Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Leiria em Portugal: 2019


Planejamos passar o primeiro dia de janeiro de 2019 em Leiria, Portugal, onde estão morando e trabalhando meu sobrinho e afilhado, Osvaldinho e sua esposa Larissa. Saímos de Lisboa por volta das 08:30. Alugamos um veículo e tomamos a autoestrada A8 e chegamos a cidade às 09:45. O percurso é mais ou menos de uma hora e vinte minutos, dependendo do trânsito. A viagem é agradável e com bonitas paisagens de campos de vinhedos. Como se sabe, Portugal tem um dos melhores vinhos do mundo e essa região é privilegiada de vinhas.

Chegando ao apartamento de Osvaldinho encontramos meu irmão Osvaldo e sua esposa Rosinha pais do nosso afilhado. Foi uma grande celebração de carinho e amor familiar.

Antes do almoço fomos dar um passeio a pé passando por um lindo parque com um rio Liz de águas corrente e cachoeiras perenes. Pena que estava muito frio (+ 3oC) e não podemos tomar um banho. No verão é um dos locais mais visitados pelos nativos e turistas. Chegamos ao centro da cidade, onde fica o Centro Histórico, muito bem conservado e com várias atrações turísticas, destacando-se a historia dos primeiros colonizadores.







Leiria é uma cidade tem forte influência medievais e modernas e está localizada junto a um monte fortificado desde a época mourisca, na confluência dos rios Liz e Lena. O importante Castelo de Leiria, é a atração principal da localidade. Vale a pena conhecer! 

Leiria é uma das cidades mais importantes do país. A comunidade judia em 1411 construiu a primeira fábrica de papel em Portugal. A cidade é agradável, discreta e cultural, vários eventos são realizados durante o ano. Existem bons restaurantes, bares e cafeterias; as ruas encontram-se repletas de lojas de várias grifes e de diversas categorias. A Praça Rodrigues Lobo é o centro da cidade. Lá se encontra a Igreja de Nossa Senhora da Pena, de estilo gótico; existe ainda o Palácio Real (de veraneio), com numerosas áreas que merecem ser visitadas, em especial, a Galeria Central. Percorrendo as ruas deparamos com a Catedral de Leiria a Igreja de São Pedro (século XII) e a famosa Pharmacia Leonardo Paiva, decorada com uns interessantes painéis de azulejos nos quais aparecem Hipócrates, Galeno e Sócrates. Existem muitas outras atrações turísticas, mas por falta de tempo deixamos de conhecer, pois Rosinha e sua irmã Rosalinda estavam nos esperando para almoçar uma caldeirada de bacalhau no tacho, acompanhada de bons vinhos da região.

 
Foi um dia eternamente extraordinário, não só pelo conhecimento dessa linda cidade, mas sobretudo, pelo encontro fraternal e familiar. Voltamos à Lisboa por volta das 19:30. 






3 comentários:

  1. Muito bom. Carlos, você tem razão, Leiria é uma cidade tranquila, muito agradável e de excelente qualidade de vida. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Foi excelente a visita de vocês!!! Obrigado! Abraço.

    ResponderExcluir