Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Marketing na Saúde

Até poucos tempos atrás o marketing era visto como uma espécie doença na área médica. Hoje é, praticamente, aceito por todos que trabalham nesse segmento. É, na verdade, um dos maiores diferenciais na estratégia dos hospitais, clínicas e consultórios.

O cenário atual na área da saúde destaca vários atributos que devem ser alisados, como por exemplo, a inclusão de médicos estrangeiros no pais, um sem fim de aplicativos (a grande maioria veio para corroborar com a rotina médica), planos de saúde com uma voracidade atroz e tributação cada vez maior. Isso sem contar a grande inserção de profissionais no mercado, a cada ano, em busca do seu lugar ao sol.

O marketing tem uma importância fundamental na área médica. Trabalhado por profissionais éticos e conhecedor de suas ferramentas, torna-se a mola propulsora que irá posicionar a marca do médico, consultório ou hospital no mercado, comunicando seus serviços de maneira correta a seu público-alvo previamente identificado.

Nos dias de hoje se faz necessário criar a cultura de que: 1) O médico é um empreendedor nato. 2) Invariavelmente, seu colega médico é seu concorrente, o que torna as coisas mais complicadas. 3) O médico, o consultório ou hospital é uma empresa! Custos fixos, variáveis, recursos humanos, impostos e, por vai. 4) Se são organizações empresariais que visam ao lucro, o paciente é um cliente. E deve ser tratado como tal.


Por fim, para se obter sucesso utilizando as ferramentas de marketing se faz necessário desenvolver um planejamento estratégico, com objetivos claros e mensuráveis, além de uma linha de comunicação que seja compreensível para todos. Vale ressaltar que propaganda e publicidade não são marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário