Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Ávila na Espanha 2019

Famosas por suas muralhas medievais, fomos conhecer Ávila no interior da Espanha, cidade declarada em 1985 como Patrimônio Mundial da UNESCO. É uma cidade fortificada em plena Idade Média. Muito bem conservada. Suas origens remontam ao Império Romano 2.000 anos atrás.

A principal atração de Ávila são suas muralhas. Dentro das muralhas a cidade continua, com várias lojas, hotéis e pousadas, restaurantes e cafeterias. É, praticamente, obrigatório, subir e caminhar em cima da muralha. Nós fizemos esse passeio, através de “bate e volta”, entre Madri e Ávila.











sábado, 26 de janeiro de 2019

Coimbra 2019

Em carro alugado saímos de Lisboa por volta das 08:30, pela E1 percorrendo mais ou menos duas horas, até chegarmos em Coimbra. Auto estrada muito boa e com excelentes paisagens durante o percurso. Voltamos na "boca da noite", como se diz lá nos Patos.

Durante mais de um século Coimbra foi a capital medieval de Portugal. Lá está instalada a sede da maior universidade do país durante os últimos séculos. É de uma importância histórica para Portugal.

O Rio Mondego é ponto referencial de Coimbra. Nas suas margens estão localizados todos os edifícios que trazem quase um milênio de história, desde o Arco de Almedina até a Torre do Relógio, que coroa o pátio da antiga universidade. O passeio a pé é espetacular!

Além da Universidade de Coimbra, a atração principal, outras devem ser visitadas, entre elas, recomendamos: o Bairro Alto, onde antigamente moravam a nobreza e o clero. O Arco de Almedina que é a antiga porta moura da cidade. O Palácio de Sub Ripas (século XVI) , com suas janelas renascentistas. A Torre do Alto que fazia parte das muralhas. A Sé Velha – antiga Catedral de Coimbra e a Sé Nova (catedral atual). O Museu Acadêmico, dedicado a mostrar a vida dos estudantes de Coimbra. E, por fim, o Museu Botânico.

Vale a pena conhecer também o Baixo de Coimbra. Lá estão a Praça do Comércio, as Igrejas de São Bartolomeu e São Tiago, dos séculos X e XII, respectivamente. O Convento de Santa Clara-a-Velha, a única parte de um antigo convento de freiras Clarissas que restou. Uma visita interessante é o Parque Portugal dos Pequenitos, que é formado por réplicas a escala de monumentos e edifícios sobre a arquitetura e a história de Portugal.









segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Lisboa: Ano Novo 2019

Rompemos o Ano Novo (2018/2019) na capital portuguesa, Lisboa. Foi uma noite diferente de anos anteriores. Jantamos em um restaurante ladeado pelo lendário Rio Tejo. A atração dos fogos foi realizado, através do novo hotel construídos pelos árabes. Ficamos hospedados no Tivoli Oriental nos Parques das Nações.



A cidade continua linda. Voltar à cidade é sempre um passeio prazeroso, devido suas casas com telhados vermelhados e azulejos coloridos. Hoje também têm vários edifícios modernos, principalmente, os localizados nos Parques das Nações.

Suas principais atrações turísticas são o Mosteiro dos Jerônimos, o Museu do Carmo, a Torre de Belém, o Calouse Gulbenkein, o Oceanário, o Museu do Design e da Moda, o Chiato e a Praça do Comércio.

A gastronomia portuguesa é uma das mais ricas do mundo. A oferta de restaurantes em Lisboa é variada: há desde as tabernas tradicionais da Alfama até restaurantes supermodernos do Parque das Nações e da Doca de Alcântara, as margens do Tejo. Recomendado provar os deliciosos queijos produzidos na Serra da Estrela.

Uma visita ao Bairro Alto, conhecido centro da vida boêmia, é uma pedida para o visitante. Não deixe de tomar a Ginjinha, um destilado que parece licor de cereja, e o Licor Beirão, de gosto adocicado.

Uma das atrações turísticas mais prestigiada, hoje, em Lisboa é o Chiado, localizado entre o Bairro Alto e a Baixa Lisboa. Lá se encontra as mais diversas lojas de designs, atelieres, galerias de arte, museus, restaurantes, cafés típicos e modernos, livrarias, teatros e muitas manifestações artísticas e culturais.







Frequentado por intelectuais modernistas é um bairro histórico e romântico. Lá se encontra também a Associação de Futebol de Lisboa. A estátua de Luís Camões, no largo com o seu nome, a Rua Garrett (principal artéria comercial do bairro), os famosos cafés, entre eles o célebre “A Brasileira”, onde almoçamos, cuja calçada fica a figura famoso poeta Fernando Pessoa, sentado num dos seus locais preferidos da cidade e, onde os visitantes, tiram fotografias ao seu lado.



 
Os teatros da Trindade, de São Luiz e de São Carlos (único teatro de ópera em Portugal), o Convento do Carmo, o Elevador de Santa Justa, o Palácio Valadares (no local onde foi fundada a primeira Universidade de Portugal), o Museu Nacional de Arte Contemporânea, e as Igrejas do Loreto, a de Nossa Senhora da Encarnação, e a da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, são apenas alguns dos importantes monumentos e símbolos Lisboetas que o Chiado estão orgulhosamente situados nessa área. 





sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Leiria em Portugal: 2019


Planejamos passar o primeiro dia de janeiro de 2019 em Leiria, Portugal, onde estão morando e trabalhando meu sobrinho e afilhado, Osvaldinho e sua esposa Larissa. Saímos de Lisboa por volta das 08:30. Alugamos um veículo e tomamos a autoestrada A8 e chegamos a cidade às 09:45. O percurso é mais ou menos de uma hora e vinte minutos, dependendo do trânsito. A viagem é agradável e com bonitas paisagens de campos de vinhedos. Como se sabe, Portugal tem um dos melhores vinhos do mundo e essa região é privilegiada de vinhas.

Chegando ao apartamento de Osvaldinho encontramos meu irmão Osvaldo e sua esposa Rosinha pais do nosso afilhado. Foi uma grande celebração de carinho e amor familiar.

Antes do almoço fomos dar um passeio a pé passando por um lindo parque com um rio Liz de águas corrente e cachoeiras perenes. Pena que estava muito frio (+ 3oC) e não podemos tomar um banho. No verão é um dos locais mais visitados pelos nativos e turistas. Chegamos ao centro da cidade, onde fica o Centro Histórico, muito bem conservado e com várias atrações turísticas, destacando-se a historia dos primeiros colonizadores.







Leiria é uma cidade tem forte influência medievais e modernas e está localizada junto a um monte fortificado desde a época mourisca, na confluência dos rios Liz e Lena. O importante Castelo de Leiria, é a atração principal da localidade. Vale a pena conhecer! 

Leiria é uma das cidades mais importantes do país. A comunidade judia em 1411 construiu a primeira fábrica de papel em Portugal. A cidade é agradável, discreta e cultural, vários eventos são realizados durante o ano. Existem bons restaurantes, bares e cafeterias; as ruas encontram-se repletas de lojas de várias grifes e de diversas categorias. A Praça Rodrigues Lobo é o centro da cidade. Lá se encontra a Igreja de Nossa Senhora da Pena, de estilo gótico; existe ainda o Palácio Real (de veraneio), com numerosas áreas que merecem ser visitadas, em especial, a Galeria Central. Percorrendo as ruas deparamos com a Catedral de Leiria a Igreja de São Pedro (século XII) e a famosa Pharmacia Leonardo Paiva, decorada com uns interessantes painéis de azulejos nos quais aparecem Hipócrates, Galeno e Sócrates. Existem muitas outras atrações turísticas, mas por falta de tempo deixamos de conhecer, pois Rosinha e sua irmã Rosalinda estavam nos esperando para almoçar uma caldeirada de bacalhau no tacho, acompanhada de bons vinhos da região.

 
Foi um dia eternamente extraordinário, não só pelo conhecimento dessa linda cidade, mas sobretudo, pelo encontro fraternal e familiar. Voltamos à Lisboa por volta das 19:30.