Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Endomarketing nos serviços da saúde

Endomarketing é toda ação de marketing voltada para o público interno, e busca promover sinergia entre colaboradores e empresa. É uma ferramenta estratégica, que procura melhorar o fluxo interno de informações e manter o ambiente organizacional saudável, desenvolvendo estratégias eficazes de comunicação.

Saul Bekin foi o criado dessa ferramenta na década de 1970. Ele era gerente de produtos da Johnson & Johnson, e notou que uma das dificuldades que enfrentava com a equipe é que faltava aos colaboradores informações a respeito da empresa. Identificado esse problema Bekin iniciou estudos e o desenvolvimento de uma vertente do marketing atualmente considerada fundamental para empresas de qualquer porte ou setor.

Nos serviços de saúde, hospitais e clínicas especializadas já vêm adotando tal ferramenta para atingir seus objetivos e metas estabelecidas em seus planos de ação. Um exemplo atual é do Hospital Sírio-Libanês ocorrido recentemente. Uma médica colaborado divulgou através de uma rede social dados sigilosos sobre o estado de saúde da ex-primeira Dona Marisa. Certamente, essa médica, não tinha ainda sido treinada pela organização. Visto que, logo em seguida o hospital divulga a seguinte nota: “a direção do Hospital Sírio-Libanês informou “ter uma política rígida relacionada a privacidade de pacientes” e repudiou a quebra do sigilo por profissionais de saúde. Resultado, a médica perdeu seu emprego!

Os instrumentos de endomarketing mais comuns são: treinamentos, reuniões, comunicação interna e eventos. O trabalho começa identificando dentro de qualquer organização as redes de relacionamento quer formais ou informais. Essa fase é de fundamental importância, principalmente, se a organização for familiar.


Deve-se também ter atenção especial para o fluxo de informações dentro da organização: algumas tem origem nos dirigentes; outras vêm do pessoal da linha de frente. Existem, ainda, aquelas que emergem da linha de frente – que efetivamente é composta pelo pessoal que mantém contato com os pacientes – e por fim, a troca de informações entre colegas em posições hierárquicas semelhantes. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário