Páginas

quarta-feira, 16 de julho de 2014

O Marketing da Seleção da Alemanha

A seleção da Alemanha, campeã da Copa 2014, realizada no Brasil, acaba de nos dar uma lição de como aplicar o marketing eficaz para obtenção de sucesso num mundo do futebol cada vez mais competitivo.

Deu uma aula de como planejar, entender e lidar com o principal público-alvo durante a competição. Nós brasileiros! Apesar da goleada que ela deu na seleção brasileira (7 x 1), nada mudou, pelo contrário conquistaram seu público-alvo. A grande maioria dos brasileiros torceram para que ela fosse a campeã.

Conquistou, sem dúvida, o apoio a torcida dos brasileiros. Quer seja nos treinos, na cidade e no hotel onde se hospedaram, nos deslocamentos entre as sedes onde jogaram, até com a tribo Patajó, onde doaram 10 mil euros para a compra de ambulância.

O planejamento de marketing da seleção da Alemanha começou muito antes de sua estreia na Copa Brasil 2014. Foram anos de planejamento, com  estratégias formatadas, seja através de ações publicitárias e espontâneas, além de um training espetacular para as principais estrelas da seleção. Mas, sobretudo, o espirito de equipe, o endomarketing.

A frase que eles divulgarem antes de chegar ao Brasil foi fabulosa: “Vocês nem imaginam o quanto o Brasil existe dentro de nós”. Escolher o segundo uniforme da seleção com suas cores, adaptadas as configurações do Flamengo, maior torcida do pais espalhada por todos os estados da federação, principalmente no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, também foi genial! Onde a seleção jogou: Salvador, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro (sede do Flamengo), além das capitais Porto Alegre e Belo Horizonte.

Durante a competição os milionários atletas da seleção da Alemanha deram um verdadeiro show de humildade: passearam pelas praias e cidades, deram autógrafos e tiraram fotos com os brasileiros. Em seguida, postavam essas fotos nas mídias sociais. Uma interação atleta e povo muito forte!

Compraram um terreno e construíram um condomínio. Colaboraram na reforma de um centro de saúde. Construíram um campo de futebol para treinamento. Incentivaram a criação de uma escola em tempo integral. Contrataram as pessoas da cidade, gerando dezenas de empregos. Quando não estavam treinando, estavam socializando com as pessoas na cidade e na praia. Visitaram e dançaram com os índios. Mesmo depois da goleada a nós aplicada, não nos desrespeitaram, pelo contrário, disseram que seus ídolos eram os nossos jogadores do passado. Postaram nas redes sociais mensagens de incentivo ao povo brasileiro e agradecimento pela hospitalidade. Doaram as bicicletas que trouxeram da Alemanha e não puderam usar por motivo de segurança. Enfim, aplicaram corretamente o Marketing de Relacionamento.


Parabéns a seleção da Alemanha, pelo profissionalismo e pela competência técnica mostrada fora e dentro dos estádios de futebol. Foi merecido o título de Campeã da Copa do Mundo realizada no nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário