Páginas

sábado, 23 de dezembro de 2023

Um Matuto Caminhante: Capítulo 13: Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (Versão Preliminar)

 CAPÍTULO 13

 

O Autor e Georginho na Colação de Grau

 

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

 


A Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em Recife, em 2012 completou cinquenta anos de história e originou-se da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manoel da Nóbrega. Oferece curso de Graduação e Pós-Graduação (nas modalidades de mestrado e doutorado), como também, cursos de especialização em diversas áreas do conhecimento.

Quando fui professor no Curso de Mestrado em Administração de Empresas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tive vários alunos mestrandos que, na época, eram também professores da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Alguns deles escolheram-me como orientador da dissertação de mestrado. Participei de bancas examinadoras desses alunos, todos gostavam de mim e sempre perguntavam se eu gostaria de dar aulas na UNICAP.

Aposentado da UFPB e por incentivo do meu irmão George, procurei o meu primo Hugo Meira Wanderley, que exercia, à época, cargo importante na administração da UNICAP. Ele, então, solicitou meu currículo e com as declarações dos meus ex-alunos oriundos dessa Universidade, levou o assunto ao Departamento de Economia e Administração (DEA) e ao Reitor da UNICAP.

Hugo e os irmãos (Vlademir, Socorrinha e Ivanildo) quando eram adolescentes, moraram na Fazenda Campo Comprido, de propriedade dos seus avós (Chiquinho e Sindá Meira Wanderley). Os pais de Hugo eram meus padrinhos de Crisma, Odílio Meira Wanderley e sua esposa Ivani.

No início do ano de 2000 fui contratado para lecionar nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração de Empresas daquela Universidade.

A UNICAP fica na Rua do Príncipe, no bairro Boa Vista. O Departamento de Administração e Economia está localizado no Bloco G, ocupando o quarto e quinto andares do bloco.




Fachada da UNICAP


As disciplinas que lecionei na UNICAP foram: Administração Mercadológica e Fundamentos para as Pequenas e Médias Empresas (Estudos de Casos). As aulas eram pela manhã e à noite.  No período da tarde, algumas vezes ia para a Agência de Publicidade do amigo Luiz Montenegro, diretor da MMS Comunicação Integrada ou ao cinema no Shopping Recife.



Bloco G da UNICAP




Reunião dos professores com o Reitor da UNICAP



Entendi que se fazia necessário introduzir uma nova metodologia de ensino. Resolvi, então, usar o seguinte processo de aprendizado. Dava uma aula teórica e a outra era sobre um caso empresarial. Foi um sucesso, com a plena participação dos discentes, em face da quebra da monotonia das aulas teóricas! O comentário entre os alunos chegou aos ouvidos dos outros colegas professores e dos dirigentes do DEA e do próprio Reitor. Alguns professores aderiram também ao método, principalmente, meus ex-alunos.

A administração superior da UNICAP na minha época era composta: Reitor: Pe. Theodoro Paulo S. Peters, S.J.; Pró-Reitor de Graduação e Extensão: Erkard Cholewa; Altamir Soares de Paula: Pró-Reitor Administrativo; Maria de Fátima da Rocha Breckenfeld: Pró-Reitora Comunitária; Mirian de Sá Pereira Maia: Chefe do Departamento de Ciências Sociais (CCS); Leonel Ferreira de Morais Neto: Chefe do Departamento de Administração e Economia; e José Sales de França Vidal, Coordenador dos Cursos de Administração.

Fui com muita honra paraninfo de três turmas do Curso de Graduação em Administração de Empresas da UNICAP, nos anos 2001, 2002 e 2003. Na Pós-Graduação do mesmo curso recebi homenagens por duas vezes, nos anos de 2002 e 2003.




Placa de Paraninfo de Turma 2001





Placa de Paraninfo de Turma 2002



        Fiz boas amizades com os colegas professores e funcionários e até hoje, mantemos contatos. Entre eles destaco: Adilson Celestino, André Gustavo, Hugo Wanderley, José Mário Chaves (este é o autor da letra do Hino do Bloco Galo da Madrugada), Josiel Barbosa, Iolena Sampaio, Paulo Ferreira, Platão Torres e Luiz Carvalheira, colegas professores. Os funcionários foram: Mariza Frazão (secretaria do curso), Alessandro da Silva, Luciana Borba, Roberta Souto e Valmir Cavalcante.
         Dos alunos que se destacaram nas minhas aulas guardo a recordação de alguns, tais como: Cecília Carneiro, João Bezerra de Oliveira Neto, Luciana Larissa de Lima Ferreira, Sandra Barboza, Tiago Barreto de Siqueira, Aline Gonçalves, George Trigueiro Filho (meu sobrinho), Andreia Catão, Carolina Monteiro, Gustavo Mendonça, Lúcia Helena Maciel, André Prutckanky, Roberta Machado, Sofia Salgado, e muitos outros.



Alunos Graduados Turma 2001




Alunos Graduados Turma 2002


Um fato que me marcou quando estava na UNICAP, foi o acontecido no dia 11 de setembro 2001, quando do atentado terrorista das torres gêmeas em Nova York. Eu estava na sala dos professores, nos intervalos das aulas, com alguns colegas assistindo televisão e conversando sobre futebol. De repente, a televisão começa mostrar o terrível atentado terrorista. Ficamos todos espantados com o ocorrido, sem entender nada do que estava acontecendo. Em poucos minutos, toda a universidade estava parada, perplexa. Praticamente, as aulas foram suspensas oficiosamente. 

Agora, quando me perguntam: por que deixei a UNICAP? O motivo principal eram as viagens entre João Pessoa e Recife. Naquele tempo a rodovia BR 101, não possuía mão dupla e seu estado de conservação era precário. Essas viagens me cansavam bastante. Outro motivo era a ausência sistemática e constante do meu lar.

No entanto, devo confessar que poderia ter ficado por mais alguns anos. Afinal, gostava do ambiente de trabalho, do contato com os alunos e colegas docentes e funcionários. Era muito bem tratado por todos, em especial, pela secretária do Departamento, a amiga Marisa e pelo professor Sales, Coordenador do Curso em Administração. Sinto saudades pelas boas lembranças da UNICAP.


18 comentários:

  1. Sucesso além fronteira.
    José Francisco Nobrega

    ResponderExcluir
  2. O senhor foi um dos meus melhores professores da UNICAP.

    ResponderExcluir
  3. Leitura deliciantemente agradável....
    Agrimar Leite de Lima

    ResponderExcluir
  4. Tico o privilégio de ler “Um matuto caminhante” ainda no prelo! 😎 kkkkkk Valeu!
    Luiz Montenegro

    ResponderExcluir
  5. Li atentamente! Parabéns pela trajetória !

    ResponderExcluir