações se tornam míopes e se
isolam dos clientes e da concorrência, por não passarem tempo suficiente no
mercado, que para ele é “o único lugar que importa”.
Por fim, segundo o autor do livro “A Cabeça de Peter Drucker”, “mudar mentalidade é grande parte da
essência desse pensador. Abandonar atitudes e modos de pensar ultrapassados e
adotar outros mais adequados à nova realidade e um dos ensinamentos clássicos
de Drucker”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário