Páginas

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Um Matuto Caminhante. Capítulo 22: Uma Pausa (Versão Preliminar)

 CAPÍTULO 22



 Raquel, Ângela e o Autor

UMA PAUSA ...

 

“Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida.

Quando vejo retrato, quando sinto cheiros, quando

escuto uma voz, quando me lembro do passado, eu

sinto saudades. Sinto saudades de amigos que nunca

mais vi, de pessoas com que não mais falei ou

cruzei. Sinto saudades dos que se foram e de quem

não me despedi direito. Daqueles que não tiveram

como me dizer adeus; sinto saudades das coisas que

vivi e das que deixei passar, sem curtir” (...)

 

Clarice Lispector

 

A gente pensa que as tragédias só acontecem com os outros. Ledo engano... Na verdade, todos nós estamos vulneráveis a tais acontecimentos. Sempre superava e vencia as pedras e precipícios que surgiam no meu caminho. Infelizmente o golpe foi grande! Devolvemos, Kakito, nosso filho, a Deus – nos restaram a fé e a esperança nos designíos divinos. Mas, quando o fato extrapola a capacidade de controle e abruptamente tira parte incomensurável e insubstituível de nossa vida, a gente se sente igual a Moises perdido no deserto. Nessa caminhada vivi dias longos e escuros, às vezes sem saber aonde ir. Foi aí que entrou em ação a permanente instituição “Sagrada Família”, sem ela, o caminhar seria muito mais difícil. Como disse alguém alhures: “A vida não é só um mar de rosas”. O tempo mudou de repente e levou meu barco para mares revoltos, cobertos por nuvens escuras. É preciso ter muita fé para compreender, aceitar e, sobretudo, administrar as provações. Ainda hoje, tento fazer as pazes com a dor da eterna saudade.

O poeta inglês William Blake disse certa vez, “se as portas da percepção fossem limpas, tudo aparecia ao homem tal como realmente é: infinito”. É uma grande verdade. As portas nem sempre são limpas no decorrer de nossas vidas. A cada janela ou porta aberta sempre temos uma surpresa.

Em um de seus dizeres Samuel Johnson falou - “enquanto jovem, é preciso cultivar os amigos, pois com a idade vai ficando difícil renovar o plantel”. Como viram nas entrelinhas deste livro, fiz muitos amigos e amigas.

Nestas linhas, busquei registrar um pouco de minha vivência, da minha história, da história da minha família e dos meus amigos e amigas.

Me despeço com uns versos de Roberto e Erasmo Carlos: 


 “Detalhes de uma vida, histórias que contei aqui.

 Sei tudo que o amor é capaz de me dar.

 Eu sei... Já sofri, mas não deixo de amar... 

Se chorei ou se sorri ... 

O importante é que emoções eu vivi” 


E, assim sigo um Matuto Caminhante.

 

20 comentários:

  1. Toda verdade você bem soube descriminar e transmite todo sentimento que sentimos!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse texto me deixou com grandes, e boas lembranças!
    Osvaldo Pessoa.

    ResponderExcluir
  3. bom dia, carlos.
    relembro os momentos tragicos lúgubres q atravessamos no hospital.
    machadianamente eu lhe digo a criança é o pai do homem. hoje vc altaneiramente supera o revés sofrido amparado, como bem disse, sob o manto da sagrada familia, o sorvo da reconciliação, acalmado con a alma cristã com a qual nos solidarizamos. Ao caminhante resta aceitar os designios q o todo poderoso nos faz alçar vôos pelo panorama infinito q nos limites de nossa finitude , sentir saudades daqueles instantes q seu filho proporcionou. Um caloroso abraço do seu colega e de seu amigo, como diria meu saudoso pai na dor e na saudade!
    Hugo Misael

    ResponderExcluir
  4. Estamos aguardando o lançamento da versão final impressa.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Carlos!
    Essa noite vou dormir melhor relembrando minhas viagens com seus relatos em mínimos detalhes!!!....
    Você merece nota MIL 👏👏👏
    Graça Costa Oima

    ResponderExcluir
  6. Amigo!....
    é como vc mesmo falou ...
    "foi aí q entrou em ação a permanente instituição ... "a Sagrada Familia" .....
    A união, compreensão, e o amor verdadeiro ....
    são bálsamos q amenizam e levam adiante a nossa vida!!!....🙏🌟

    ResponderExcluir
  7. Excelente, amigo Carlos
    Você retratou para nós, apesar dos momentos tristes e difíceis, não apenas passagens na visão de um caminhante mas sim, a história de uma vida bem vivida, bem aproveitada, compartilhada e vitoriosa.
    Me sinto feliz por poder testemunhar e usufruir dos seus escritos.
    Parabéns
    Kleber Toscano

    ResponderExcluir
  8. Muito bom!
    Carlos Trigueiro,
    Forte Abraço,
    Carlos Lins

    ResponderExcluir