Páginas

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Montijo & Alcochete 2023

Nosso sobrinho e afilhado, Osvaldinho, casado com Larissa e são pais do famoso PEDRO, residem em Montijo. Fomos visitá-los e almoçamos um bacalhau de primeira no apartamento deles. 


 A cidade do Montijo é fortemente marcada pelo Rio. No século XVI a localidade teve um grande desenvolvimento, muito marcante, devido à vinda de trabalhadores oriundos de diversas regiões do País, para participar nas obras que visavam tornar o rio navegável, con trariando a sua tendência de assoreamento.


Esta obra marcou definitivamente a povoação e possibilitou a diversificação da economia lo-cal, que até então dependia exclusivamente de actividade piscatória.

Desde essa época, o Montijo foi um local de passagem obrigatório de todos aqueles que, até do século XIX, de Lisboa viajavam para o Alentejo ou vice-versa. Assim, pelo Montijo circularam ao longo dos séculos importantes via jantes que contribuíram para o desenvolvimento da vila e a tornaram pólo de uma grande dimensão comercial.



Situado na margem sul do Estuário do Tejo, e porta de entrada para a mais importante zona húmida da Europa, o concelho de Alcochete integra a Área Metropolitana de Lisboa, beneficiando de um acesso privilegiado à capital através da Ponte

Vasco da Gama, além dos acessos à auto-estrada do Norte, IC 32, e a ligação à A2.

O concelho tem uma área de aproximadamente 128,5 km2, é composto por três freguesias:

Alcochete, Samouco e São Francisco, registando, de acordo com os Censos de 2011, 17.565 habitantes.

Os lugares de Passil, localizado no centro geográfico do território do Concelho, e da Fonte da

Senhora, integram a freguesia de Alcochete, e revelam no seu quotidiano, pleno de tranquilidade de tráfico.













2 comentários:

  1. Nosso dia foi maravilhoso! Adoramos recebê-los, venham mais vezes. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado caros sobrinhos e viva Pedro.

    ResponderExcluir