Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Coca-Cola leva histórias reais para embalagens


No ano em que completa 125 anos de atuação mundial, a Coca-Cola comemora os resultados de seu principal negócio social no Brasil. Há dois anos, a marca criou o projeto Coletivo, um dos eleitos para protagonizar as ações de Marketing da empresa na América Latina. O objetivo é mostrar aos consumidores duas histórias reais que foram transformadas a partir de programas que atuam em comunidades carentes.
Para isso, além dos filmes publicitários, em versões de 30 segundos, um minuto e três minutos, a marca lança embalagens em edição limitada. Até novembro, os brasileiros encontrarão nos pontos de venda latas e garrafas que trazem a história de Tião Santos, parceiro do programa “Reciclou, Ganhou”, e Marcos André França da Silva, o Marquinhos, instrutor das turmas de varejo do projeto Coletivo, em Recife.
“Com a plataforma ‘Cada garrafa tem uma história’, todas as embalagens PET de dois litros, 2,5 litros, 1,5 litro e as latas de Coca-Cola e Coca-Cola Zero terão os textos com as narrativas formando a silhueta de cada personagem. A ideia é mostrar a todos os consumidores que quando eles bebem uma Coca-Cola se tornam parte dessas histórias de otimismo”, diz Luciana Feres, Diretora de Marketing da Coca-Cola.
Interatividade via SMS
A nova fase também apresenta a evolução do logo da Coca-Cola Brasil e dá continuidade às ações iniciadas em março, com o tema “Razões para acreditar. Os bons são a maioria”, que teve parcerias com marcas como Domino’s e Habibs para espalhar mensagens de otimismo entre os brasileiros. A ideia agora é provar que é possível ser otimista, por meio de histórias reais.
Para isso, a Coca-Cola também lançou mão da interatividade das mensagens de texto via celular. “Temos uma inovação no uso de SMS. Os consumidores poderão mandar suas mensagens para o Tião e o Marquinhos e receberão um retorno”, explica a Diretora de Marketing da Coca-Cola, em entrevista ao Mundo do Marketing.
A marca aposta ainda na internet para divulgar o trabalho desenvolvido pelo Coletivo. Além de trazer informações sobre o projeto, o site é um canal de inscrição para as comunidades que desejam participar. Hoje, o programa está presente em 69 comunidades, nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, e contabiliza 25 mil pessoas impactadas, por meio de cursos de formação.
Dos participantes no período, 30% foram empregados em redes de varejo e metade dos alunos dos módulos de empreendedorismo vende produtos em casa, contribuindo para aumentar o orçamento familiar em 50%. “Até o fim de 2011, nossas meta é instalar mais de 100 unidades do Coletivo e, até a Copa de 2014, impactar 400 mil pessoas”, conta Claudia Lorenzo, Diretora de Negócios Sociais da Coca-Cola Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário