Até poucos tempos atrás o marketing era
visto como uma espécie doença na área médica. Hoje é, praticamente, aceito por
todos que trabalham nesse segmento. É, na verdade, um dos maiores diferenciais
na estratégia dos hospitais, clínicas e consultórios.
O cenário atual na área da saúde destaca
vários atributos que devem ser alisados, como por exemplo, a inclusão de
médicos estrangeiros no pais, um sem fim de aplicativos (a grande maioria veio
para corroborar com a rotina médica), planos de saúde com uma voracidade atroz
e tributação cada vez maior. Isso sem contar a grande inserção de profissionais
no mercado, a cada ano, em busca do seu lugar ao sol.
O marketing tem uma importância
fundamental na área médica. Trabalhado por profissionais éticos e conhecedor de
suas ferramentas, torna-se a mola propulsora que irá posicionar a marca do
médico, consultório ou hospital no mercado, comunicando seus serviços de
maneira correta a seu público-alvo previamente identificado.
Nos dias de hoje se faz necessário criar a
cultura de que: 1) O médico é um empreendedor nato. 2) Invariavelmente, seu
colega médico é seu concorrente, o que torna as coisas mais complicadas. 3) O
médico, o consultório ou hospital é uma empresa! Custos fixos, variáveis,
recursos humanos, impostos e, por vai. 4) Se são organizações empresariais que
visam ao lucro, o paciente é um cliente. E deve ser tratado como tal.
Por fim, para se obter sucesso utilizando
as ferramentas de marketing se faz necessário desenvolver um planejamento
estratégico, com objetivos claros e mensuráveis, além de uma linha de
comunicação que seja compreensível para todos. Vale ressaltar que propaganda e
publicidade não são marketing.
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