Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Leiria (PT) 2021


Estivemos em Leiria em 2019 quando fomos visitar meu sobrinho e afilhado Osvaldinho e Larissa que residem e trabalham nessa linda cidade e que estão de mudança nos próximos dias para Lisboa. Desta vez fomos conhecer, nosso novo sobrinho neto, PEDRO, luso-brasileiro, filho do casal. 

 

Leiria é uma das cidades mais importantes de Portugal. A cidade é agradável, discreta e cultural. Vários eventos são realizados durante todo o ano. Existem bons restaurantes, bares e cafeterias; as ruas encontram-se repletas de lojas de várias grifes e de diversas categorias. O serviço de transporte ligando a cidade a Lisboa, tanto terrestre quanto ferroviário é muito bom.

 

Chegamos a cidade por volta das 08hs30mim e retornamos às 20hs00. Nosso objetivo nessa visita era, com frisei acima conhecer o Pedro. Assim, passamos o dia praticamente com ele. Saímos para almoçar no excelente restaurante, Matilde Noca, referência da gastronomia portuguesa, destacando os pratos: cabrito assado ao forno, lombo de porco preto e o bacalhau na telha. No terraço do restaurante pode-se observar uma vista privilegiada para o Castelo e para a cidade de Leiria.

 

Após o almoço fomos conhecer o Castelo de Leiria, símbolo monumental da história da Cidade. Foi recentemente restaurado e é de uma beleza arquitetônica maravilhosa. Nessa reforma a subida se dá através de um teleférico gratuito aos visitantes. Guarda no seu interior muralhas vestígios das diversas fases de ocupação, desde a fortaleza militar ao palácio real.

 



P.S.: Esta postagem é uma homenagem ao meu irmão Osvaldo que faz aniversário hoje. Parabéns! Muitas felicidades, saúde e paz. Forte abraço.






















 

2 comentários: