Endomarketing é toda ação de
marketing voltada para o público interno, e busca promover sinergia entre
colaboradores e empresa. É uma ferramenta estratégica, que procura melhorar o
fluxo interno de informações e manter o ambiente organizacional saudável,
desenvolvendo estratégias eficazes de comunicação.
Saul Bekin foi o criado
dessa ferramenta na década de 1970. Ele era gerente de produtos da Johnson
& Johnson, e notou que uma das dificuldades que enfrentava com a equipe é
que faltava aos colaboradores informações a respeito da empresa. Identificado
esse problema Bekin iniciou estudos e o desenvolvimento de uma vertente do
marketing atualmente considerada fundamental para empresas de qualquer porte ou
setor.
Nos serviços de saúde,
hospitais e clínicas especializadas já vêm adotando tal ferramenta para atingir
seus objetivos e metas estabelecidas em seus planos de ação. Um exemplo atual é
do Hospital Sírio-Libanês ocorrido recentemente. Uma médica colaborado divulgou através
de uma rede social dados sigilosos sobre o estado de saúde da ex-primeira Dona Marisa.
Certamente, essa médica, não tinha ainda sido treinada pela organização. Visto
que, logo em seguida o hospital divulga a seguinte nota: “a direção do Hospital Sírio-Libanês informou
“ter uma política rígida relacionada a privacidade de pacientes” e repudiou a
quebra do sigilo por profissionais de saúde”. Resultado, a médica perdeu seu emprego!
Os instrumentos de endomarketing mais comuns são:
treinamentos, reuniões, comunicação interna e eventos. O trabalho começa
identificando dentro de qualquer organização as redes de relacionamento quer
formais ou informais. Essa fase é de fundamental importância, principalmente,
se a organização for familiar.
Deve-se também ter atenção especial para o fluxo de
informações dentro da organização: algumas tem origem nos dirigentes; outras
vêm do pessoal da linha de frente. Existem, ainda, aquelas que emergem da linha
de frente – que efetivamente é composta pelo pessoal que mantém contato com os
pacientes – e por fim, a troca de informações entre colegas em posições
hierárquicas semelhantes. Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário