Páginas

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Um Matuto Caminhante> Capítulo 18: Os livros (Versão Preliminar)

 

CAPÍTULO 18


OS LIVROS


Trabalhando e já próximo à minha aposentadoria na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde lecionei por 35 anos, nos cursos de Graduacão e Pós-Graduação (Mestrado) em Administração de Empresas, resolvi escrever artigos para revistas e jornais, como também  livros focados em Marketing, Turismo e Gestão de Negócios.

O primeiro deles foi denominado “Estudos de Casos no Treinamento de Executivos”, publicado pela Qualitymark Editora – Rio de Janeiro. ISBN 85-7303-040-2, no ano de 1975. Esse livro, já foi publicado em duas edições  e tem como objetivo fornecer subsídios para elaborar e utilizar esses casos no ensino para graduados e pós-graduados em Administração de Empresa e Treinamento de Executivos.

O fito em escrever esse livro era enriquecer e dinamizar o processo educacional nas salas de aula dos cursos em Administracão de Empresas, vez que até então, só se utilizava de aulas teóricas, desprezando por ausência da literatura nacional,  de descrições e situações vivenciadas no mundo dos negócios. Assim, busquei minimizar o hiato, existente entre a área acadêmica e a realidade no mundo empresarial e maior interação dos modelos téoricos discutidos durante as aulas e sua aplicação nas empresas, pois em ciência, a prática nada mais é do que a teoria aplicada.

Na minha vivência como professor e consultor de empresas enfrentei vários desafios, tanto em sala de aula, como nas empresas que prestei serviços. Esses desafios, na verdade, eram casos ou “cases” em que eu presisava resolver, mediante decisões gerenciais. Afinal, a informação é a essência para o processo decisório, pois o mesmo é cognitivo, isto é envolve conhecimento de todas as possiveis variáveis que agem sobre o problema.

Dediquei este livro para meus pais, Carlos e Leonor Trigueiro e minha tia, Amélia (Mamãe). Eles ensinaram-me, que ajudar as pessoas a fazer o melhor é o objetivo mais nobre que se pode almejar. Dediquei também para minha esposa Ângela e meus filhos Carlos Filho e a Raquel, que muito me estimularam a escreve-lo e nunca duvidaram do valor do trabalho aceitando compreensivamente, a minha ausência em tantas horas que  seriam dedicadas ao convívio familiar.

O livro foi um sucesso nos cursos de graduação e pós-graduação em várias Instituições de Ensino Superior (IES) no país,  ao ponto da editora me solicitar uma revisão e acrescentar novos capítulos para publicar a 2a. Edicão. E, foi o que fiz. Em 1999, a Qualitymark Editora do Rio de Janeiro – ISBN 85-7303-200-6, lançou no mercado a segunda edição, que logo se esgotou.

Também, abriu uma porta para que eu realizasse cursos e palestras em várias universidades e faculdades, como também incrementou meu trabalho como consultor de empresas.

Na contracapa desse livro tem os seguintes depoimentos:

“A cumplicidade do professor universitário com a empresa privada fez com que Carlos Meira Trigueiro adquirisse sensibilidade empresarial. Não basta atuar como consultor. O dia a dia das empresas tem que ser vivido, e isso se percebe na leitura do seu livro Estudos de casos no Treinamento de Executivos”. Roberto Cavalcanti Ribeiro. Presidente do Grupo Polyutil e do Sistema Correio de Comunicação.



Humberto Marques Filho (in memoriam)

“Com sua vasta experiência como docente e consultor, o Professor Carlos Meira Trigueiro coloca à disposição das comunidades acadêmicas e empresarial um rico instrumento de capacitação de executivos”. Professor Humberto Marques Filho. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. 

“O êxito e o sucesso de qualquer organização guardam estreita relação com os seus próprios exemplos e com a experiência de outras instituições no campo dos negócios. A obra Estudos de Casos no Treinamento de Executivos, do Professor Carlos Meira Trigueiro, orienta e estimula a participação e a reflexão de executivos e consultores na prática das atividades empresariais, utilizando uma metodologia inovadora, consentânea com o próximo milênio. Quem souber utilizar os conceitos e orientações contidas nesta obra, com certeza, obterá benefícios e resultados positivos”. Reginaldo Tavares de Albuquerque. Presidente da UNIMED Norte/Nordeste.

O segundo livro foi publicado também pela mesma editora, ou seja, a Qualitymark Editora do Rio de Janeiro. Sua publicação se deu em 2001. Um fato pitoresco deve ser registrado. No início a editora publicou o livro com uma tiragem de 3.000 volumes e, logo em seguida, lançou uma 1a. Reimpressão com uma tiragem de 5.000 exemplares.

A edição logo esgotou. Os cursos em Graduação de Turismo que estavam sendo criados, em universidades e faculdades no país, adotaram o livro como texto obrigatório nas disciplinas de planejamento e marketing. Fiz e ainda faço várias palestras sobre o tema do livro nas Faculdades e Universidades, onde tem o Curso de Turismo.

Ainda, no mesmo ano, a editora lançou a segunda edição do livro “Marketing & Turismo: como planejar e administrar o marketing turístico para uma localidade”.

 



Na contracapa deste livro tem os seguintes depoimentos:




Josep Chias

“Em todo o mundo, o marketing turístico necessita fazer acontecer. Este livro do Professor Carlos Meira Trigueiro está orientado para a ação. É prático e com base teórica. É sistemático em seus conceitos e executivo em seu método”. Josep Chias. Consultores de Marketing Systems S.L. O professor e consultor chias foi o responsável pelo planejamento do turismo nas cidades de Barcelona, Rio de Janeiro entre outras.

“O marketing é para o turismo como o ar é para a vida, ou seja: Fundamental. O Professor Carlos Meira Trigueiro traduz sua experiência em linguagem simples e eficiente, possibilitando a estudantes e profissionais o conhecimento indispensável nessa atividade, onde se procura tornar sonho em realidade”. Lafayete Pacheco. Presidente da Fundação CTI/Nordeste e, também Secretario de Turismo do Estado de Alagoas.

“Em seu segundo livro, o Professor Carlos Meira Trigueiro aplica seus conhecimentos de marketing ao turismo, setor onde vem atuando como executivo nos últimos dois anos e meio. Enriquece, assim, a escassa literatura em língua portuguesa sobre o assunto, tornando-se leitura obrigatória para profissionais e estudantes. Sua experiência de professor, consultor e executivo contribui para conferir à sua exposição um cunho didático e prático, tornando a leitura agradável e proveitosa. Oxalá a iniciativa do Professor Trigueiro anime outros profissionais do ramo a colocar no papel suas experiências, preenchendo as lacunas da nossa literatura técnica sobre o assunto tão atual e que desperta um crescente interesse, principalmente, entre os jovens”. Geraldo Medeiros. Presidente da Empresa Paraibana de Turismo – PBTUR. Foi Secretário de Planejamento e Finanças do Estado da Paraíba.

Dediquei este livro para o meu querido filho, Carlos Trigueiro Filho (Kakito), in memoriam.

O terceiro livro foi escrito em parceria com meu amigo Wills Leal. O título chama-se: “Gastronomia como Produto Turístico: Sabor Nordeste”, publicado pela Editora Ideia, com o apoio do CEFET/PB, Fundação Casa José Américo e Fundação CTI/NE. O livro foi lançado em 2006, em uma das reuniões da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste na cidade de Recife, Pernambuco.





Wills Leal (in memoriam) amigo e parceiro em várias publicações

O Prefácio



Roberto Pereira

 

            No prefácio do livro escrito pelo amigo Roberto Pereira, Secretário Executivo da CTI/NE, ele diz: “Aqui está enfeixado um trabalho de densa e intensa pesquisa, fruto da perspicácia dessas páginas escritas a duas mãos. Os dados e fatos levantados sob os auspícios de um convênio entre a Fundação de Turismo Integrado do Nordeste e o Ministério do Turismo, precisam ser difundidos. Daí a importância deste livro que passa a ser instrumento de leitura quase que obrigatória aos que lutam o bom combate do turismo, sejam os turismólogos, sejam os gestores públicos e privados, sejam os estudantes de turismo ou de cursos afins... A ideia-força, portanto, é difundir o trinômio (sol/mar/gastronomia) onde o produto Sabor Nordeste agrega valor para se constituir numa peça importante e fundamental a essa instigante oferta turística”. 

O meu livro “Marketing & Turismo: como planejar e administrar o marketing turístico para uma localidade” foi citado em dois outros livros, quais sejam: 

1) Marketing Turístico: Promovendo uma Atividade Sazonal, da Keila Cristina Nicolau Mota, publicado pela Editora Atlas S.A., em 2001. Na página 115 ela cita: “Segundo esse conceito, Trigueiro estabeleceu algumas estratégias para o turismo de uma localidade, como apresentadas no Quadro 3.2.: Estratégias alternativas do marketing turístico. Fonte: Quadro adaptado de Trigueiro, 1999, p. 39”.

2) O livro Fundamentos do Marketing Turístico dos autores Reinaldo Dias e Maurício Cassar, publicado pela Editora Pearson/Prentice Hall, 2005, lista o meu livro na bibliografia. “TRIGUEIRO, Carlos Meira. Marketing & Turismo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999”.

Essas citações publicadas em livros de editoras de renome me deixaram muito feliz.

Os livros foram lançados em diversas cidades do Brasil, destacando as cidades de João Pessoa, Recife, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Fortaleza, Maceió, Manaus e Aracaju. A mídia nessas cidades deu destaque ao lançamento.

O meu amigo de infância e colega de ginásio do Colégio Diocesano de Patos, Evandro Nóbrega, quando era diretor do Jornal O Norte e exercia o cargo de Editor Chefe da Redação, escreveu na sua coluna um artigo que descrevo a seguir. Fiquei muito emocionado.




Evandro Nóbrega - Amigo fraterno

“Evandro Nóbrega – Trigueiro e o Turismo”


 “O antigo Colégio Diocesano de Patos, depois Colégio Estadual – mas sempre liderado a ferro e fogo, em prol do conhecimento pelo saudoso monsenhor Manuel Vieira – continua a produzir seus ‘offpring’. Um de nossos colegas ali, em inícios dos anos 60, era o hoje professor universitário, economista e consultor de empresas em Planejamento e Marketing de Empresas, Dr. Carlos Meira Trigueiro, que neste dia 19 de agosto, também às 19h00, nos brindará com o seu segundo livro. O lançamento é promovido a convite do IESP – Instituto de Ensino Superior da Paraíba, intitulando-se o volume “Marketing Turístico: Como Planejar e Administrar o Marketing Turístico para uma localidade”. Foi publicado por uma excelente editora carioca, a Qualitymark.

Integrante dos quadros da PBTUR, Carlos Meira Trigueiro entende realmente do riscado. Nos dez capítulos do novel tratado, versa assuntos que se entendem da ‘importância do Planejamento Estratégico de Marketing para o Turismo’ até as estratégias de comunicação e de promoção da imagem institucional dos produtos e serviços turísticos’. Inclusive os anexos, só por serem anexos, não são menos relevantes para o leitor – listam os principais congressos e feiras, operadoras de turismo, e revistas e jornais especializados no tema.

(...)”.



Reitor Jackson Carneiro e Geraldo Medeiros



Familiares e convidados ao lançamento.



Reitor Jackson Carneiro (discursando) e familiares.



Jornal do Commércio de Pernambuco.



Jornal Correio da Paraíba



Jornal da Noite - Porto Alegre.



Diário de Pernambuco.



Jornal Correio da Paraíba.



Jornal Correio da Paraíba e Jornal O Norte



Folha de São Paulo.



Memorando da Qualitymark Editora



Correio Brasiliense.




O Povo.


Um fato triste, infelizmente aconteceu nessa noite do lançamento do livro “Marketing & Turismo”. Como já foi dito o livro foi lançado no IESP – Instituto de Ensino Superior da Paraíba, cujo diretor era o Professor Jackson Carneiro, que também foi meu Reitor da Universidade Federal da Paraíba.

Marconi Timóteo e sua esposa Niejda Palitot, colega de Ângela desde os tempos do primário até a Faculdade de Medicina, ambos nossos compadres, pois somos padrinhos de seu filho, Paulinho. Nunca deixaram de comparecer as nossas reuniões, como também nos frequentávamos e saíamos juntos para jantarmos etc. Pois bem, encerrado o evento do lançamento do livro, ficamos bebericando e desfrutando alguns tira-gostos, oferecidos pelo anfitrião. Eram 23hs00 quando as festividades terminaram e retornamos para nossas casas.

Aproximadamente as 00hs30min do novo dia, recebo um telefone do meu compadre Marconi, comunicando uma grande tragédia. O seu cunhado Anísio, casado com sua irmã Sandra, que residiam na casa dos seus pais, no bairro do Bessa, tinha acabado de ser assassinado de forma brutal, por assaltantes que invadiram a residência e torturaram todos com armas de fogo em punho. Prontamente, fomos direto para lá e registramos uma cena de pânico e terror que até hoje esta viva na minha memória! Quando me lembro do lançamento desse livro imediatamente vem à lembrança da trágica morte de Anísio.



Os Compadres - Niejda Palitot e Marconi Timóteo.

8 comentários: