Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Évora e Cartuxo em Portugal


Restaurante Fialho em Évora
Évora

Situada a 1h30 de Lisboa, Évora tem tudo para o surpreender. Conhecida como a cidade museu por causa dos seus monumentos que remontam à época romana.


A cidade viveu várias vidas, romana até o século V, pertenceu depois aos visigodos até ao século VIII, aos mouros durante IV séculos e, finalmente, aos portugueses desde 1165. Um dos passeios obrigatórios em Évora e visitar as vinícolas. Assim, fomos conhecer a Cartuxo.

Évora - Praça Central
Évora - Lojas de Vinhos

Cartuxa
A Adega Cartuxa

A Cartuxa é uma grande Vinícola Portuguesa, pertencente à Fundação Eugênio de Almeida, localizada na região de Évora, no centro sul do Alentejo e é referência na região desde 1776. O nome, Cartuxa, decorre da proximidade da Adega com o Mosteiro da Cartuxa. Aliás, a Adega foi, originalmente, instalada no antigo refeitório da Casa de Repouso dos Jesuítas.

A fundação foi criada por testamento de Vasco Maria Eugênio de Almeida, e seus estatutos estão datados de agosto de 1963. Dentre as dotações atribuídas à Fundação, estão os vinhedos cultivados desde o final do século XIX, a cultura da vinha e uma longa história no setor vitivinícola português. Os vinhedos foram plantados pelo avó de seu fundador, Carlos Maria Eugênia de Almeida.


Não por outra razão que a marca Cartuxa é atualmente um dos maiores ativos da Fundação Eugênio de Almeida. E dentre os diversos produtos elaborados com essa marca, estão os deliciosos vinhos Cartuxa e vinho EA.






Um comentário: