Páginas

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Um Matuto Caminhante: Capítulo 12 - Universidade Federal da Paraíba (Versão Preliminar)

 

CAPÍTULO 12

 


Professor Reitor da UFPB - Humberto Nóbrega


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA


        Concluído o curso de Bacharel em Estatística na UFPE, ato contínuo fiz o Curso de especialização em Técnicas de Planejamento da Educação, a nível de Pós-Graduação na Universidade Federal de Pernambuco.


Diploma de Bacharel em Estatística pela UFPE


Com a conclusão da especialização, retornei em 1972 para a Paraíba. Por indicação dos senhores Hermes Pessoa de Oliveira e José Ferreira Ramos me apresentado ao Magnifico Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o médico e professor Humberto Nóbrega, a quem rendo aqui minhas homenagens a que repudio pequenas em face da extensão do seu prestígio junto a comunidade acadêmica.

Nomeado, assumi o cargo na Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento (ASPLAN), órgão vinculado diretamente a Reitoria e coordenado pelo professor José Ferreira Ramos, a quem muito devo a forma carinhosa como me recebeu, além da imensa carga de conhecimentos que me repassou. Faziam parte também como técnico-professores os seguintes colegas: Orlando Gomes, Wilson Marinho, Tereza Aquino, Artur Moura, José Maria Dantas, Derval Dantas, Nilzete Silva, Lígia Nobre, Ruth Mangueira, entre outros. 



Reitoria, na época, da UFPB - Parque da Lagoa

Em 1973, por concurso público, fui aprovado e nomeado Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Econômicas da UFPB. Participaram da minha banca para ingresso no magistério, os professores: Carlos Pereira, Wilson Marinho e José Paulinho, sob a presidência de Carlos Pereira.

A cadeira em que disputei a vaga era intitulada de Pesquisa Operacional, que inclusive, quando universitário fui monitor e, por isso, dominava plenamente as áreas de Programação Linear e Dinâmica, Cálculo I e II, Álgebra Linear, Teoria das Filas e Teoria dos Jogos. O professor titular, a época era José Jorge Vasconcelos, que posteriormente foi Senador da República por Pernambuco e Conselheiro do Tribunal de Contas da União.

A Faculdade de Economia da UFPB funcionava no centro da cidade, no prédio da Academia de Comércio Epitácio Pessoa, posteriormente agregado a UFPB, um belo projeto arquitetônico criado e executado pelo Senhor Hermenegildo Di Lascio.




Academia de Comércio Epitácio Pessoa.


Com o tempo a ASPLAN passou a ser denominada de COPLAN – Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento da UFPB. O coordenador era o professor Orlando GomesVárias vezes o substituía quando o Professor Orlando Gomes precisava viajar ou entrar de ferias. O professor José Ferreira Ramos foi nomeado Pró-Reitor de Graduação e, sua grande marca, foi a implantação da reforma universitária no reitorado do professor Humberto Nóbrega, que transformou as Faculdades e Institutos de Ensino em Centros de Ensino e Pesquisa.

Após a reforma, fui designado para professor do Departamento de Administração (DA) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Nessa época, já Professor Assistente, continuava prestando serviços à COPLAN, juntamente com meu colega e amigo de departamento, professor Wilson Marinho.

Ao desenvolver um trabalho de pesquisa juntamente com o professor Orlando Gomes, criamos um sistema de informação financeiro/contábil e estatística, denominado “Capacidade Instalada”.

Testado e aprovado a eficácia do sistema criado - Capacidade Instalada, sua aceitação foi imediata. Tanto foi assim, que o professor Lynaldo Cavalcanti, então Diretor do DAU (Departamento de Assuntos Universitários), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), ao tomar conhecimento do nosso trabalho, determinou que fosse imediatamente implantado nas Instituições de Ensino Superior do país, o que foi muito gratificante e nos “abriu portas” para novos voos na área acadêmica.




No Ministério da Educação e Cultura (MEC).


        Eu e o professor Orlando Gomes passávamos a maior parte do tempo, entre João Pessoa e Brasília, como também visitando outras Instituições de Ensino Superior (IES) do país, com fins de verificar a Capacidade Instalada de cada instituição. A metodologia desse trabalho teve aprovação dos diretores do DAU/MEC, senhores Edson Machado e Coronel Pamplona
        O Ministério da Educação tinha um critério técnico para distribuição de recursos financeiros, tendo como base as necessidades e anseios, de futuras instalações físicas e contratação de novos recursos humanas.
        Em decorrência desse trabalho, exerci os seguintes cargos: 
·      Assessor Técnico da Comissão do Ensino da Área de Educação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), 1973.
·      Assessor Técnico da Coordenação de Orçamento do Departamento de Assuntos Universitários (DAU) do Ministério da Educação e Cultura, 1976.
·      Assessor Técnico do Ministério da Educação e Cultura/Departamento de Assuntos Universitários. (DAU), 1975/76.
        Em Brasília quando prestávamos serviço ao DAU/MEC ficávamos hospedados em uma casa da UFPB, localizada próxima ao Santuário Dom Bosco que tinha por finalidade hospedar professores e funcionários que iam ao Distrito Federal resolver problemas inerentes da Universidade. Seu gerenciamento cabia a senhora Maria Menina Onofre.
        Concluído o mandato do professor Humberto Nóbrega em 1975, enquanto não saía à nomeação do novo Reitor, o professor Lynaldo Cavalcanti, assumiu Vice-Reitor professor Orlando Gomes. Nesse período, por designação do Reitor Orlando Gomes, assumi a Pró - Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN), pessoa que permanece cativa em minhas lembranças, não só afetiva como também pelo grande profissional que sempre se revelou e me inspirou.
Como Pró-Reitor da UFPB, acumulei as seguintes funções no Reitorado do Professor Orlando Gomes:
·      Gerente do Grupo de Trabalho para elaboração do projeto específico de participação da Universidade Federal da Paraíba no Projeto MEC/BIRD-II, para o “Programa de Desenvolvimento Físico do Campus de Universidade Federal da Paraíba”, em 1975.
·      Vice-Presidente da Comissão Permanente de Capacitação Institucional do Corpo Docente da Universidade Federal da Paraíba. 1975/76.


 
Portaria nomeando para GT (Grupo de Trabalho)


Com a nomeação do professor Lynaldo Cavalcanti para Reitor da UFPB, deixei de atuar na área administrativa da Universidade e passei a exercer exclusivamente minhas atividades de professor Adjunto, no Departamento de Administração, na época chefiada pelo inestimável professor José Neutel Correia Lima e tendo como Diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), o professor Berilo Ramos Borba.





Reitor, Professores e Alunos do CCSA.


Faziam parte do Departamento de Administração os seguintes colegas: Afrânio Aragão, Agrimar Santa Cruz Montenegro, Aloísio Santos de Andrade, Antônio Dantas Gomes, Berilo Ramos Borba (depois Reitor da UFPB), Carlos Meira Trigueiro, Carlos Antônio Soares Meirelles, Carlos Pereira de Carvalho e Silva, Cesar Augusto Ruiz Temoche, Cleneide Clemente de Sousa, Ednaldo Dias Barros, Edmilson Azevedo Lima, Evaldo Gonçalves de Queiroz, Fernanda Soares Londres, Fernando Melo do Nascimento, Francisco Antônio Cavalcanti da Silva, Francisco Evangelista de Freitas, Gilberto de Menezes Lima, Hugo Misael Coelho Lima, Humberto Marques Filho, Joel Hermógenes de Medeiros, Joel Souto Maior Filho, José Aníbal Pinto Costa, José de Carvalho Costa Filho, José Edmilson de Souza, José Humberto de Carvalho e Silva, José Jacinto de Araújo, José Rodrigues Filho, José Viriato de Souza, Júlia Van Damme, Kotaro Tanaka, Luciano Azevedo Cahu, Luiz Clementino Vivacqua de Oliveira, Manoel de Souza Câmara, Marconi Timotheo de Souza, Marcos Antônio Pereira dos Santos, Maria Auxiliadora Amorim Lopes, Maria Auxiliadora Diniz de Sá, Maria do Céo Costa de Oliveira, Maria Elizabeth Pimenta de Santana, Maria Penha Leite de Assis, Maria do Socorro Caldas Porto, Marlene Fernandes Borba, Mércia Maria Cavalcanti de Almeida, Nilda Maria Clodoaldo Pinto Guerra Leone, Olinelma de Lourdes Viegas de Oliveira, Osvaldo Trigueiro do Vale, Raquel Coimbra de Oliveira Lima, Regina de Fátima Almeida Lyra, Sílvio de Mendonça Furtado, Sílvia Marques Gondim, Violeta Marques da Silva Lima, Wallace Mendes de Carvalho e Wilson Guedes Marinho.

No Departamento de Economia do CCSA, fiz grandes amizades com docentes lotados nesse departamento, entre eles: José Paulino Costa, Luiz Carlos Florentino, Cláudio Santa Cruz, Roberto Paulo Soares, Romulo Polari (foi também Reitor da UFPB), Airton Menezes, José Alfredo Américo Leite, Heitor Cabral, Ronald Queiroz, Edvaldo Teixeira de Carvalho, Carlos Alberto Brito, Guilherme Cavalcanti, Celso de Paiva Leite, Antônio Cavalcanti, entre outros.

Encerrado o mandato do professor Lynaldo Cavalcanti, para substitui-lo foi nomeado o professor Milton Ferreira. Infelizmente, em poucos meses, renunciou. Em seu lugar, assumiu o colega de departamento professor Berilo Borba para exercer o mandato de 14.08.1980 a 13.08.1984.

O professor Berilo Borba Ramos como Reitor da UFPB indicou o meu amigo e colega professor Wilson Guedes Marinho para Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). O Reitor Berilo Borba solicita do então diretor do CCSA Wilson Marinho, um nome, para exercer o cargo de Presidente do Conselho Curador da Universidade Federal da Paraíba no biênio 1984/86. A indicação foi do meu nome e aceita pelo Reitor com a aprovação do Conselho.



Professor Wilson Marinho


Na gestão do professor Wilson Marinho fui um dos professores mais prestigiado do Departamento da Administração da UFPB. Sua meta principal era criar o curso de Pós-Graduação em grau de Mestrado. No decorrer de sua gestão fui designado para exercer as seguintes funções no CCSA:

·      Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. 

·  Membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE/PB biênio 1985/86, representando a UFPB.

Como professor de Métodos Quantitativos e de Estatística, fui designado pelo Diretor para lecionar a disciplina Métodos Quantitativos no Curso de Mestrado em Administração de Empresas. Era uma das disciplinas mais difíceis do referido curso.

O Corpo Docente do Curso de Mestrado em Administração era formado pelos seguintes colegas: Afrânio Aragão, Bernard Ballaz (Grenoble), Carlos Meira Trigueiro, Carlos Jales, Cesar Ruiz, Cleneide Clemente, Fernando Melo, Florindo Villa-Alvarez, Francisco Antônio Cavalcanti, George Guerra Leone, Gilberto Menezes, Hubert Drouvot (Grenoble), Humberto Marques, José Alfredo Leite, Dole Abel Anderson (Michigan State University), Janice Jouce (Havaí), Ravi Sarathy (Índia) e Sílvia Gondim.

Sentindo a necessidade de realizar um curso de mestrado, inclusive, para crescimento na Universidade, resolvi fazer Mestrado em Engenharia de Produção oferecido pelo Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, que se desenvolvia pari-passo com minha área de atuação em Pesquisa Operacional.




Certidão da Conclusão de Mestrado em Engenharia da Produção


Concluído o curso onde me destaquei com os meus colegas e amigos, Rômulo Polari e Ivanilton Dinoá. Defendi minha dissertação de Mestrado, sob o título - “A tomada de decisão nas Pequenas e Médias Indústrias de João Pessoa: uma abordagem nos setores de Produção e Marketing”. Fui aprovado, com distinção, em 1979. Fizeram parte da Banca Examinadora da dissertação, os professores doutores: pela UFPB Afrânio Aragão (Orientador) e Álvaro Braga de Abreu Silva e pela UFPE, o doutor Antônio Cardoso do Rego Barros.

Com a criação e implantação do Programa de Pós – Graduação em Administração de Empresas, no CCSA, realizei várias pesquisas voltadas para o segmento do setor, sendo registrado como pesquisador no CNPq, nas áreas de Marketing, Turismo e Desenvolvimento de Casos Empresariais.

No Curso de Mestrado em Administração de Empresas do CCSA/UFPB, lecionei as disciplinas: Métodos Quantitativos, Marketing e Pesquisas de Marketing.

Participei, ainda, da criação da Central de Casos Brasileiros – Regional Paraíba, onde pesquisei vários casos, inclusive, publiquei um livro: “Estudos de Casos no Treinamento de Executivos”, que será comentado em capítulo posterior.

Essa Central de Casos foi um diferencial acadêmico no Mestrado. Tínhamos um acervo de 500 casos produzidos pela Fundação Getúlio Vargas e Universidades estrangeiras. Eu e colegas do Programa de Pós-graduação, como também na parceria de alguns mestrandos produzimos cerca de oitenta casos. As aulas eram dinâmicas, teóricas e práticas, utilizávamos casos nacionais e locais. Este trabalho foi um marco na pós-graduação do Curso de Mestrado em Administração de Empresas na UFPB, por ser um método mais econômico e objetivo na identificação das variáveis que afetam positiva ou negativamente o desenvolvimento das empresas objetos do estudo. 

Um fato que faço questão de destacar foi o intercâmbio científico-cultural celebrado com Universidades Estrangeiras, promovido pelo Programa de Pós - Graduação em Administração do CCSA/UFPB que possibilitou a oxigenação de conhecimentos e experiências aos docentes do Programa.

Dentre os vários professores que passaram pelo programa, três influenciaram bastante na minha formação profissional. Primeiro o professor Dole Abel Anderson, University of Michigan, dos Estados Unidos que me fez tutor e me ensinou tudo sobre Marketing, inclusive, Pesquisas de Marketing. Quando ele foi embora, deixou comigo vários livros, apostilhas, casos e anotações pessoais sobre essas disciplinas. O segundo, o professor Ravi Sarathy, indiano e oriundo dos Estados Unidos. Com esse participei de várias pesquisas sobre pequenas e médias empresas e escrevemos alguns casos empresariais. O terceiro, o professor Florindo Villa-Alvarez, que me ensinou os princípios básicos e alternativos sobre as técnicas de metodologia científica empregada em pesquisas. A todos sou muito grato, pelos inestimáveis ensinamentos.



Professor Ravi Sarati





Central Regional de Casos

Participei, com muita honra, de várias bancas examinadoras para concursos públicos de professores do Departamento de Administração do CCSA/UFPB, como também de bancas examinadoras de Dissertações de Mestrado, todas com estudos de casos voltados à nossa realidade. Dentre outras, destaco:

  •     Aspectos Socioeconômicos da Microempresa: um estudo na cidade de Campina Grande, Paraíba. 1979. Aluna: Cleneide Clemente de Sousa.
  •       Problemas e Perspectivas da Cultura Sisaleira no Estado da Paraíba. 1979. Aluno: João Rodrigues dos Santos.
  •    Tecnologia e Dependência: o caso do Brasil. 1980. Aluno: Francisco Antônio Cavalcanti da Silva.
  •      Avaliação do Sistema de Incentivos Fiscais Estaduais da Paraíba. 1980. Aluno: José Ataíde da Silva.
  •     Impontualidade nos Pagamentos na Paraíba. 1981. Aluno: João Alberto de Arruda.
  •    Avaliação do Sistema PIS/PASEP. 1981. Aluno: Jairo Fernandes Martins.
  •       Estrutura de Financiamento das Empresas de Confecções do Rio Grande do Norte. 1982. Aluno: Djalma Freire Borges.
  •       A Comercialização do Coco-da-baía no Estado da Paraíba. 1982. Aluno: João Luiz Arruda.
  •     Marketing: um programa de qualidade para Johnson & Johnson de João Pessoa. 1993. Aluna: Robéria Cavalcanti Souto.
  •       Os fatores influenciadores na compra de serviços de conhecimento em Administração pelos dirigentes de empresas de Campina Grande - Paraíba. 1996. Aluna: Vera Lúcia Barreto Motta.
  •     Avaliação da qualidade do serviço hoteleiro em João Pessoa, Paraíba. 1997. Aluno: Lindoval Luiz de Oliveira.

        Em fevereiro de 1988, através da Portaria R / SRH / No. 118, assinada pelo então Reitor Jader Nunes de Oliveira, me aposentei da Universidade Federal da Paraíba, fechando, assim, um ciclo de vida de total dedicação à academia universidade.



Reitor Jader Nunes.



Portaria da Aposentadoria da UFPB.


Reitores da Universidade Federal da Paraíba, durante o meu período como docente do Departamento de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFPB:

·      Humberto Nóbrega – 15/10/1971 a 15/10/1975

·      Orlando Gomes – 16/10/1975 a 12/02/1976

·      Lynaldo Cavalcanti – 13/02/1976 a 13/02/1980

·      Milton Paiva – 05.03 a 11.06.1980

·      Berilo Borba – 14/08/1980 a 13/08/1984

·      Jackson Carneiro – 25/09/1984 a 25/09/1888

·      Antônio Sobrinho – 25/09/1988 a 24/09/1992

·      Neroaldo Pontes – 16/10/1992 a 14/10/1996

·      Jader Nunes – 15/10/1996 a 17/11/2004

Sempre que entrava no Campus Universitário, tinha a sensação de estar no pátio dos grandes palácios da Grécia Antiga, onde ali os sábios mestres Sócrates, Platão, Aristóteles, nas sombras das arvores ensinavam aos príncipes e nobres os conhecimentos mais avançados que prevalecem vivos entre nós.

O encontro no pátio virou aula; os jardins em salas com um palco e bancas; o mestre em professor; o príncipe em proletariado. A educação deixou de ser um privilégio de poucos, para ser uma questão de desenvolvimento da humanidade. Procurei durante essa caminhada pelos jardins do conhecimento, repassar eticamente tudo aquilo que aprendi, desde as primeiras letras do alfabeto com as minhas queridas professoras de Patos, até as mais complexas teorias do mundo das ciências com os doutores e mestres.


ADUFPB - (Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba)


Após minha aposentadoria como Professor Adjunto IV do CCSA/DA, fiquei quase duas décadas sem ir ao Campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mas, como disse o Ministro José Américo de Almeida (1887-1980), “Ninguém se perde no caminho da volta, porque voltar é uma forma de renascer”.

Assim, voltei à UFPB, como uma forma de renascer na academia, dessa vez como professor aposentado/sindicalizado. Sou um dos fundadores da ADUFPB – Sindicato dos Professores da Universidade Federal da Paraíba. Na atualidade venho participando ativamente como membro GTSSA – Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Aposentados e do Grupo Independente de Professores Aposentados, Ativos e Pensionistas da UFPB.

Realmente o Ministro tinha razão. Revigorei-me na volta, ao rever muitos amigos e colegas professores. Participando de reuniões produtivas e amigáveis. Encontros descontraídos no cafezinho da sede da ADUFPB. Apreendendo com novos professores, principalmente, com os membros da Diretoria do Sindicato. Novas ideias são compartilhadas entre os colegas aposentados e ativos – no que destaco o apreço dos novos com os antigos professores. Ambiente Salutar!

Dentre as atividades exercidas nessa nova fase, foi-me oportunizado, a convite do Diretor Presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau, a participar de uma missão junto a bancada paraibana no Congresso Nacional; cujo objetivo básico foi apresentar nossas demandas quanto a situação referente aos precatórios dos 28,86%.

Na oportunidade visitamos o ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior); contactamos com alguns gabinetes de Ministros no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e, finalmente, participamos de uma reunião no MOSAP (Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas).



O Autor, Martha Diniz, Cristiano Bonneau (Presidente da ADUFPB) e José Antonio

Com o Deputado Hugo Motta



Com o Senador Veneziano Vital do Rego



Na Sede do ANDES - SN


26 comentários:

  1. Muito bom seu ciclo universitário.
    José Francisco Nóbrega.

    ResponderExcluir
  2. Adorei ler , Carlos. Muito, não conhecia sobre VOCÊ 😃......GOSTEI MUITO ......TEMPOS PUROS E MUITAS VERDADES VIVIDAS....... Zélia Almeida......z

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, que ciclo acadêmico!!👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia caminhante viajante. 👍
    Leonardo Gadelha

    ResponderExcluir
  5. UMA GRANDE FAMÍLIA TEM QUE SER REVIVIDA ATRAVÉS DE MEMORÁVEIS RECORDAÇÕES... NOSSOS PARABÉNS...
    José de Sousa Fagundes

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu interesse de ser bom e ter conhecimento no curso que escolheu e soube se realizar com sucesso

    ResponderExcluir
  7. 👏👏Um matuto caminhante 👍👍
    Regina Lira

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo artigo, repleto de fatos e histórias importantes para a nossa UFPB!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    Parabéns, professor/pesquisador e grande amigo... *Carlos Trigueiro*
    Capítulo 12
    Fiquei encantada com o carinho e dedicação aos estudos/pesquisas e a todas pessoas q fizeram parte de sua trajetória acadêmica!!!!!
    - não posso esquecer das palavras do "Ministro José Américo de Almeida" qdo do seu retorno à UFPB .....
    *NINGUÉM SE PERDE NO CAMINHO DA VOLTA, PORQUE VOLTAR É UMA FORMA DE RENASCER"*....
    amei!!!!
    Palavras verdadeiras e necessárias p pessoas q praticam *O BEM*
    Graça Costa Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amiga. A próxima postagem será sobre a UNICAP encerrando a fase acadêmica. Forte abraço.

      Excluir
  10. Por acaso vi a publicação dos capítulo 7, 11 e 12 . Parabéns !

    ResponderExcluir