Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Croácia: Zagreb


Capital da Croácia, Zagreb também é o centro da vida política, econômica e cultural do país. O cientista político Max Weber declarou, certa vez, que a qualidade de vida de uma cidade podia ser medida pelo número de suas instituições culturais. Zagreb é uma delas.

A cidade se divide em dois grandes setores: a parte antiga ou Cidade Alta, situada nas colinas, e a área moderna ou Cidade Baixa, na planície. A grande praça dedicada ao governador croata Jelacie é onde as cidades alta e baixa se encontram.

As principais atrações são:

Catedral de Santo Estevão: Dedicada à Assunção e aos santos Estevão e Ladislau, este é o monumento mais famoso da cidade. O interior tem três naves e uma abside poligonal. Lindos são os afrescos da escola giottesca do século 12 na sacristia. No porão da sacristia do bispo, o Tesouro da Catedral preserva uma rica coleção de objetos religiosos.

Palácio do Arcebispo: É um complexo de edificações estilo barroco que compõem o Palácio do Arcebispo. Dentro do complexo fica a capela românica de Santo Estevão Promártir. Este é o edifício mais antigo de Zagreb que mantém sua forma original.

Igreja de São Francisco: Segundo a lenda, esta igreja foi fundada após a volta de São Francisco do Oriente, mas na realidade ela é datada do século 16. É muito bonita.

Palácio do Ban: Edifício datado do século 17 e foi construído após a cidade tornar-se sede do ban (governador da Croácia) em 1621. Hoje ele abriga a Presidência da República.

Museu Histórico Croata: Este museu, instalado no palácio Vojkovic-Orsic, tem obras de arte e documentos coletados desde 1960.

Museu Nacional de Arte Naif: Aqui há mais de 1.500 obras de arte naif dos fundadores e seguidores da escola Hlebine.

Igreja de São Cirilo e São Método: Construída por cristãos ortodoxos na primeira metade do século 19, a igreja, projetada por Bartol Felbinger, tem uma bela iconóstase.

Igreja de São Marcos: Os azulejos coloridos do telhado desta bela igreja gótica formam os brasões de armas da Croácia, Dalmácia, eslavônia e Zagreb.

Edifício do Parlamento: Este edifício data de 1910, quando os escritórios da administração provincial foram ampliados. A independência da Croácia foi proclamada na janela central do edifício em 1918.

Galeria Mestrovic: O grande escultor croata Ivan Mestrovic morou neste edifício do século 18 de 1922 a 1941. Uns dez anos antes de sua morte, ele doou sua casa com todas as obras de arte ao estado.

Museu de História Natural: Composto de três coleções, o museu abriga a maioria das descobertas de Krapina, que provam a presença humana no país na era paleolítica.

Jardim botânico: O jardim, com uma área de 50 mil m², é um oásis de tranqüilidade em meio à agitação da cidade, sendo muito procurado para caminhada. Há cerca de 10.000 espécies de plantas, incluindo aproximadamente 1.800 plantas tropicais do mundo inteiro, com a Ásia fortemente representada.

Cemitério Mirogoj: Verdadeiro museu ao ar livre, o cemitério é muito visitado pelos locais, que vêm colocar flores e velas nos túmulos de grandes croatas do passado. É um dos mais belos cemitérios da Europa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário