A seleção da Alemanha,
campeã da Copa 2014, realizada no Brasil, acaba de nos dar uma lição de como
aplicar o marketing eficaz para obtenção de sucesso num mundo do futebol cada vez mais
competitivo.
Deu uma aula de como planejar,
entender e lidar com o principal público-alvo durante a competição. Nós
brasileiros! Apesar da goleada que ela deu na seleção brasileira (7 x 1), nada
mudou, pelo contrário conquistaram seu público-alvo. A grande maioria dos
brasileiros torceram para que ela fosse a campeã.
Conquistou, sem dúvida, o
apoio a torcida dos brasileiros. Quer seja nos treinos, na cidade e no hotel
onde se hospedaram, nos deslocamentos entre as sedes onde jogaram, até com a
tribo Patajó, onde doaram 10 mil euros para a compra de ambulância.
O planejamento de marketing
da seleção da Alemanha começou muito antes de sua estreia na Copa Brasil 2014.
Foram anos de planejamento, com
estratégias formatadas, seja através de ações publicitárias e
espontâneas, além de um training
espetacular para as principais estrelas da seleção. Mas, sobretudo, o espirito
de equipe, o endomarketing.
A frase que eles divulgarem
antes de chegar ao Brasil foi fabulosa: “Vocês nem imaginam o quanto o Brasil
existe dentro de nós”. Escolher o segundo uniforme da seleção com suas cores, adaptadas as configurações do Flamengo, maior torcida do pais espalhada por
todos os estados da federação, principalmente no Norte, Centro-Oeste e Nordeste,
também foi genial! Onde a seleção jogou: Salvador, Fortaleza, Recife e Rio de
Janeiro (sede do Flamengo), além das capitais Porto Alegre e Belo Horizonte.
Durante a competição os
milionários atletas da seleção da Alemanha deram um verdadeiro show de
humildade: passearam pelas praias e cidades, deram autógrafos e tiraram fotos
com os brasileiros. Em seguida, postavam essas fotos nas mídias sociais. Uma
interação atleta e povo muito forte!
Compraram um terreno e
construíram um condomínio. Colaboraram na reforma de um centro de saúde.
Construíram um campo de futebol para treinamento. Incentivaram a criação de uma
escola em tempo integral. Contrataram as pessoas da cidade, gerando dezenas de
empregos. Quando não estavam treinando, estavam socializando com as pessoas na
cidade e na praia. Visitaram e dançaram com os índios. Mesmo depois da goleada
a nós aplicada, não nos desrespeitaram, pelo contrário, disseram que seus
ídolos eram os nossos jogadores do passado. Postaram nas redes sociais
mensagens de incentivo ao povo brasileiro e agradecimento pela hospitalidade. Doaram
as bicicletas que trouxeram da Alemanha e não puderam usar por motivo de
segurança. Enfim, aplicaram corretamente o Marketing de Relacionamento.
Parabéns a seleção da
Alemanha, pelo profissionalismo e pela competência técnica mostrada fora e
dentro dos estádios de futebol. Foi merecido o título de Campeã da Copa do
Mundo realizada no nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário