Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Istambul – Turquia

Istambul a principal cidade da Turquia era a antiga Constantinopla, com quase dois mil anos de história. É uma cidade deslumbrante, tem alma, movimento e se reinventa ao longo dos anos. É também diferenciada, pois fica no limite entre o Oriente e a Europa.

Istambul começou como Bizâncio, assentamento grego estrategicamente posicionado no ponto onde o Estreito do Bósforo – que une o Mar Negro ao Mediterrâneo, possibilitando rotas comerciais entre a Ásia e a Europa – adentra o continente num braço de 6,5 km de águas calmas e profundas, conhecidas como Chifre de Ouro. O Passeio nesse braço de mar é maravilhoso!

Não obstante 95% da população da Turquia morar no lado asiático do país, Istambul é considerada européia e, segundo projeções, será a maior cidade da Europa em 2015. É a cidade mais povoada da Turquia e economicamente mais importante. Apesar de a maioria da população ser islâmica, Istambul continua sendo o centro espiritual da Igreja Ortodoxa Grega, com 200 mil seguidores.

Istambul é também uma moderna e importante cidade de negócios, onde pode encontrar modernos hotéis, butiques internacionais e, como não pode deixar de ser, também problemas de trânsito.
                          
As principais atrações turísticas de Istambul são:

Palácio Topkapi: O Topkapi foi o primeiro palácio dos Sultões Otomanos. Atualmente é um museu onde os turistas ficam deslumbrados com as suas riquezas.

Santa Sofia: A igreja de Santa Sofia foi reconstruída por Justiniano no século VI e foi o centro do Império Bizantino durante quase mil anos. É considerada uma obra de arte universal pela técnica que possui as dimensões da sua arquitetura e os seus mosaicos dourados. Funciona como um museu.

Mesquita Azul: Construída entre 1600 e 1616. Tem como característica seis minaretes. O seu nome provém da sua decoração, rica em azulejos. É um dos locais mais visitados por turistas.

Torre Gálata: Esta torre genovesa foi erguida em 1348 e tem 62 metros de altura. No cimo da torre há um restaurante e uma sala de festas donde se pode apreciar “O Corno de Ouro” e a parte antiga de Istambul. Jantamos lá. Realmente a vista é muito bonita.

Torre da Donzela: A primitiva torre na pequena ilha do Bósforo foi erguida no ano 1100 com um objetivo militar. Atualmente funciona um excelente restaurante e cafés. Almoçamos no restaurante.

Estreito do Bósforo: É obrigatório o visitante realizar um cruzeiro pelo Bósforo. Ao longo das suas margens pode-se observar uma maravilhosa mistura do passado e presente, modéstia e luxo. Hotéis modernos, pequenas aldeias de pescadores, palácios e fortalezas vão-se sucedendo uns atrás dos outros. O trajeto que fizemos foi saindo do porto Eminonü e indo de uma margem à outra, entre a Ásia e a Europa. No total, ida e volta demora cerca de seis horas.

Ilhas dos Príncipes: Encontram-se no Mar da Mármara a 20 km de Istambul. Estas nove ilhas serviam de refúgio aos príncipes Bizantinos. É um passeio agradável.

Grande Bazar: Existem neste bazar aproximadamente 4.000 lojas onde se vende de tudo, desde sapatos em segunda mão até jóias com diamantes. É impressionante o movimento de nativos e visitantes ao local. Para comprar é preciso pechinchar.

Bazar de Especiarias: O perfume das essências é de chamar a atenção. No local se pode cheirar e apreciar as especiarias com toda a tranqüilidade. Existem bons cafés e restaurantes, destacando-se o famoso café Mehmet Efend e o também famoso restaurante Pandeli.

Istiklal Caddesi: Aqui estão localizadas as butiques internacionais com marcas originais, como também lojas elegantes com roupas turcas e artigos de pele. Tapeçarias, peças de cobre e latão, artigos de couro, cerâmicas, jóias de ouro e prata, roupa e especiarias também podem ser adquiridas neste local. Tudo legítimo.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário