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domingo, 23 de abril de 2017

Com açúcar e com afeto

Francisco Madia
Um dia Nara Leão cruza com Chico Buarque e brifa: “Quero uma canção que fala que a mulher sofre, a mulher espera o marido etc. e tal.” “Eu fiz para a Nara e pro tema exato que ela pedia. Uma canção sob encomenda mesmo…” explica o compositor.

Na música, o açúcar e o afeto no doce predileto era para o marido parar em casa. O mesmo que a comunicação moderna e eficaz impõe às empresas que minimamente pretendam e mereçam ganhar a atenção de seus suspects, prospects e clients. Sem açúcar e sem afeto chance zero.

Desde que o Casino comprou o Pão de Açúcar o Pão de Açúcar é outro. Não obstante todos os merecimentos e créditos de Abílio e seus comandados, um novo dono, uma nova gestão, só melhorar a percepção que seus clientes têm da rede.

O potencialmente melhor clube de relacionamento do país, O Pão de Açúcar Mais – Cliente Mais –, enquanto sob a gestão anterior era uma lástima; com o Casino, ressuscitou! E agora os clientes da rede lembram-se que tem um plano que funciona, que dá descontos, que premia, não mais esporadicamente. Semanalmente, diariamente. E que ninguém mais precisa telefonar para quem quer que seja para agendar o resgate dos créditos numa determinada loja. A cada nova compra a caixa diz o saldo e pergunta ao cliente se quer utilizá-lo.

Agora, o mesmo carinho e afeto vêm sendo aplicado em doses substanciais e generosas pelo Pão de Açúcar em sua comunicação com o mercado. Não apenas ofertando, como fazem os demais players, mas agregando valor, prestando serviços, atraindo e gratificando, irresistivelmente, seus clientes.

Na semana passada voltei a receber um encarte especial de limpeza. Se fosse como antes, um anúncio e ofertas. Não! Definitivamente não! Um editorial de qualidade contando com a cumplicidade de alguns dos principais fornecedores de produtos de limpeza da rede.

O encarte é um Especial de Limpeza. E, em seu editorial, diz, “O segredo para manter a casa limpa é simples: escolher os produtos certos e saber usá-los. E é essa a missão do Pão de Açúcar neste especial, ajudar você a encontrar o que precisa com o melhor custo-benefício para cuidar de seu lar, sem esforço. Aproveite!”.

Claro que tem ofertas; e que ofertas! Descontos de até 50% em produtos de limpeza o que é sensacional. Mas nenhum desconto vem sozinho. Suporta-se e enaltece-se com editoriais de uso. Omo, Vanish, Ariel, OLA, Comfort, Ypê, Passe Bem, Veja, Condor, Finish, Silvo, SBP, Neve e muitas outras marcas de qualidade, não apenas vendendo-se, mas, e também, e principalmente, orientando.

E logo em baixo de cada oferta e mini editorial, dois preços. O preço da gôndola, e o preço para Clientes Mais. Por exemplo, compra de 3 unidades de Omo Multiação 4 kg o cliente ocasional paga R$ 36,90 a unidade. O Cliente Mais, R$ 29,90. Ou o Lava-Roupa OLA de 1 litro que custa R$ 20,90 para o cliente ocasional, e R$ 15,90 para o Cliente Mais. E, em anexo, o conteúdo: “A pele do bebê é supersensível, e por isso, é importante escolher um lava-roupa líquido que não cause alergias. Além disso, lembre-se de lavar a roupa de bebê separada das peças da família até, pelo menos, 6 meses de idade. Para saber mais consulte seu pediatra”.

Se no Com Açúcar, Com Afeto o objetivo das mulheres eram fazer seus homens “pararem em casa”, o do Pão de Açúcar é o de alcançar a preferência total de seus clientes. JAMAIS RETER! Atrair e sustentar. Com CARINHO e COM AFETO até mesmo e porque o AÇÚCAR está na marca. Com atenção e respeito. Com relevância. Com Serviços e Conteúdo. E mais, para Clientes Mais!


Por que será que todas as “demais” empresas não seguem o exemplo?

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