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quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Livrinho de Convênios

Como disse o guru da Administração Peter Drucker: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-la”.
A cada dia as operadoras de saúde estão abolindo a distribuição dos “livrinhos” que constam os endereços e especialidades dos médicos aos seus usuários. Dois motivos as levaram a tomarem essa atitude.

O primeiro diz respeito à mobilização das pessoas em defesa do meio ambiente, como por exemplo, a conservação das florestas uma das geradoras da fabricação de papel. Cada vez mais o papel será substituído por mensagens eletrônicas. É uma tendência mundial.

O segundo motivo foi a identificação realizada através de pesquisas, onde se constatou a não disposição dos usuários de convênios consultarem o tal o “livrinho”. Em geral, os tais livrinhos são feitos anualmente e suas informações impressas ficam obsoletas, como por exemplo, o endereço do consultório, etc.

A estratégia de marketing que as operadoras de saúde estão, no momento, implementando é através da internet. Já existem sites especializados para fornecer essas informações em tempo real. O DrBusca.com é um deles. O site tem um cadastro de médicos atualizados, endereços também, mapas orientativos de como os pacientes chegarem às consultórios ou clínicas, etc., levando milhares de clientes/pacientes que, busca um especialista próximo a sua residência com o convênio que lhe atenda, entre outras necessidades do cliente/paciente.

Outra estratégia de marketing que algumas clínicas e consultórios estão adotando é o atendimento on-line. Em que consiste este atendimento? Simplesmente é a marcação da consulta pela internet. Em vez de ligar para o consultório ou clínica do médico, o cliente/paciente entra no site que tem a agenda do médico – que é sincronizada com a agenda do consultório ou clínica escolhe seu convênio, e horário e pronto! Basta aparecer no consultório na data marcada.

Outra vantagem desse agendamento on-line é que diminui o tempo de atendimento da equipe de recepção do consultório ou da clínica. Como foi dito anteriormente, o cliente/paciente marca a consulta no site, o médico recebe um e-mail avisando-o e pedindo confirmação (para dar o direito garantido por lei ao médico de não atender um determinado cliente/paciente).
Assim, é o futuro da informação chegando a pratica médica apesar da resistência de alguns poucos médicos. 

Pense nisso!

Artigo publicado na Revista AMPB da Associação Médica da Paraíba. Ed. 02 - Novembro/2012, Ano 01.

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