Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Florença (Firenze) - 2011

Capital da região de Toscana, Florença, está localizada em um vale, em ambos os lados do Rio Arno. Atraída pela sua notável herança histórica e patrimônio artístico e cultura, Florença é visitada anualmente por milhões de turistas de todas as partes do mundo.

Entre as cidades mais prósperas da Itália, Florença tem um dos “centros storico”  (centro histórico) mais bonitos do país. A espetacular arquitetura das suas edificações, com fachadas sóbrias e retilíneas, as ruas são estreitas e abarrotadas de gente, tráfico de carro é intenso e barulhento, mas tudo se torna bonito.

O coração da cidade velha está assentado na margem norte do Rio Arno, dominado pela Basílica di Santa Maria del Fiore (Basílica de Santa Maria da Flor), conhecida como Catedral ou Basílica (Duomo) de Florença, célebre por sua monumental cúpula do arquiteto renascentista Brunelleschi. Na parte sul, fica a Piazza della Signoria (Praça da Senhora), cuja construção principal é o Palazzo Vecchio (Palácio Velho), antiga sede do governo de Florença e que ainda hoje é utilizado pelo município florentino.

Saindo um pouco da praça, situa-se o Palácio Gli Uffizi, obra renascentista e sede do museu Galleria degli Uffizi, que abriga a mais importante coleção renascentista do mundo e considerada por muitos como a mais famosa galeria de arte. Na parte sul do rio, situa-se o robusto Palazzo Pitti, encomendado por Cosme Médici. O complexo abriga cinco museus, os quais têm como fundo os Jardins di Boboli, repletos de maravilhosas passagens entre árvores e arbustos – a topiaria – e de fontes.

Uma das principais atrações turísticas da cidade é a estátua de David, esculpida por Michelangelo, na Galleria dell’Academia. A UNESCO calcula que 30% das obras de arte mais importante domundo estejam em Florença.

Os restaurantes, bares e cafés estão sempre lotados, sem falar nas compras – um dos melhores eventos da Itália. Almoçamos e jantamos em dois restaurantes excelentes: La Campane na Via Pietra Piana e Boca Polde, próximo a estátua de David.































Ficamos hospedados no hotel Brunelleschi, Piazza S Elisabetta 3. Recomendamos o estabelecimento. Fica perto do Centro Histórico e é aconchegante! http://www.florenceby.com/brunelleschi/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário