Francisco Madia |
Um dia Nara Leão cruza com Chico
Buarque e brifa: “Quero uma canção que fala que a mulher sofre, a mulher espera
o marido etc. e tal.” “Eu fiz para a Nara e pro tema exato que ela pedia. Uma
canção sob encomenda mesmo…” explica o compositor.
Na música, o açúcar e o afeto no
doce predileto era para o marido parar em casa. O mesmo que a comunicação
moderna e eficaz impõe às empresas que minimamente pretendam e mereçam ganhar a
atenção de seus suspects, prospects e
clients. Sem açúcar e sem afeto chance zero.
Desde que o Casino comprou o Pão
de Açúcar o Pão de Açúcar é outro. Não obstante todos os merecimentos e
créditos de Abílio e seus comandados, um novo dono, uma nova gestão, só
melhorar a percepção que seus clientes têm da rede.
O potencialmente melhor clube de
relacionamento do país, O Pão de Açúcar Mais – Cliente Mais –, enquanto sob a
gestão anterior era uma lástima; com o Casino, ressuscitou! E agora os clientes
da rede lembram-se que tem um plano que funciona, que dá descontos, que premia,
não mais esporadicamente. Semanalmente, diariamente. E que ninguém mais precisa
telefonar para quem quer que seja para agendar o resgate dos créditos numa
determinada loja. A cada nova compra a caixa diz o saldo e pergunta ao cliente
se quer utilizá-lo.
Agora, o mesmo carinho e afeto
vêm sendo aplicado em doses substanciais e generosas pelo Pão de Açúcar em sua
comunicação com o mercado. Não apenas ofertando, como fazem os demais players,
mas agregando valor, prestando serviços, atraindo e gratificando,
irresistivelmente, seus clientes.
Na semana passada voltei a
receber um encarte especial de limpeza. Se fosse como antes, um anúncio e
ofertas. Não! Definitivamente não! Um editorial de qualidade contando com a
cumplicidade de alguns dos principais fornecedores de produtos de limpeza da
rede.
O encarte é um Especial de
Limpeza. E, em seu editorial, diz, “O segredo para manter a casa limpa é
simples: escolher os produtos certos e saber usá-los. E é essa a missão do Pão
de Açúcar neste especial, ajudar você a encontrar o que precisa com o melhor
custo-benefício para cuidar de seu lar, sem esforço. Aproveite!”.
Claro que tem ofertas; e que
ofertas! Descontos de até 50% em produtos de limpeza o que é sensacional. Mas
nenhum desconto vem sozinho. Suporta-se e enaltece-se com editoriais de uso.
Omo, Vanish, Ariel, OLA, Comfort, Ypê, Passe Bem, Veja, Condor, Finish, Silvo,
SBP, Neve e muitas outras marcas de qualidade, não apenas vendendo-se, mas, e
também, e principalmente, orientando.
E logo em baixo de cada oferta e
mini editorial, dois preços. O preço da gôndola, e o preço para Clientes Mais.
Por exemplo, compra de 3 unidades de Omo Multiação 4 kg o cliente ocasional
paga R$ 36,90 a unidade. O Cliente Mais, R$ 29,90. Ou o Lava-Roupa OLA de 1
litro que custa R$ 20,90 para o cliente ocasional, e R$ 15,90 para o Cliente
Mais. E, em anexo, o conteúdo: “A pele do bebê é supersensível, e por isso, é
importante escolher um lava-roupa líquido que não cause alergias. Além disso,
lembre-se de lavar a roupa de bebê separada das peças da família até, pelo
menos, 6 meses de idade. Para saber mais consulte seu pediatra”.
Se no Com Açúcar, Com Afeto o
objetivo das mulheres eram fazer seus homens “pararem em casa”, o do Pão de
Açúcar é o de alcançar a preferência total de seus clientes. JAMAIS RETER!
Atrair e sustentar. Com CARINHO e COM AFETO até mesmo e porque o AÇÚCAR está na
marca. Com atenção e respeito. Com relevância. Com Serviços e Conteúdo. E mais,
para Clientes Mais!
Por que será
que todas as “demais” empresas não seguem o exemplo?
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