Páginas

sábado, 25 de janeiro de 2025

Cabedelo na Paraíba

Vista aérea de Cabedelo
“A palavra Cabedelo foi introduzida na época da colonização pelos portugueses que vieram de Viana do Castelo, cidade localizada na foz do rio Lima, em Portugal.

O significado da palavra ‘Cabedelo’: 1) Segundo o dicionário Aurélio é um substantivo masculino: ‘Cabo de areia que se forma junto à foz dos rios’. 2) Segundo o livro ‘A Defesa do Castelo da Barra de Viana’ na página 11 diz-se: ‘O porto, porém, encontra-se assoreado e os barcos ancoravam no cabedelo’. 3) Na geomorfologia, cabedelo é um substantivo masculino e se refere a uma ‘elevação de areia ou sedimentos encontrados na foz dos rios ou entrada, podendo tomar a forma de um pequeno cabo, promontório, cabeça (elevação de terreno submerso) ou banco de areia.

 

Antônio Fernando Smith
Falar sobre Cabedelo de hoje é mais simples. A cidade foi emancipada em 12 de dezembro de 1956, comum área de 31,42 metros quadrados e uma população em torno de 70.000 habitantes, tendo como prefeito eleito o Sr. André Luiz Almeida Coutinho. A cidade possui uma boa arrecadação de impostos. Banhada por dois rios – o rio Paraíba e o rio Jaguaribe – Cabedelo tem, a leste, praias calmas, próprias para banhos de mar, e muito frequentadas por veranistas e turistas em geral. Na sua costa, localiza-se a areia vermelha, uma área de preservação ambiental. Ao oeste, encontra-se a Ilha da Restinga, localizada na foz do rio Paraíba, com 6 km de extensão por 2 km de largura, começando em frente à praia de jacaré e terminando em frente ao porto de Cabedelo. Margeando o rio Paraíba, a vegetação é composta de manguezais, enquanto, mais a leste, há resquícios da Mata Atlântica. Nas margens do oceano, há machas de cajueiros e coqueirais”. 

Foto:  Joelson Machado.

2 comentários: