Como disse o guru da
Administração Peter Drucker: “A melhor
maneira de prever o futuro é criá-la”.
A cada dia as operadoras de
saúde estão abolindo a distribuição dos “livrinhos” que constam os endereços e
especialidades dos médicos aos seus usuários. Dois motivos as levaram a tomarem
essa atitude.
O primeiro diz respeito à
mobilização das pessoas em defesa do meio ambiente, como por exemplo, a
conservação das florestas uma das geradoras da fabricação de papel. Cada vez
mais o papel será substituído por mensagens eletrônicas. É uma tendência
mundial.
O segundo motivo foi a
identificação realizada através de pesquisas, onde se constatou a não
disposição dos usuários de convênios consultarem o tal o “livrinho”. Em geral,
os tais livrinhos são feitos anualmente e suas informações impressas ficam
obsoletas, como por exemplo, o endereço do consultório, etc.
A estratégia de marketing
que as operadoras de saúde estão, no momento, implementando é através da
internet. Já existem sites especializados para fornecer essas informações em
tempo real. O DrBusca.com é um deles.
O site tem um cadastro de médicos atualizados, endereços também, mapas
orientativos de como os pacientes chegarem às consultórios ou clínicas, etc.,
levando milhares de clientes/pacientes que, busca um especialista próximo a sua
residência com o convênio que lhe atenda, entre outras necessidades do
cliente/paciente.
Outra estratégia de
marketing que algumas clínicas e consultórios estão adotando é o atendimento on-line. Em que consiste este
atendimento? Simplesmente é a marcação da consulta pela internet. Em vez de
ligar para o consultório ou clínica do médico, o cliente/paciente entra no site que tem a agenda do médico – que é
sincronizada com a agenda do consultório ou clínica escolhe seu convênio, e
horário e pronto! Basta aparecer no consultório na data marcada.
Outra vantagem desse
agendamento on-line é que diminui o
tempo de atendimento da equipe de recepção do consultório ou da clínica. Como
foi dito anteriormente, o cliente/paciente marca a consulta no site, o médico
recebe um e-mail avisando-o e pedindo confirmação (para dar o direito garantido
por lei ao médico de não atender um determinado cliente/paciente).
Assim, é o futuro da
informação chegando a pratica médica apesar da resistência de alguns poucos
médicos.
Pense nisso!
Artigo publicado na Revista AMPB da Associação Médica da Paraíba. Ed. 02 - Novembro/2012, Ano 01.
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