Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Shanghai (Xangai)

Shanghai é uma cidade dinâmica e fica no litoral leste da China. Podemos compará-la a São Paulo. Cresce vertiginosamente tanto em população como no desenvolvimento industrial, transformando-a numa das cidades de crescimento mais rápido do mundo.

A cidade já foi o 3º maior centro financeiro do mundo e pode ser visto muitos prédios dessa era, na avenida à beira do rio Huangpu ou Bund, que é um dos principais pontos turísticos de Shanghai. Atualmente Shanghai é a nova vanguarda dos negócios e das tendências da moda e da ciência e da tecnologia. Tem uma vida noturna bastante agitada e um fluxo de turistas e empresários que deixa muitas outras metrópoles para trás.






 Suas principais atrações turísticas são: O Bund, Nanjing Lu, Pudong, Museu de Shanghai, Jardim Yu e Bazar, Rio Huangpu e o Templo do Buda de Jade.

Bund é o lugar referencial da cidade. O seu entorno compreende de um lado as margens do rio Huangpu e do outro edifícios que marcaram a grandiosa potência comercial ocidental, tais como bancos, escritórios, clubes e hotéis. Muitos desses prédios continuam lá, bem conservados e, uma caminhada no local é um roteiro turístico imperdível. Os pontos altos são a calçada à beira-rio, Hong Kong & Shanghai Bank, Peace Hotel e vistas de Pudong.

Nanjing Lu é a principal rua de compras de Shanghai. É considerado o “paraíso das compras”, onde estão instaladas enormes lojas de departamentos, como também pequenas lojas especializadas, teatros, bares, boates, etc., mas, sobretudo, a multidão de pessoas circulando na rua. É impressionante!



Pudong é um dos locais onde estão edificados os mais altos prédios do mundo (como já mencionei antes, na China tudo é grande), provavelmente com o terceiro maior guindaste do planeta. A Torre de TV Pérola Oriental, com 457m de altura, possibilita vistas maravilhosas da cidade. Na própria torre está instalado o Museu de História de Shanghai. O destaque do museu é Galeria de Jade, esculturas de jade, a típica pedra chinesa.

Jardim Yu e Bazar é o local onde se vende de tudo, desde souvenires para turistas a medicamentos tradicionais. As principais atrações são a Casa de Chá Huxingting, Templo do Deus da Cidade e Pedras Enormes. Vale à pena perambular pelas diversas lojas e, sobretudo, pechinchar os preços.

Rio Huangpu um passeio de barco pelo rio é um espetáculo fascinante e há muito para ver, desde a majestosa e antiga calçada do Bund até os prédios de Pudong. Outra atração no rio é a ponte Yangpu, construída em 1993 – é uma das pontes suspensa por cabos mais longa do mundo.

Templo do Buda de Jade é o mais famoso templo da cidade. Foi erguido em 1882 para abrigar duas estátuas de Buda feitas de jade, trazidas da Birmânia (atual Myanmar).






segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Xi’an - China

Capital da moderna Shaanxi, Xi’an foi capital do país por 4 mil anos, servindo a 11 dinastias.

Entre suas atrações turísticas destacam-se o Muro de Xi’an que continua intacto e muito bem conservado, forma um retângulo de 14 km de comprimento em volta do centro da cidade.


O Pagode do Pequeno Ganso uma das importantes relíquias da dinastia Tang. O pagode foi construído para guardar os sutras (textos sagrados budistas) trazidos da Índia pela Rota da Seda.



O Exército de Terracota descoberto em 1974 por agricultores que cavavam um poço. As fantásticas figuras de cerâmica de tamanho natural foram modeladas em argila amarela para guardar o túmulo de Qin, soberano despótico que unificou a China há mais de 2.200 anos. Os pontos altos para visitação do museu são a Trincheira 1 (é impressionante tem mais de seis mil guerreiros em formação de batalha) e o Arqueiro Ajoelhado (resguardado por uma armadura no tórax e ajoelhado em estado de alerta). O trabalho de escavação e restauração das figuras terracota continua até hoje.



O Museu de História de Shaanxi é uma das melhores atrações de Xi’an. É um museu moderno e espaçoso e abrigam mais de 370 mil relíquias que contam a história da civilização e da cultura do local.






sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Beijing (Pequim)

Beijing ou Pequim, a capital da República Popular da China, é uma das maiores cidades do mundo. A cidade é uma representação do país moderno e de todas as suas contradições, uma mistura de consumidores ricos, jovens que seguem a moda ocidental, mendigos e policiais com uniformes simples. È realmente uma diversidade social e cultural. O “mar” de bicicletas é impressionante e é ainda a melhor maneira de circular na cidade. Outro ponto que chama atenção é a enorme quantidade de restaurantes, onde se pode provar a gastronomia chinesa, de pratos condimentados a iguarias em pequenas porções de origem cantonesas, destacando-se o Pato de Pequim.

As principais atrações da cidade são: A Praça Tian’na Men onde se destacam o Mausoléu de Mao, Quien Men (museu de Beijing), Grande Hall do Povo, Museu Nacional da China e o Monumento aos Heróis do Povo; A Cidade Proibida; o Templo do Céu; o Palácio de Verão; os Túmulos Ming: Chang Ling; e evidentemente, a Grande Muralha da China.




A Muralha da China é um espetáculo a parte. Símbolo do isolamento histórico do país, a muralha serpenteia desertos, colinas e planícies por milhares de quilômetros. São notáveis os fortes restaurados no entorno da cidade. Tem uma vista panorâmica maravilhosa. Os muros têm, em média, oito metros de altura e sete metros de largura.

A Cidade Proibida localizada no centro de Beijing é oficialmente conhecida como Museu do Palácio. É, sem dúvida, o complexo arquitetônico mais grandioso da China, aliás, na China tudo é grande! O imenso palácio é um retrato da arquitetura imperial, onde abrigou 24 imperadores por quase 500 anos. Até a década de 20 o palácio era exclusivo da corte imperial e de seus dignitários. Foi aberto à visitação do público em 1949. As atrações principais do palácio são: Água Dourada, a Pista de Mármore e o Hall da Suprema Harmonia.



O Templo do Céu constitui um dos maiores templos da China. Está situado num parque grande e agradável e onde se pratica exercícios de seqüência de movimentos Tai Chi Chuan, principalmente, os mais velhos. É um espetáculo imperdível ao amanhecer do dia. Os pontos altos do templo são o Teto Abobadado e os Pilares do Poço do Dragão.

O Palácio de Verão servia a dinastia Qing como refugio imperial para o calor sufocante da Cidade Proibida. O palácio está associado a Imperatriz Viúva Cixi uma das mulheres mais poderosas da China. Suas principais atrações são o Barco de Mármore, a Colina da Longevidade, o Jardim da Virtude e da Harmonia e o Longo Corredor (vigas ao longo 728 metros de extensão de passarelas revestidas de pinturas panorâmicas.

Os Túmulos Ming: Chang Ling é o local de repouso de 13 dos 16 imperadores dessa dinastia. Chang Ling é o túmulo mais impressionante e o primeiro a ser construído. As atrações são o Hall do Favor Eminente, o Caminho dos Espíritos e os Tesouros Ding Ling.