Barcelona é mais do que a capital da Catalunha. Na cultura, no comércio e nos esportes, a cidade não só rivaliza com Madri, como também se considera à altura dos grandes centros europeus.
O sucesso dos jogos olímpicos realizado no parque Montijüic em 1992 confirmou sua posição perante o mundo. Embora a Cidade Velha tenha muitos monumentos históricos, Barcelona é mais conhecida pelos edifícios do Eixample, testemunhos da explosão artística do modernismo no começo do século 20.
Barcelona em Destaque
O Palau Nacional – na colina de Montijüic, domina o conjunto de edifícios e a avenida cheia de fontes, construídos para a Exposição Internacional de 1929. Hoje abriga o Museu Nacional d´Art da Catalunha, uma coleção excepcional de arte moderna, com afrescos românticos.
Casa Milà – é o trabalho mais ousado de Antoni Guadi em Barcelona, que tem mais edifícios Art Nouveau do que qualquer outra cidade no mundo.
A Sagrada Família – obra prima inacabada de Gaudi foi iniciada em 1882 e se destaca nas ruas do Eixample. Os mosaicos em cerâmica policromada e as formas inspiradas na natureza são típicos de sua obra.
Las Ramblas – é a rua mais famosa na Espanha, cheia de vida a toda hora do dia e da noite. Um passeio descendo até a avenida costeira e observando os edifícios, lojas, cafés e vendedores de rua é a melhor apresentação de Barcelona. Almoçar uma paella com um bom vinho tinto é imperdível.
A Catedral de Barcelona – é um lindíssimo edifício do século 14 no coração do barri Gótic. Tem 28 capelas laterais que circundam a nave e possui alguns esplêndidos retábulos. Os gansos brancos nos jardins do claustro fazem parte de uma tradição centenária.
O Parc de La Ciutadella – fica entre a Cidade Velha e a Vila Olímpica, agrada vários gostos.
Os jardins repletos de estátuas oferecem descanso, o lago com embarcações e o zoológico são divertidos, e os seus três museus abrangem arte, geologia e zoologia.
Museu de Picasso – uma das grandes atrações de Barcelona. Ocupa cinco palácios no Carrer Montcada.
Port Vell – é point turístico fica no início de Las Ramblas, depois da velha alfândega construída em 1902. Lá estão os restaurantes, bares, boites, lojas, cinemas e o maior aquário da Europa.
Golondrinas – são barcos de convés duplo que fazem passeios pelo porto de Barcelona. O passeio tem meia hora de duração e os barcos passam pela colina de Montjüic em direção ao porto industrial.
Gastronomia
Basicamente é composta de carnes e lingüiças mescladas a frutos-do-mar e peixes, originando combinações como frango com lagosta. Vejam que delícias. O açafrão, trazido pelos árabes, é usado na paella, e o chocolate, da América, entra em receitas picantes e doces. Paella: tradicionalmente cozinhada em fogão a lenha, é feita com arroz, frutos-do-mar e carnes de frango e porco. Arròs negre: é o prato com arroz mais famoso da Catalunha. Lingüiças: as lingüiças são famosas, como também o xoriço. Vinhos: o tinto e o branco são todos muito bons. Tapes (tiras-gostos): é a entrada nos restaurantes.
Adorei tio Carlos!
ResponderExcluirVamos p Barcelona e Madri em outubro.
Vou pegar as dicas.
Bjos Giovanna Trigueiro