Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

San Francisco - Califórnia

Arquitetura, beleza e entretenimento levam milhões de visitantes por ano à cidade de San Francisco, vinte vezes mais do que o seu número de residentes. . Além disso, mais de 50% de seus habitantes são imigrantes ou têm ascendência estrangeira. E não é a toa que isso acontece.


O clássico romântico "I Left my Heart in San Francisco", composto por Douglass Cross e George Cory em 1954, não poderia ser mais fiel à cidade californiana. As colinas, o cable car, as manhãs nebulosas, o céu azul, o vento e o sol brilhante descritos na música fazem parte do cotidiano dos moradores de San Francisco, na costa Oeste dos Estados Unidos.

San Francisco encanta pela geografia, arquitetura, música, gastronomia, pelo clima, pelos parques, passeios e pelas boas compras. A cidade foi construída em meio a 43 montanhas e colinas. Tem como cenário o mar do Pacífico, ladeiras, artistas de rua, espigões que contrastam com casas vitorianas, museus importantes, grandes casas de espetáculo e uma ponte que é considerada uma das maravilhas arquitetônicas do mundo - a Golden Gate Bridge.

A cidade oferece atividades de cultura e de lazer durante o ano inteiro. Dependendo da estação, o turista pode acompanhar temporadas de balé, de óperas, o SFJF (San Francisco Jazz Festival), a parada do orgulho gay, maratonas, festas de Halloween (Dia das Bruxas) e até Carnaval - normalmente acontece em maio ou junho. São 78 teatros e casas de espetáculo, 65 museus e 4.375 restaurantes, segundo dados da Prefeitura.

Apesar de rica, a vida noturna começa e termina cedo em San Francisco. Nos dias úteis, a maioria dos restaurantes fecha suas cozinhas às 21h e, nos fins de semana, às 23h. Quem chega em cima da hora, corre o risco de receber um serviço menos caprichado. Por volta das 2h, a cidade começa a esvaziar, e quem quer movimento tem de ir para a Castro - rua preferida dos gays - ou para a Mission Street.

Com tanto apelo pela diversão, é preciso gastar algum dinheiro. O custo de vida na Califórnia é um dos mais altos dos Estados Unidos. Os preços de comida, bebida, hotéis, transportes e estacionamentos não são nada filantrópicos. E ainda tem a Union Square, o bairro de Chinatown e outras regiões de compras que levam muitos turistas a extrapolar seus orçamentos de viagem. Segundo dados do San Francisco Convention & Visitors Center Bureau, os visitantes deixaram U$ 7,37 bilhões na cidade no ano passado. Na média, turistas gastam diariamente cerca de U$ 280, e participantes de eventos, U$ 320, de acordo com cálculos do órgão oficial de turismo.

Quem pesquisa antes a programação oficial gasta menos. A cidade oferece várias atrações gratuitas nos parques. É possível assistir a apresentações teatrais, como as da Mime Troupe (www.sfmt.org/index.php), a concertos de ópera e de jazz sem desembolsar nem US$ 1.

San Francisco fica na costa Oeste dos EUA e é a quarta maior cidade da Califórnia em população, depois de Los Angeles, San Diego e São José. A região começou a ser mapeada pelos europeus em 1775. A primeira fundação feita pelos colonizadores - a igreja Mission Dolores - ocorreu no ano seguinte, paralelamente à do Presidio of San Francisco e à do forte na região onde hoje está a Golden Gate Recreation Area. A Mission Dolores, que representa a sexta das 21 missões dos franciscanos, é uma das mais antigas igrejas da Califórnia e considerada o primeiro marco da cidade.



Esta postagem é em homenagem ao casal amigo Jefferson e Rose que estarão em breve embarcando para a Califórnia.



2 comentários:

  1. Oi Carlos, só assim eu conhecia um pouco sobre a Califórnia. Bem inetressante sua exposição e suas colocações sobre os pontos turísticos e locais por onde você passou. Agora o que me impressionou, foi o tamanho daquele crustáceo que você exibia até com certo espanto. Não sei se era siri ou caranguejo, mas o bicho era bem nutrido.KKKKKKKKKKK.Boa postagem!

    ResponderExcluir
  2. Era um caranguejo. kkkkkkkk. No blog tem várias cidades que já visitamos.

    ResponderExcluir