No início da década de 60, o professor Theodore Levitt, publicou um
artigo na famosa revista Harvard Business
Review, que se tornou um obrigatório a leitura para todos os profissionais
de marketing, revolucionando a importância do marketing para o desenvolvimento
dos negócios.
A seguir, vamos descrever os principais pontos ou insight por ele enfocado neste extraordinário artigo:
·
“Nada impede o
progresso como a imaginação”.
·
“As ideias podem
ser desejadas e a imaginação é o seu motor”.
·
“A imaginação gera
a ideia e depois, para ser eficaz, precisa convertê-la em resultados”.
·
“A imaginação de
marketing é o ponto de partida do êxito em marketing”.
·
“ Na fábrica
fazemos cosméticos. Na loja vendemos esperanças”.
·
“Diferenciar
eficazmente uma oferta implica saber efetivamente o que impulsiona e atrai
clientes. Implica saber como os clientes diferem uns dos outros e como essas
diferenças podem ser reunidas em segmentos comercialmente significativos”.
·
“O descobrimento
da simplicidade das coisas é a ess6encia da imaginação de marketing”.
·
“Imaginação
significa construir mentalmente o quadro do que existe e do que deveria
existir, do que nunca foi realmente experimentado. Exercer a imaginação é ser
criativo. Requer inventividade intelectual ou artística”.
·
“O objetivo de
marketing é obter e manter clientes, e também fazer com que os atuais
compradores prefiram fazer negócio com você e não com seus concorrentes. Em
marketing, portanto, a imaginação tem de enfocar constantemente esse objetivo”.
·
“A essência da
concorrência é a diferenciação: proporcionar alguma coisa diferente e fazê-lo
melhor do que o seu concorrente”.
·
“O propósito da
empresa é obter e manter clientes. Sem clientes, não ha magia de engenharia,
nem talento financeiro, nem perícia operacional que possa manter a empresa
viva”.
·
“A história de
todas as empresas de sucesso é uma história de propósitos certos na ocasião
certa, executadas com os meios certos para suas situações”.
·
“O truque é
combinar competitividade de preços com competitividade nos demais setores. Em
suma, o truque está em proporcionar o valor mais competitivo”.
·
“A diferenciação
competitiva é mais eficaz e duradoura do que apenas a produção de baixo custo”.
·
“O marketing deve
estar instalado no centro do planejamento estratégico corporativo”.
·
“A diferença entre
dados e informações é que, enquanto os dados são coletados de fatos brutos,
informações representam a organização seletiva e a interpretação imaginativa
desses fatos”.
·
“É errado dizer
que o ato mais importante e criativamente desafiador da decisão empresarial é a
escolha quanto ao que está para ser feito. O trabalho mais importante e
desafiador envolve pensar nas possibilidades entre as quais devem ser feitas as
escolhas”.
·
“O planejamento
estratégico envolve definir o que deve ser feito. Ele se acha inevitavelmente
enraizado em questões de marketing, na necessidade de responder àquelas
realidades que são requisitos intransigentes do mercado”.
·
As pessoas não
farão com boa vontade nem entusiasticamente aquilo que não parece sensato nem
adequado e, com certeza, não farão o que não é compreensível”.
·
“Para ter sucesso,
uma estratégia também precisa ser simples, clara e expressar em poucas linhas”.
·
O marketing é
determinante nos resultados nos resultados empresariais”.
·
“A razão [e que o
marketing lida as fontes e níveis das receitas que ajudam a determinar o
destino da empresa”.
· “O bom trabalho em busca dos objetivos errados é mais
nocivo do que o mau trabalho em busca dos objetivos errados”.
Pense nisso!
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