Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cirque du Soleil

Fundado em 1984 por Guy Laliberté, ex-equilibrista em pernas de pau e engolidor de fogo, o Cirque du Soleil, já foi visto por milhões de pessoas e percorreu, praticamente, as maiores cidades do mundo.
A proeza desse notável e fenomenal crescimento, apesar de pertencer a um setor em decadência, se deve ao fato em aplicar uma estratégia diferenciada, percebida através de uma visão de futuro. “A única maneira de superar os concorrentes é não tentar superar os concorrentes”.

O Cirque du Soleil criou um novo espaço de mercado inexplorado, com características diferenciadas, que tornou a concorrência irrelevante. Em suma, uma das principais produções do empreendimento foi intitulada “Reinvenção do Circo”. Essa nova oportunidade de negócio fez o Cirque du Soleil o maior mercado na indústria de entretenimento e, por lado, gerou crescimento altamente lucrativo.
A grande virtude do Cirque du Soleil foi “não ligar para a concorrência. Em vez de seguir a lógica convencional de superar a concorrência, oferecendo melhor solução para determinado problema – criar um circo com ainda mais diversão e vibração – o novo empreendimento procurou oferecer diversão e vibração do circo e, ao mesmo tempo, a sofisticação intelectual e a riqueza artística do teatro; assim, redefiniu o problema em si”. Ao romper as fronteiras dos mercados de teatro e circo, o Cirque du Soleil passou a compreender melhor não só os clientes de circo, mas também os não clientes de circo: adultos frequentadores de teatro.
Moral da História: Reinventar o mercado na busca de novas oportunidades de mercado.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Itaú, Visa e Oi são as marcas mais lembradas pelos brasileiros

Os brasileiros elegeram as marcas mais lembradas por meio da pesquisa Top of Mind “A confiança e o prestígio das marcas para o consumidor brasileiro”, encomendada pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Top Brands Consultoria à Quest Inteligência de Mercado. Na categoria banco, o Itaú foi a marca que mais veio à cabeça dos entrevistados, com 59% das citações, enquanto o primeiro lugar de cartão de crédito ficou com a Visa, com 43%.

Em relação aos supermercados, o Extra garantiu 21% de lembrança e a Unimed liderou o ranking de plano de saúde, com 28%. A Vivo foi a operadora de telefonia móvel campeã (26%), mas no quesito telefonia fixa DDD a Oi se sobressaiu (45%). A Volkswagen garantiu a maior parte das lembranças dos consumidores (31%) na categoria “automóvel – fabricante” e também comemorou a liderança em “automóvel – modelo”, com o Gol sendo lembrado por 19% dos pesquisados.

Com 23%, a LG foi a marca de aparelho de TV mais lembrada. Dorflex teve 20% das menções sobre analgésico e a Medley ficou com 18% das citações para fabricante de medicamento genérico. Já o Google liderou como portal de internet, com 14%. O levantamento foi realizado em oito capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Distrito Federal) e ouviu 2.020 pessoas, entre homens e mulheres de 14 a 65 anos, das classes A, B e C.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Domino’s reformula identidade visual de lojas

A Domino’s pretende trazer os consumidores do serviço delivery para dentro de suas lojas. A marca iniciou uma reformulação das unidades do Rio de Janeiro, disponibilizando mesas e bancos acolchoados para estimular os clientes a consumirem os produtos nos pontos de venda. O projeto arquitetônico, assinado pela Packaging Brands, foi desenvolvido para transmitir a identidade da marca e teve um investimento de mais de R$ 2 milhões. Até o momento, as lojas dos bairros Humaitá, Copacabana e Ipanema receberam as alterações e o próximo ponto de venda a sofrer as mudanças será a unidade do Recreio dos Bandeirantes.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Amigos de longa data...

Um grupo de amigos na casa dos 40 anos fica um tempão discutindo onde devem se encontrar para jantar. Finalmente, chegam a um acordo. O jantar deve ser no Café Ritz porque lá as garçonetes usam blusas decotadas e têm lindos seios.

Dez anos depois, já na casa dos 50, o grupo torna a se encontrar e a discutir por horas a fio onde jantar. Finalmente, concordam em jantar no Café Ritz porque a comida é muito boa, a carta de vinhos é variada e excelente.

Quando estão com 60 anos, novo encontro e outra vez mesma longa discussão: onde jantar? Afinal concordam que seja no Café Ritz porque lá podem comer em paz, com tranqüilidade, e estarão livres de fumaça, já que ali não é permitido fumar.

Dez anos mais tarde os amigos, com 70 anos e novamente reunidos, ainda discutem onde ir jantar até que todos concordam que o melhor e irem ao Café Ritz, pois o Ritz tem acesso para cadeirantes e um elevador.
Outros dez anos e eles, já na casa dos 80, se encontram para decidir onde jantar. Depois de muita discussão, resolvem ir ao Café Ritz porque seria uma ótima ideia irem jantar num restaurante onde nunca jantaram antes...

Fonte: Bares & Restaurantes. www.revistabareserestaurantes.com.br

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Barcelona

Barcelona é mais do que a capital da Catalunha. Na cultura, no comércio e nos esportes, a cidade não só rivaliza com Madri, como também se considera à altura dos grandes centros europeus.
O sucesso dos jogos olímpicos realizado no parque Montijüic em 1992 confirmou sua posição perante o mundo. Embora a Cidade Velha tenha muitos monumentos históricos, Barcelona é mais conhecida pelos edifícios do Eixample, testemunhos da explosão artística do modernismo no começo do século 20.

Barcelona em Destaque
O Palau Nacional – na colina de Montijüic, domina o conjunto de edifícios e a avenida cheia de fontes, construídos para a Exposição Internacional de 1929. Hoje abriga o Museu Nacional d´Art da Catalunha, uma coleção excepcional de arte moderna, com afrescos românticos.
Casa Milà – é o trabalho mais ousado de Antoni Guadi em Barcelona, que tem mais edifícios Art Nouveau do que qualquer outra cidade no mundo.
A Sagrada Família – obra prima inacabada de Gaudi foi iniciada em 1882 e se destaca nas ruas do Eixample. Os mosaicos em cerâmica policromada e as formas inspiradas na natureza são típicos de sua obra.

Las Ramblas – é a rua mais famosa na Espanha, cheia de vida a toda hora do dia e da noite. Um passeio descendo até a avenida costeira e observando os edifícios, lojas, cafés e vendedores de rua é a melhor apresentação de Barcelona. Almoçar uma paella com um bom vinho tinto é imperdível.
A Catedral de Barcelona – é um lindíssimo edifício do século 14 no coração do barri Gótic. Tem 28 capelas laterais que circundam a nave e possui alguns esplêndidos retábulos. Os gansos brancos nos jardins do claustro fazem parte de uma tradição centenária.
  O Parc de La Ciutadella – fica entre a Cidade Velha e a Vila Olímpica, agrada vários gostos.
 Os jardins repletos de estátuas oferecem descanso, o lago com embarcações e o zoológico são divertidos, e os seus três museus abrangem arte, geologia e zoologia.

Museu de Picasso – uma das grandes atrações de Barcelona. Ocupa cinco palácios no Carrer Montcada.
Port Vell – é point turístico fica no início de Las Ramblas, depois da velha alfândega construída em 1902. Lá estão os restaurantes, bares, boites, lojas, cinemas e o maior aquário da Europa.
Golondrinas – são barcos de convés duplo que fazem passeios pelo porto de Barcelona. O passeio tem meia hora de duração e os barcos passam pela colina de Montjüic em direção ao porto industrial.

Gastronomia
Basicamente é composta de carnes e lingüiças mescladas a frutos-do-mar e peixes, originando combinações como frango com lagosta. Vejam que delícias. O açafrão, trazido pelos árabes, é usado na paella, e o chocolate, da América, entra em receitas picantes e doces. Paella: tradicionalmente cozinhada em fogão a lenha, é feita com arroz, frutos-do-mar e carnes de frango e porco. Arròs negre: é o prato com arroz mais famoso da Catalunha. Lingüiças: as lingüiças são famosas, como também o xoriço. Vinhos: o tinto e o branco são todos muito bons. Tapes (tiras-gostos): é a entrada nos restaurantes. 













terça-feira, 16 de agosto de 2011

Gillette e Duracell patrocinam o Flamengo

A Procter & Gamble é a nova patrocinadora do Flamengo.  A Gillette e a Duracell assinaram um contrato com o clube carioca que permitirá às marcas realizarem ações promocionais associando seus produtos ao time. Como parte do acordo, os logos também estamparão os uniformes dos jogadores e estarão presentes em placas no Centro de Treinamento do clube e backdrops. O patrocínio é válido até dezembro de 2011.

domingo, 14 de agosto de 2011

Para 80% dos pais, educação dos filhos é prioridade nas despesas, diz pesquisa


Entre os homens brasileiros, 35% são pais/tutores ou responsáveis diretos por algum morador do domicílio. É o que indica uma pesquisa realizada pelo Ibope Media com 20.736 pessoas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília e cidades interiores das regiões Sul e Sudeste.
De acordo com o levantamento, nas capitais de Recife e Curitiba está o maior número dos pais brasileiros (38%). Por outro lado, Salvador é a metrópole que apresenta o menor índice, 29% são pais. Em relação aos hábitos e saúde dos homens que têm filhos, a estudo aponta que 39% praticam alguma atividade física e que 64% só procuram um médico quando estão realmente doentes. Apenas 27% declararam que seriam capazes de fazer uma cirurgia para melhorar a aparência.
Sobre hábitos de consumo, 59% dos entrevistados afirmam ter realizado compras pessoais nos últimos 30 dias. Desse percentual, somente 22% das aquisições foram feitas pela internet. A maioria dos pais prefere fazer compras em lojas de rua (78%) e shoppings (63%), sendo que, dos produtos, 65% eram roupas masculinas, 60% calçados e 52% roupas femininas. Ainda em relação ao consumo, 78% procuram ofertas e descontos e para adquirir um bem mais caro, 66% planejam anteriormente. 
Para 80% dos pais, a educação dos filhos é a prioridade nas despesas e 60% garantem que criam as crianças para o mundo. Em relação aos gastos, somente 37% dizem que as crianças influenciam nas compras de casa e 59% admitem que é difícil dizer não aos filhos.
Fonte: Mundo do Marketing

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ambev traz Budweiser para o Brasil ainda em 2011

A Ambev traz para o Brasil a marca Budweiser. A cerveja, apelidada pelos norte-americanos apenas de Bud, é uma das principais apostas da empresa para 2011 e será fabricada em solo nacional. A ideia é posicionar o produto no país entre os segmentos mainstream e premium, concorrendo com marcas como Heineken.
Apesar de não se pronunciar sobre o assunto, a expectativa da Ambev é que Budweiser seja lançada ainda no segundo semestre deste ano, entre outubro e novembro. Há ainda a possibilidade de que a cerveja seja a patrocinadora dos shows que a cantora Riahana fará em São Paulo, Minas Gerais e Brasília, em setembro.
A marca está presente nos Estados Unidos desde 1876 e é lembrada pela inovação. A Budweiser foi, por exemplo, a primeira a desenvolver embalagens de lata no mercado norte-americano, impulsionando o consumo da bebida entre os consumidores.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Unilever faz promoção para criar nova música de Reginaldo Rossi

A Ala realiza uma promoção junto com o cantor Reginaldo Rossi para se relacionar com o público feminino. A marca da Unilever convida as consumidoras a contarem histórias sobre suas vidas envolvendo os perfumes do detergente em pó. O relato mais criativo servirá de inspiração para o cantor compor uma canção. Para participar, as mulheres devem comprar uma ou mais unidades do produto e ligar para um canal de atendimento criado especificamente para a ação.
A iniciativa é realizada nas regiões Norte e Nordeste e a empresa também disponibilizará cabines para ligações nos pontos de venda de Fortaleza, Recife, Salvador e Jaboatão dos Guararapes. As criadoras das cinco melhores histórias serão premiadas ainda uma com lavadora tanquinho. A promoção se encerra no dia 30 de setembro.
Fonte: Mundo do Marketing

sábado, 6 de agosto de 2011

Mais pobres comem poucas verduras; ricos bebem mais cerveja, diz IBGE

Brasileiros de menor renda comem menos frutas e verduras do que a população de maior renda, enquanto esta consome mais cerveja, pizza, refrigerantes e salgadinhos do que os segmentos mais pobres, segundo aponta levantamento divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE.
Os dados são da pesquisa de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, realizada pela primeira vez pelo IBGE, para estimar o que a população come e bebe no cotidiano.
Os resultados, parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, indicaram como a diferença de renda influi sobre a dieta de ricos e pobres.
Entre os 25% de brasileiros com menor renda per capita (R$ 241), produtos naturais como arroz, feijão, farinha de mandioca e preparações à base de milho são mais ingeridos que entre os mais ricos, mas frutas e verduras têm participação menor.
Nesta faixa, por exemplo, apenas 8,9% dos brasileiros tiveram salada crua no cardápio nos dias da pesquisa, número que pulou para 23,7% na faixa de maior renda.
Renda
O consumo de frutas e verduras aumenta conforme a renda, assim como o de produtos como leite desnatado e queijo. No caso do último, o consumo é mais do que cinco vezes maior entre os 25% mais ricos.
Nesta faixa mais alta de renda (com R$ 1.089 de renda per capita), porém, também há forte presença de alimentos considerados marcadores negativos da qualidade da dieta.
Entre os mais ricos, 31,2% tomaram refrigerantes nos dias em que foi realizada a pesquisa (contra 14,4% dos mais pobres); 18,4% comeram salgadinhos fritos e assados (contra 8,6%); e 5,6% tomaram cerveja (contra 1,3%).
No geral, o consumo de cerveja e bebidas destiladas é cinco vezes maior entre homens do que entre mulheres.
A base para a estimativa foi um levantamento de todo o consumo individual de brasileiros de 10 ou mais anos de idade durante dois dias aleatórios. Eles listaram tudo o que efetivamente comeram e beberam, do chocolate ao cafezinho, em casa ou fora.
O café é a bebida mais consumida pelo brasileiro, que toma, em média, mais de 200ml do produto por dia – o equivalente a uma xícara grande.
Carências e excessos
O consumo médio revelou carências e excessos em larga escala. Quantidades excessivas de gordura são ingeridas por 82% da população, e de açúcar, por 61%. Já em relação ao sódio, mais de 70% das pessoas consomem mais sódio do que o tolerável, confirmando o alto consumo de sal, o vilão da hipertensão.
Por outro lado, na dieta do brasileiro há carência de fibras, cálcio e vitaminas. Na população de 19 a 59 anos, o consumo diário insuficiente de cálcio atinge 83% dos homens e 90% das mulheres. Já entre as pessoas com 60 anos ou mais, a carência da vitamina E atingiu 100% para ambos os sexos, e a falta de vitamina D chegou a 99%.
Entre os adolescentes (10 a 19 anos), faixa etária em que os problemas do excesso de peso e da obesidade vêm se agravando, os hábitos corroboram a tendência. Quase 50% fizeram uma refeição ou um lanche fora de casa no dia da pesquisa.
Entre os itens mais consumidos na rua, eles citaram batata frita, pizza, refrigerantes e salgadinhos fritos, assados ou industrializados.
Segundo a pesquisa, 40% dos brasileiros comem fora de casa em algum momento do dia, mas aqui, também, a frequência cresce com a renda. Enquanto na faixa mais pobre o hábito apareceu entre 32% das pessoas, entre os mais ricos o hábito foi reportado por mais de metade dos pesquisados.
Fonte: BBC Brasil no Rio de Janeiro.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Brasil receberá primeira Ferrari Store da América Latina

