Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

Singapura - 2012


Singapura é uma moderna capital, dominada por torres de concreto e instituições financeiras de primeira linha. A cidade é opulenta, segura, meticulosamente limpa e, pelo menos à primeira vista, desapontadoramente estéril. Porém, conserva muitos traços de uma cidade asiática, com áreas distintas associadas às diferentes comunidades étnicas que formam a população da cidade – chinesas, indianas, malaias, árabes e europeias.

É uma cidade-estado de aproximadamente 5 milhões de habitantes com a 12ª maior renda per capita do mundo (500.000 dólares). Tem mais de 145 shoppings centers espetaculares. Visitamos alguns e faremos, brevemente, uma postagem sobre esses empreendimentos.

Verdadeiro paraíso dos gourmets, a Singapura dispõe de uma grande variedade gastronômica, disponível em diferentes locais, dos restaurantes finos e elegantes de primeira classe aos cafés “buraco na parede” e enormes mercados de rua. Existem placas indicativas às multas para quem comem no metrô, jogam pontas de cigarros, garrafas plásticas e papéis, por exemplo, nas ruas. As multas são altas. Há uma vasta rede de câmaras filmando as ruas e o trânsito é muito bem organizado.

Nas ruas congestionadas de Chinatown, quiromantes, calígrafos e lojas medicina tradicional ainda são partes integrantes do cotidiano da cidade. Já nas butiques e lojas carpetadas da Arab Street, pode-se ouvir o canto dos muezzin provenientes da Mesquita do Sultão.

Na Little Índia, a variedade dos mais finos sáris de seda deixa os turistas estupefatos, enquanto o cheiro dos condimentos locais preenche o ar da região.

O coração comercial de Singapura fica ao lado das modernas e restauradas docas do Porto de Singapura, e nos ricos centros comerciais e financeiros ao longo da Orchard Road.

O centro cultural de Singapura é Chinatown, onde requícios do passado são evidentes por meio de seus inúmeros templos, terraços de estuque e comércio desenfreado.

Na área circunvizinha da Arab Street estão as principais mesquitas e bazares da cidade, os quais vendem toda gama de produtos da Indonésia, Malásia e Oriente Médio.

Além das esplendorosas torres de vidro, o centro de Singapura possui muitas construções representativas de seu período colonial, como a Catedral do Bom Pastor, o Hotel Raffles e o Palácio da Imperatriz.

Um pouco mais distante, há a ilha de Sentosa, um centro de lazer com seus museus, aquários praias, facilidades esportivas, trilhas para passeio e centro de alimentação. Visitamos também a ilha.

A Reserva Natural Bukit Timah é uma área protegida de florestas tropicais primitivas, com mais de 800 espécies de plantas naturais, incluindo gigantesca árvores-da-chuva, samambaias e flores selvagens nativas.

O mais movimentado porto do mundo se encontra em Singapura, como também a principal bolsa de valores internacional, negociando desde títulos de óleo e diamantes até café e cimento.

É uma cidade que deixa o visitante deslumbrado. Vale a pena conhecer, apesar do fuso horário de 11 a mais em relação à Brasília.








A próxima postagem será sobre a Singapore Flyer - World´s Largest: Giant Observation Wheel.

Um comentário: