Páginas

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Um Matuto Caminhante. Capítulo 14 - UNIMED NORTE/NORDESTE (Versão Preliminar)

 CAPÍTULO 14

Aucélio Gusmão e o Autor


UNIMED NORTE/NORDESTE


Fundada em 1977, a Unimed Norte/Nordeste é uma cooperativa de trabalho médico, com sede em João Pessoa - Paraíba. Um dos objetivos da cooperativa é comercializar planos de saúde empresariais e corporativos, como também promover a integração com cooperação entre as UNIMEDs Singulares instalada nas regiões Norte/Nordeste.

No ano de 1990, eu e o meu amigo Aucélio Gusmão (in memoriam), médico anestesista e, na época, superintendente da Unimed Norte/Nordeste, estávamos assistindo na marina do Iate Clube da Paraíba, a final de uma regata em que participavam nossos filhos, Kakito e Breno.  A nossa conversa versava sobre gestão de negócios e marketing. Em dado momento, ele fez a seguinte pergunta: “Você gostaria de fazer parte do nosso grupo de trabalho, sob a liderança de Reginaldo Tavares presidente da Unimed Norte/Nordeste?”. Respondi que sim! - Nesse caso, vou propor uma reunião com o Presidente, onde teremos a oportunidade de você, apresentar sua proposta de trabalho.

        Reginaldo Tavares, já me conhecia desde os tempos de estudantes, quando éramos ainda universitários e solteiros. Frequentamos várias vezes as casas dos nossos pais, e participamos juntos também de diversas festas. Uma vez formado em medicina, ele especializou-se em ginecologia e obstetrícia. Casou-se com Jandira, que por sua vez, era amiga da minha esposa Ângela. Aliás no parto de Kakito, meu primeiro filho, foi ele quem fez o procedimento médico do parto. Quanto ao parto de Raquel, minha filha, não o fez por motivo de força maior, mas indicou seu cunhado Aldrovandro Grise.


Reginaldo Tavares - Presidente da Unimed N/NE


Duas semanas após nossa conversa com Aucélio, Reginaldo me chamou para participar de uma reunião e, nessa ocasião, depois de atentamente ouvir as minhas propostas de trabalho na área de planejamento, marketing e comercialização dos produtos e/ou serviços da UNIMED N/NE, convidou-me formalmente para ingressar na sua equipe. 

Acertamos os honorários e a flexibilidade do tempo que eu poderia dar como expediente. Essa condição se dava pelo motivo de ser professor da Universidade Federal da Paraíba e não poder trabalhar em tempo integral na Unimed.

Solicitei uma reunião com o meu chefe de Departamento na UFPB, o professor Aníbal Costa (in memoriam) e com o Diretor do CCSA, o professor Wilson Marinho, argumentando que esse trabalho seria um prolongamento da minha atividade na UFPB, contribuindo para melhorar as aulas nos cursos de Administração, já que eu teria a oportunidade de vivenciar a prática dos negócios e, como consequência, angariar conhecimentos para transmitir aos meus alunos. Eles concordaram e deram total apoio a essa iniciativa.

A minha função na cooperativa era assessorar o planejamento e desenvolvimento com o fito em ampliar a área de atuação na região Norte/Nordeste. A assessoria era ainda composta de uma equipe multidisciplinar, tendo como assessores, José Rodrigues de Aquino, no campo jurídico e Juvêncio Almeida, no universo da comunicação.


O Autor coordenando um Workshop

Eu, Reginaldo e Aucélio desenvolvemos vários trabalhos, principalmente, realizando workshop com as UNIMEDs Singulares que estavam ou pretendiam se instalar na região geográfica do Norte e Nordeste. O objetivo desses workshops era desenvolver um processo de integração entre elas, sob a coordenação da Unimed Norte/Nordeste.


Apresentando um Relatório Executivo e Plano de Trabalho

Os eventos eram realizamos em todas as capitais e principais cidades da abrangência geográfica pertinente. Esses workshops duravam em média, três dias. A partir dessas reuniões, elaborávamos um relatório executivo que seria o “Termo de Referência” para o planejamento estratégico da Unimed Norte/Nordeste. 

        Desses encontros formamos uma rede de contatos com os dirigentes das Federações Estaduais de UNIMEDs Singulares. Entre esses destaco: os dirigentes médicos da Unimed N/NE: Lourdinha, Lívio e Floriano de Pernambuco; Vicente, Arruda, Damião e Glay do Rio Grande do Norte; Robson e Marcos, Alagoas; Pita de Sergipe; Petrucio e Márcio do Amazonas; Licarião do Acre; Darival do Ceará; Marcos Aurélio da Bahia; Rosandro e Romildo Montenegro; Wilson Moraes; Aldrovandro Grise; Lauro Wanderley; José Gomes; Alberto Luís; Teotônio Montenegro; esses, da Paraíba; entre outros.

Como produto foram criados o Sistema de Informação em Marketing (SIM), a Câmara de Compensação, o Fundo de Investimento de Publicidade (FIP); entre outros produtos e serviços, que a Unimed Norte/Nordeste começava a oferecer as UNIMEDs Singulares, com fins de fortalecimento e desenvolvimento da Federação.

Outra atividade que desenvolvemos foi o planejamento e coordenação das Convenções da Federação, que eram realizadas todos os anos, em uma das capitais dos estados do Norte e Nordeste.


Convenção em Manaus (AM)


Convenção Nacional em São Paulo (SP)


Convenção em Belém (PA)

Em uma das convenções realizadas, no Recife, fiz o lançamento do meu livro “Estudos de Casos no Treinamento de Executivos”. Recebi total apoio por parte da Federação de Pernambuco e da Unimed Recife, anfitriã desse evento.


Teotônio Montenegro, o Autor e Lauro Wanderley


O Autor, Petrucio e Licarião


O Autor e Lourdinha - Presidente da Unimed Recife e da Federação Pernambucana

Na Convenção Nacional da Unimed Brasil, realizada em São Paulo, apresentei um trabalho, cujo título era: Ombudsman: uma proposta para o Sistema Unimed”. Concorri com vários outros trabalhos apresentados por diversos autores. Fui classificado no 1o. Lugar, recebendo um diploma, uma medalha e um prêmio em dinheiro.




O autor com o amigo José Rodrigues de Aquino (in memoriam) Assessor Jurídico da Unimed N/Ne

Em 1996, a Convenção da Unimed Norte/Nordeste foi realizada em Natal, no Rio Grande do Norte. Foi uma das maiores realizadas desde a minha entrada na Federação. Eram mais de 400 participantes, entre médicos cooperados e técnicos do sistema unimediano.

No último dia da convenção, 31 de julho, foi o dia chegada de Kakito dos Estados Unidos.  O desembarque ocorreu no aeroporto Guararapes do Recife. Como eu e Ângela estávamos em Natal foram sua avó Heloísa, sua irmã Raquel e o motorista Marques, como já havíamos combinado com ele, pois quando chegássemos após o almoço jantaríamos juntos.

Aconteceu o inesperado!...

Tudo mudou!  A nossa vida não foi mais a mesma. Não nos cabe julgar os desígnios de Deus ... 

Estava, eu, à mesa secretariando os trabalhos junto com o Presidente da Unimed da Bahia e o conferencista do dia, o professor Raimar Richer, da Fundação Getúlio Vargas, que iria fazer uma palestra sobre marketing para empresas sem fins lucrativos.

Qualquer cerimonial recomenda que se desligue o celular durante o desenvolvimento dos trabalhos. No entanto, neste dia não desliguei o meu. Em plena conferência meu celular toca. Era, a nossa secretária Zuleide. Destreinado pedi desculpas. No entanto, o presidente da mesa vendo meu constrangimento, para contornar a situação me facultou o atendimento. O que fiz!

A secretaria me comunica que Kakito tinha sofrido um acidente grave e estava indo para o hospital. Insisto em saber mais detalhes, e ela com muito habilidade, informa que ele foi mexer com o meu revólver e este disparou atingindo-lhe na cabeça. Meu mundo caiu! Daí para frente o que eu sei foi o que me contaram depois: levantei-me da mesa e sai correndo pelos corredores, enquanto os participantes ficaram atônicos. Ninguém sabia o que acontecera.



Zuleide Câmara, nossa Secretária


Tomei a decisão de ligar para Ângela que estava no shopping com a nossa querida amiga Lucinha esposa do meu amigo Juvêncio Almeida. Ela já me atendeu chorando e disse que tinha acabado de tomar conhecimento, por Juvêncio, do acontecido.


Juvêncio e Lucinha

Por coincidência, nessa Convenção estavam sendo apresentados novos produtos e serviços da Federação UNIMED Norte/Nordeste, que consistiam em aeronaves e helicópteros a serem oferecidos ao Sistema das UNIMEDs filiadas, para transporte de usuários em estado grave. Lamentavelmente, fomos nós que inauguramos!


Por recomendação médica, já estávamos “dopados”. Colocaram-nos em um dos helicópteros e nos levaram para o aeroporto para tomar uma das aeronaves que estava em exposição para os participantes. Em quarenta minutos estávamos no Hospital Samaritano de João Pessoa, onde Kakito estava sendo socorrido. Faltam-me adjetivos para descrever tamanha dor...


Sete dias após o acidente, Kakito veio a óbito. Eu, Ângela e Raquel, ficamos totalmente perdidos. Sentíamos como se estivéssemos vagando num deserto, sem horizontes... Deus nos resgatou!  Com muita fé e esperança, aos poucos, encontramos uma luz, que foi nos libertando desse pesadelo, recuperando nossas forças para voltar à caminhada que Deus nos traçou.


Ainda hoje, sou agradecido aos amigos de trabalho da Federação das UNIMEDs Norte/Nordeste, pela solidariedade e à atenção a nós dispensadas naqueles dias de escuridão. Quanto ao meu trabalho na UFPB, recebi igual solidariedade e compreensão tanto dos diretores, corpos docentes e discentes.


Graças a Deus superamos. Na verdade, a partida de um filho. Como tudo passa inclusive a vida, na condição de cristãos continuamos a ser quatro, embora, convivendo em dimensão diferente. É o mistério da fé. Amem!

36 comentários:

  1. Seu trabalho na minha pequena observação merece uma prêmio literário muito bom meu amigo por me considerar abraço .

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Parabéns pela obra.
    Lula Trigueiro

    ResponderExcluir
  3. Bem documentado. Brilhante trajetória.
    Wilberto Trigueiro

    ResponderExcluir
  4. Amigo Carlos,
    Venho acompanhando, capítulo a capítulo, a saga de um cara que se auto-proclama matuto mas na realidade é o que temos de melhor na área de Administração e Marketing, sem falar de seus comprovados méritos como Professor universitário.
    Fiquei muito sensibilizado em me ver incluído na sua fulgurante trajetória de vida, desde os folguedos da Praia do Poço até a Convenção de Unimed Norte/Nordeste em Natal, de triste lembrança para mim e Maria Lúcia.
    Também estou concluindo um livro de viés memorialístico, numa tentativa de resgatar a história da Ortopedia e Traumatologia, minha especialidade, na Paraíba.
    Abraços saudosos, meus e de Maria Lúcia, para você, Ângela e Raquel.
    Juvêncio Almeida

    ResponderExcluir
  5. Excelente depoimento.
    Carlos Alberto Brito

    ResponderExcluir
  6. E haja história. Parabéns.
    Mércia Almeida

    ResponderExcluir
  7. História de superação da família. Minha reverência!
    Leonardo Gadelha

    ResponderExcluir
  8. A dor da perda é um sinal de que o que vivemos foi bom o suficiente para se tornar inesquecível. O que fica é saudade, mas Deus sabe o que faz, meu amigo. 🙌

    ResponderExcluir
  9. Acompanhando o seu brilhante trabalho , parabéns , mais capítulo me deixou bastante emocionada , parece que estava acontecendo no exato momento da minha leitura , acompanhei todos os dias de UTI , inclusive estive lá com Ângela , que tamanha dor , que nunca esqueci , mais Deus com sua misericórdia , é quem dar esse conforto nos nossos corações , força , fé e esperança de dias melhores . Só Deus mesmo .🙏

    ResponderExcluir
  10. MEU AMIGO, CARLOS!
    Permita-me acrescentar, de coração, um detalhe triste porém valioso...a forma como vc tratou, nessa edição, situação tão desesperadora à qual passaram(vc e família) naquele fatídico dia 31/Julho... *SÓ MESMO MUITA FÉ EM DEUS*🙏🌟
    Graça Costa Lima

    ResponderExcluir
  11. Excelente abordagem 👏👏
    Eneide Mello

    ResponderExcluir
  12. Trabalho brilhante o seu seu! Quanta competência! Parabéns Carlos!
    Maria do Ceo Sarmento

    ResponderExcluir
  13. PARABÉNS.. fantástico.
    Beatriz Meira.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da narrativa. Lembrei-me do Reginaldo Tavares, meu amigo de adolescência. O Regialdo é a Jandira São padrinhos do meu sobrinho número três, que recebeu o nome de REGINALDO em sua homenagem.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns. Brilhante trabalho

    ResponderExcluir
  16. Histórias de vida! muitas, com a fé aceitando os desígnios de Deus e a certeza que ele está em uma dimensão de luz!.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns amigo Carlos. Por sua memória e pela fluidez da narrativa em nos trazer casos e estórias que marcaram sua vida.
    Kleber Toscano

    ResponderExcluir