O Brasil foi o país escolhido pelo Grupo Via Italia para receber a primeira unidade da Ferrari Store na América Latina. A loja será inaugurada no fim de 2011 e contará com todo o portfólio de produtos licenciados da marca, entre roupas e acessórios. O ponto de venda será na cidade do Rio de Janeiro, que foi selecionada por meio de uma pesquisa de mercado realizada pela MCF Consultoria, sob o comando do consultor de luxo Carlos Ferreirinha. A Ferrari Store possui 45 unidades presentes na África do Sul, Alemanha, Andorra, Arábia Saudita, China, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Itália, Reino Unido, Romênia, Singapura e Ucrânia.
Ferrari Store de Nova York

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Coca-Cola leva histórias reais para embalagens


No ano em que completa 125 anos de atuação mundial, a Coca-Cola comemora os resultados de seu principal negócio social no Brasil. Há dois anos, a marca criou o projeto Coletivo, um dos eleitos para protagonizar as ações de Marketing da empresa na América Latina. O objetivo é mostrar aos consumidores duas histórias reais que foram transformadas a partir de programas que atuam em comunidades carentes.
Para isso, além dos filmes publicitários, em versões de 30 segundos, um minuto e três minutos, a marca lança embalagens em edição limitada. Até novembro, os brasileiros encontrarão nos pontos de venda latas e garrafas que trazem a história de Tião Santos, parceiro do programa “Reciclou, Ganhou”, e Marcos André França da Silva, o Marquinhos, instrutor das turmas de varejo do projeto Coletivo, em Recife.
“Com a plataforma ‘Cada garrafa tem uma história’, todas as embalagens PET de dois litros, 2,5 litros, 1,5 litro e as latas de Coca-Cola e Coca-Cola Zero terão os textos com as narrativas formando a silhueta de cada personagem. A ideia é mostrar a todos os consumidores que quando eles bebem uma Coca-Cola se tornam parte dessas histórias de otimismo”, diz Luciana Feres, Diretora de Marketing da Coca-Cola.
Interatividade via SMS
A nova fase também apresenta a evolução do logo da Coca-Cola Brasil e dá continuidade às ações iniciadas em março, com o tema “Razões para acreditar. Os bons são a maioria”, que teve parcerias com marcas como Domino’s e Habibs para espalhar mensagens de otimismo entre os brasileiros. A ideia agora é provar que é possível ser otimista, por meio de histórias reais.
Para isso, a Coca-Cola também lançou mão da interatividade das mensagens de texto via celular. “Temos uma inovação no uso de SMS. Os consumidores poderão mandar suas mensagens para o Tião e o Marquinhos e receberão um retorno”, explica a Diretora de Marketing da Coca-Cola, em entrevista ao Mundo do Marketing.
A marca aposta ainda na internet para divulgar o trabalho desenvolvido pelo Coletivo. Além de trazer informações sobre o projeto, o site é um canal de inscrição para as comunidades que desejam participar. Hoje, o programa está presente em 69 comunidades, nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, e contabiliza 25 mil pessoas impactadas, por meio de cursos de formação.
Dos participantes no período, 30% foram empregados em redes de varejo e metade dos alunos dos módulos de empreendedorismo vende produtos em casa, contribuindo para aumentar o orçamento familiar em 50%. “Até o fim de 2011, nossas meta é instalar mais de 100 unidades do Coletivo e, até a Copa de 2014, impactar 400 mil pessoas”, conta Claudia Lorenzo, Diretora de Negócios Sociais da Coca-Cola Brasil.