Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Veneza - 2011

Os visitantes há séculos são seduzidos por Veneza, graças as suas belezas incomuns. Cercada por um incrível cenário de água e recortada por canais, Veneza encanta o mundo moderno.
Os principais pontos de referência de Veneza, com poucas ruas principais, cortam o labirinto, e o Rialto – coração do antigo centro comercial da cidade, junto com a Piazza San Marco – a praça mais famosa de Veneza, são as principais atrações turísticas. A cidade tem também uma infinidade de igrejas, palácios e museus maravilhosos que encantam os olhos dos visitantes.
Estima-se que existam três mil vielas em Veneza. Ao todo, elas se estendem por 192 km. Veneza tem cerca de 400 pontes e estão instaladas mais de 450 lojas de suvenires. Metade da mão-de-obra local está concentrada na atividade do turismo. 

Principais atrações de Veneza:
Distrito de San Marco: é o centro histórico e comercial de Veneza. Os principais pontos turísticos são: 1) Basílica di San Marco, fundada em 832 para guardar o corpo de São Marcos. A sua arquitetura é soberba e formidável. É um colírio para os olhos! Os destaques da Basílica são a Porta Central; os Mosaicos das Fachadas, o Cavalo de Bronze, a Cruz da Grade que serve a Nave do Altar; o Pavimento em Mosaico, o Pala d’Oro e os mosaicos Interiores. É linda! 


Museu Cívico Correr: é o mais sofisticado museu de Veneza e suas galerias abrigam coleções de obras-primas de pintura, espalhada por três pavimentos, dedicados, respectivamente, para mostras históricas. As salas principais mostram encantadores quadros e gravuras antigas da cidade. Em outras salas especiais estão expostos artigos sobre chapéus, estandartes, armaduras, globos, antigas armas e instrumentos de navegação fora de série. Muito bonito o museu.
Palazzo Ducale: é uma construção de beleza gótica fascinante. Foi a sede do doge. Lá funcionam diversas repartições governamentais de Veneza por quase um milênio. Os principais destaques são: a Ponte dei Sospiri, os Tetrarcas, a Porta della Carpa, a Scala dei Giganti, o Arco Foscari, a Sala dell’Anticollegio, a Sala Del Collegio, a Sala del Maggior Consiglo e o Depósito de Armas e Prisões.
Piazza San Marco e Campanile: são as principais atrações turísticas de Veneza, como disse Napoleão é a “Sala de Visita” da Europa. Lá se encontra vários cafés, a Casa da Moeda, o Procuratie e a Torre Dell’Orologio. O Campanile é um pequeno elevador que leva os visitantes até o alto do Campanário, onde se tem uma das mais belas vistas da cidade.

Santa Maria Formosa: é um local atraente para passeios agradáveis, repleto de energia local, ao lado de cafés e palácios exuberantes. Os destaques são as fachadas dos palácios, a placa que registra as bombas incendiárias de 1916, a Madona de Misericórdia e a Santa Barbara, Palma Il Vecchio.



Santo Stevan: é uma das igrejas venezianas mais famosas pelo seu estilo gótico. Os principais destaques são: estátuas da entrada, Bartolomeo Bom, o teto, o Túmulo de Doge Morosini, a Madona e a Criança com os Santos,Bonifaccio e o Monumento para Giovanni Faliler e Antonio Canona.
Ca’ d’Oro: Palácio A Ca’ d’Oro ou “Casa do Ouro tem este nome por causa da camada de ouro que revestia sua fachada, hoje coberta pelo verniz decorado descalçado pelo vento e pela chuva. A fachada continua sendo uma das obras mais perfeitas da arquitetura veneziano-bizantinos da cidade.
San Giovanni in Bragora: Foi a igreja batismal do compositor veneziano Antonio Vivaldi. Fundada no século VIII é uma das igrejas mais antigas de Veneza. Os destaques são: a Pia Batismal de Vivaldi, a Madona Bizantina, Ressurreição de Cristo, Alvise Vivarivi, a Cabeça do Salvador e a Madona com Menino.





Canal Grande: a mais bela “rua” do mundo oferece um cenário de como era a vida medieval veneziana, com uma vista espetacular dos mais belos palácios da cidade. O canal divide a cidade: três dos seis distritos da cidade, ou sestieri, ficam de um lado, e os outros três do lado do canal. Um passeio ao longo do canal é um prazer por si só. Fizemos este passeio. Foi muito bom!



Gôndolas: andar de gôndolas é encantador e romântico, porém caro, mas vale a pena! É um passeio que deixa muitas lembranças e saudades.
Bares e vinhos: os bares de vinhos em estilo antigo, ou bacari, são um modo da vida veneziana. Todas as tardes e ao anoitecer visitante e nativo freqüentam os inúmeros estabelecimentos para degustar petiscos a base de frutos do mar e cálices de vinhos de ótima qualidade.
Tratorias: Jantar numa das inúmeras tratorias localizadas em Veneza é uma atração a parte. Comidas de excelentes qualidades, principalmente a base de massas, vinhos de ótimas qualidades, garçons e garçonetes atenciosos e festivos tão um tom especial ao ambiente. Jantamos em duas tratorias: Paolin e o A Osteria Al Bacareto. Recomendamos! 
















Ficamos hospedados no Hotel Commercio e Pelegrino, localizado na Castelo, 4551/a a 100m da Praça San Marco.

P.S.: O blog hoje é em homenagem a George Trigueiro que faz aniversário hoje. Parabéns!

2 comentários: