Páginas

terça-feira, 11 de junho de 2019

Marketing Médico: A recepção

A recepção do consultório, clínica médica ou unidades hospitalares é uma das ações fundamentais para o sucesso do estabelecimento. Na verdade, a recepção é o cartão de visita do médico, consultório, clínica ou hospital. É a recepção que mostra aos clientes/pacientes o que eles podem vir a encontrar no consultório ou clínica médica. Isso também é válido, principalmente, para as organizações hospitalares.

O paciente/cliente quando está na sala de espera para ser atendido por um profissional da área da saúde, espera e tem a esperança que terá uma solução médica para o seu problema. Portanto, espera ser atendido bem e, sobretudo, humanizado. Mas, o paciente/cliente não ficará satisfeito se for atendido com desinteresse, antipatia e frieza. O computador do profissional tanto pode ser uma aliado na empatia com o paciente/cliente como pode também ser um ponto fraco no atendimento. Isso também é válido para a recepcionista dos consultórios, clínicas ou unidades hospitalares. Se o tratamento da recepcionista tem esse foco, o profissional da saúde passará a ser visto dessa forma também e as organizações hospitalares com uma imagem distorcida. O paciente/cliente avalia o serviço em partes, mas como um todo. Os detalhes no relacionamento entre pacientes/clientes e profissionais e organizações da saúde é fundamental para um eficiente e eficaz atendimento.

As principais reclamações dos pacientes/clientes quanto à linha de frente são relacionadas à ausência de simpatia e empatia. Um simples “boa tarde” ou “boa noite”, pode transformar tudo nessa relação no atendimento do paciente/cliente e o profissional da saúde. Mesma coisa com “obrigado” ou “por favor”. Coisas simples encantam os pacientes/clientes. 

Um bom atendimento na recepção é, portanto, uma das melhores ferramentas de marketing à disposição do profissional da área da saúde. Uma ferramenta que está ao alcance, sem a necessidade de contratação de mais pessoas ou de grandes investimentos. Basta treinar o pessoal da linha de frente. Simples mais eficaz.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário